Sistema Representativo do Cooperativismo
Aliança Cooperativa Internacional (ACI)
Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI Américas)
Organização das
Cooperativas Brasileiras (OCB)
Em cada unidade federativa do Brasil existe uma Organização Estadual – OCE, que congrega e representa todos os ramos do cooperativismo no seu respectivo Estado e presta serviços às cooperativas filiadas, conforme o interesse e as necessidades das mesmas, além de representar e defender seus interesses perante as autoridades constituídas e a sociedade. Para somar na defesa político-institucional, a OCB constituiu e tem o apoio da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP). A frente é formado por um grupo político, não ideológico, independente de sigla partidária, reunido para defender os interesses do cooperativismo em todos os seus 13 (treze) ramos. Seu objetivo é trabalhar de forma solidária e coordenada na defesa dos interesses do Sistema Cooperativista, promovendo e divulgando suas ações, representando-o no Congresso Nacional.
Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Goiás (OCB-GO)
Constituída em outubro de 1956, inicialmente, como a União das Cooperativas no Estado de Goiás, teve um papel decisivo na organização e no fortalecimento das cooperativas goianas. Surgiu primeiro como associação, com as siglas UCG, UCEG E OCG, até solidificar-se na representação sindical, política e econômica que é hoje a Casa do Cooperativismo Goiano. No final dos anos 80, o cooperativismo goiano já reunia cerca de 90 cooperativas associadas. Na época, os ramos de crédito e de trabalho médico tiveram um grande impulso.
Nos anos 90, começaram a ser ministrados cursos de formação de gestores cooperativistas, intensificando o incentivo à continuidade da gestão autônoma e democrática das cooperativas. Com o crescimento do movimento e suas demandas, a sede própria da OCB-GO, também, cresceu em tamanho e modernidade, passando em 2011 para o atual endereço, no Jardim Goiás, em Goiânia.
A OCB-GO congrega e defende os interesses políticos e socioeconômicos do cooperativismo no Estado, por meio da mobilização de ações e recursos que promovam o desenvolvimento das sociedades cooperativas e da prestação de serviços de suporte administrativo, técnico e logístico, de natureza sindical e organizacional. A OCB-GO busca ser um elo entre as cooperativas, sem visar para si interesses político-partidários ou econômicos.
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP)
Do mesmo modo, também, existe uma Unidade Estadual (EU) do SESCOOP em cada unidade federativa, que atua na formação profissional, promoção social e monitoramento das cooperativas em cada Estado.
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO)
Com o SESCOOP/GO, o cooperativismo goiano ganhou novo impulso, porque soma a representação política da OCB-GO, a formação de novos líderes e o incremento da qualificação profissional e promoção social dos cooperados, o que representa um incentivo a mais para a autogestão das cooperativas.
O SESCOOP/GO promove a capacitação técnica dos cooperativistas goianos. Pela aplicação dos recursos oriundos de contribuições sociais em projetos voltados ao aperfeiçoamento de trabalhadores e cooperados, torna profissionais e dirigentes mais qualificados em benefício da gestão cooperativista.