Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB-GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo

Ramos do Cooperativismo

AGROPECUÁRIO - Composto por cooperativas que se destinam, precipuamente, a prover, por meio da mutualidade, a prestação de serviços relacionados às atividades agropecuária, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira, cujos cooperados detêm, a qualquer título, o(s) meio(s) de produção.
As cooperativas de alunos de escolas técnicas de produção rural passam a integrar o Ramo Agropecuário.
   
consumo
CONSUMO - Composto por cooperativas que se destinam, precipuamente, pormeio da mutualidade, à compra em comum de produtos e/ou serviçospara seus cooperados.As atividades de cooperativas agropecuárias, de transporte e de saúde relacionadas à venda de insumos aos associados não implicam mudança da classificação destas cooperativas para o Ramo Consumo.
   
credito
CRÉDITO - Composto por cooperativas quese destinam, precipuamente, aprover, por meio da mutualidade,a prestação de serviçosfinanceiros a seus cooperados,sendo-lhes assegurado o acessoaos instrumentos do mercadofinanceiro.
   
infraestrutura
INFRAESTRUTURA - Composto por cooperativas quese destinam, precipuamente, aprover, por meio da mutualidade, aprestação de serviços relacionados àinfraestrutura a seus cooperados.
   
Trapaçho, produção de bens e serviços
TRABALHO, PRODUÇÃO de BENS e SERVIÇOS - Composto por cooperativas que se destinam, precipuamente, a organizar, por meio da mutualidade, a prestação de serviços especializados a terceiros ou a produção em comum de bens. A classificação de qualquer cooperativa no Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços não implica automaticamente nem a aplicação, nem o afastamento da incidência da Lei nº 12.690/2012, que regulamenta a organização e o funcionamento das cooperativasde trabalho. A aplicação da lei deve ser analisada conforme oobjeto social e as operações da cooperativa.
   
agro
SAÚDE - Composto por cooperativas que se destinam, precipuamente, a prover ou adquirir, por meio da mutualidade, serviços dedicados à preservação, assistência e promoção da saúde humana, constituídas por profissionais da área da saúde ou usuários destes serviços.
Cooperativas compostas por outros profissionais, ainda que ligados à área de saúde, mas não enquadrados no CNAE 86, deverão ser classificadas no Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
   
transporte
TRANSPORTE - Composto por cooperativas que se destinam, precipuamente, a organizar, por meio da mutualidade, a prestação de serviços de transporte de cargas e/ou passageiros, cujos cooperados detêm, a qualquer título, a posse ou propriedade do(s) veículo(s).As cooperativas que se dediquem a transporte turístico, transfers, bugues, cujos cooperados sejam proprietários oupossuidores dos veículos e que eventualmente estejam enquadrados no Ramo Turismo e Lazer, devem ser reclassificadas para o RamoTransporte.

Clique aqui e acesse a cartilha com todas as informações sobre a REORGANIZAÇÃO DOS RAMOS DO COOPERATIVISMO - 2019

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: