CONTRIBUIÇÃO DO COOPERATIVISMO PARA O CRESCIMENTO DAS CIDADES

Tornar os municípios goianos referência em desenvolvimento por meio de ações de cooperação, empreendedorismo, cidadania e negócios sustentáveis.

Buscando inovaçõespara o futuro

O Cooperativismo bem representado em busca de soluções e melhorias para um crescimento contínuo






DATA DO EVENTO

13 de março de 2019 (quarta-feira)
das 13h00 às 17h00

LOCAL

EDIFÍCIO GOIÁS COOPERATIVO
Avenida Deputado Jamel Cecílio, n°. 3.527, Jardim Goiás, Goiânia, CEP: 74.810-100

PÚBLICO ALVO

Governador do Estado, Prefeitos, Secretários municipais e dirigentes de cooperativas registradas na OCB-GO

SOBRE O PROJETO

Projeto de iniciativa do Sistema OCB-SESCOOP/GO, tem por objetivo principal, promover e estimular o desenvolvimento do cooperativismo ao Governo, aos prefeitos e aos secretários municipais e, também, ao público cooperativista, tendo como principal desafio, implantar um conjunto de ações para o desenvolvimento local, de maneira significativa, e que possa tornar os municípios goianos referência em desenvolvimento por meio de ações de cooperação, empreendedorismo, cidadania e negócios sustentáveis.

A Temática Central

Diante a crise econômica de que passa o País e a necessidade da retomada do desenvolvimento social, especialmente nos municípios que enfrentam capacidade de investimento comprometida e a disponibilidade decrescente de recursos, como cooperativistas, consideramos que o momento requer a união de esforços para viabilizar parcerias com propósito de podermos apresentar o cooperativismo como modelo de negócio diferenciado, capaz de propiciar o desenvolvimento econômico e social de uma região.

Neste propósito, Contribuição do Cooperativismo para o Crescimento das Cidades tem como principal desafio, implantar um conjunto de ações, por meio de parcerias, despertando os municípios e a sociedade para a promoção e fomento do cooperativismo, como fato gerador de emprego e renda local.

O público conhecerá os detalhes do caso bem-sucedido de São Roque de Minas, uma cidade mineira próxima à nascente do Rio São Francisco, que estava em decadência nos anos 90 e que teve seu destino transformado, com a criação de uma cooperativa de crédito. O presidente do Sicoob Saromcredi, João Carlos Leite, vai explicar como a fundação da cooperativa alavancou o desenvolvimento da produção agropecuária local e, com isso, do comércio e da prestação de serviços.

Também haverá participação de representantes das cooperativas Comigo, Coapil e Bordana, que têm papel importante no crescimento econômico e na inclusão social nas cidades de Rio Verde, Piracanjuba e Goiânia, respectivamente, além da presença da prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, para falar de como o município tem se beneficiado da parceria com o cooperativismo.


Confira a Programação

13h00

Credenciamento

13h30

Solenidade de Abertura

14h00

A representação, Defesa e Desenvolvimento do Cooperativismo Goiano

Joaquim Guilherme Barbosa - Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO

14h15

A Representatividade dos Municípios Goianos

Haroldo Naves - Presidente da FGM

14h30

Cooperativismo aliado ao poder público, na sustentabilidade do município
Nárcia Kelly - Atual Prefeita da cidade de Bela Vista de Goiás.

14h45

Cooperativismo como agente transformador do município
José Lourenço de Castro Filho - Presidente da Coapil

15h00

Cooperativismo como fator de inclusão e transformação social
Celma Grace de Oliveira - Presidente da Cooperativa Bordana.

15h15

Cooperativismo como força de desenvolvimento regional
Wêuller Ferreira de Freitas - Coordenador de Comunicação da Comigo

15:35

Cooperativismo e o renascimento de um município - Caso São Roque de Minas - João Carlos Leite - Presidente do Sicoob Saromcredi.

16h50

Encerramento

O Caso de Sucesso:

Saromcredi e São Roque de Minas

A palestra magna vai apresentar aos participantes as ações desenvolvidas na região da Serra da Canastra (MG), especificamente em São Roque de Minas, município Sede da Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas (SICOOB Saromcredi). Além de discutir a importância do Cooperativismo/Associativismo para o desenvolvimento humano e socioeconômico, serão apresentados: dados históricos, geográficos, econômicos, políticos, sociais e culturais da região da Serra da Canastra; história da implantação da Cooperativa de Crédito em São Roque de Minas; principais ações desenvolvidas pela Cooperativa de Crédito e Parceiros; como se encontra hoje a região da Serra da Canastra e evoluções e Perspectivas.

O Palestrante

João Carlos Leite - Fundador e atual presidente do SICOOB Saromcredi

João Carlos Leite é engenheiro agrônomo, produtor Rural e de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra (em Minas Gerais), fundador e atual presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas Ltda. – SICOOB Saromcredi.

É personagem principal e co-autor do livro “A cidade morria devagar”, em conjunto com o escritor André Carvalho, ganhador de importantes prêmios literários. A história da cooperativa e do seu fundador já foi tema de muitos trabalhos acadêmicos, como monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado em diversas Universidades, dentre elas a Federal de Viçosa e a Fundação Getúlio Vargas. Serviu de tema também para alguns livros, dentre eles "Um lugar chamado Canastra", produzido por diversos autores de São Roque de Minas, sob a responsabilidade da ONG Terra Brasilis.



A história ainda foi tema de muitos vídeos e reportagens. No Paraná o mais conhecido foi intitulado como “O exemplo tem nome”, que remonta o município de São Roque de Minas no início da década de 90, em fase de decadência, e as mudanças ocorridas em função da ação cooperativista. Como a cooperativa contribuiu para mudar o rumo da história deste município que acumulava números negativos. O vídeo foi produzido em 2006 pela Produtora PRF 3, de Curitiba-PR, passou a ser veiculado em diversos municípios do estado do Paraná como exemplo de superação e como a ação cooperativista pode mudar a história de uma comunidade.

No ano de 2011, João Carlos Leite chegou aos cinemas, sendo um dos personagens reais do documentário “O mineiro e o queijo”, um documentário político e poético do diretor Helvécio Ratton, que mostra a luta dos produtores de Queijo Minas Artesanal pela legalização deste produto, reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), como um bem público.

Joãozinho também é um dos personagens de reportagens do Globo Rural e da série “Cooperar é um bom negócio”, produzido e veiculado pelo Canal Futura, com objetivo de apresentar histórias reais de pessoas e empresas que se uniram para alcançar melhores resultados. Em relação ao último trabalho mencionado, o Canal Futura, em parceria com o SEBRAE Nacional, criou uma séria de programas, contendo 12 cases de sucesso voltados para o empreendedorismo, sendo um deles o SICOOB Saromcredi, com o nome “Cooperar é um bom negócio”. O programa foi ao ar por diversas vezes, veiculando em todo o Brasil a história da Cooperativa de Crédito que tem à sua frente a liderança de João Carlos Leite.

Joãozinho também já foi reconhecido por diversas vezes em premiações nacionais e internacionais, como: No ano de 2002, em que foi um dos homenageados no Centenário do Cooperativismo de Crédito no Brasil, em Nova Petrópolis (RS). Já em 2005 sendo um dos finalistas do Prêmio Empreendedor Social, organizado pelo Grupo Folha de São Paulo. Na ocasião foi um dos destaques do evento. No ano seguinte, em 2006, recebeu o prêmio Interamericanos para ele Desarrollo de la Microempresa, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Recebeu também o Prêmio Empreendedor Ozires Silva, que reconhece o trabalho de pessoas que se destacam pelo perfil e ações empreendedoras. Por último, no final do ano de 2015, recebeu a Medalha Mérito Empresarial, pela Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais. Por toda esta trajetória, João Carlos Leite já fez mais de 600 palestras pelo Brasil.

"Como cooperativistas, consideramos que o momento requer a união de esforços para viabilizar parcerias com propósito de podermos apresentar o cooperativismo como modelo de negócio diferenciado, capaz de propiciar o desenvolvimento econômico e social de uma região"


Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO

As inscrições são gratuitas e limitadas e serão feitas exclusivamente aqui, no período de 19/02 a 11/03.
Para se inscrever, clique no botão abaixo:

CLIQUE AQUI
top