Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Cursos & Eventos

Cursos & Eventos

Curso de Secretrias

curso-de-secretario-reforco-136121114.png


Programa de Formação de Secretárias Cooperativistas

O Programa tem por objetivo capacitar as profissionais que atuam como Secretárias de Cooperativas para os desafios de sua profissão, proporcionando uma atuação mais eficiente, visão ampla de todo ambiente de trabalho, postura, função e atividades diárias, contribuindo para o seu desenvolvimento.

As secretárias têm um papel importante nas cooperativas, geralmente o primeiro contato na cooperativa acontece através das secretarias, e esse contato é fundamental para a fidelização de clientes e cooperados. Exercem a função de assessoramento e apoio ao corpo diretivo, além de criar condições facilitadoras de uma gestão mais moderna, competente e comprometida, não só com a direção e gerência, mas com toda a sociedade. Por isso é fundamental a formação desses profissionais que propiciam parte do desenvolvimento e crescimento das cooperativas.

Esse projeto conta com o subsídio do SESCOOP/GO em maior parte do investimento para realização. Porém, para participar é necessário que a cooperativa, de origem do participante, esteja inscrita, ou se inscreva, no Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC e realize, no mínimo, o diagnóstico organizacional no início do curso e/ou participe de outro Programa Nacional (PAGC, GDA) que melhor atenda ao porte da cooperativa.

O curso será realizado na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO à Av. H com Rua 14 nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista.


PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO 

O Curso será realizado em aproximadamente 4 (quatro) meses, com início previsto para dia 15/08/2018.
A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos, portanto, podendo ser alterada em caso de necessidade. 
A agenda definitiva será apresentada, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.


METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO

 Disciplinas ministradas mensalmente, em 02 (dois) dias consecutivos, das 8h às 18h. 


INVESTIMENTO

O custo total do programa é de R$ 700,00 (setecentos reais) por participante, sendo que a cooperativa/participante pagará a quantia de R$ 400,00 (quatrocentos reais) à vista, no ato da assinatura do contrato, por ocasião o saldo devedor, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) será considerado quitado ao final do curso, desde que o aluno indicado obtenha o índice de frequência em cada disciplina, de no mínimo 75%.

Caso o indicado pela CONTRATANTE não tenha a frequência mínima, conforme estipulado, ou venha a abandonar o curso, a cooperativa será notificada pelo SESCOOP/GO, imediatamente depois de caracterizado o fato, quando então a cooperativa terá um prazo de 30 (trinta) dias para efetuar o pagamento do saldo devedor no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

A taxa da matricula paga no ato da inscrição não será devolvida e nem transferida para outro evento caso o participante falte ao curso ou não comunique a OCB/SESCOOP-GO com antecedência mínima de 48 horas. O aluno desistente não terá direito à apostila ou qualquer material distribuído no curso. Só poderão participar do curso as cooperativas registradas e adimplentes com o Sistema OCB-GO.
Não serão fornecidos transporte, hospedagem nem alimentação aos participantes, portanto, ao valor informado, a cooperativa/participante deverá fazer um levantamento e adicionar essas despesas, para cômputo final do investimento.


A QUEM SE DESTINA

Os profissionais que atuam como secretárias nas cooperativas goianas.


CONDIÇÕES E PRAZO PARA INSCRIÇÃO

São disponibilizadas 30 (trinta) vagas exclusivamente para as secretárias.



    INSCRIÇÕES ENCERRADAS    




GRADE DISCIPLINAR

QUADRO DE DISCIPLINAS

Disciplinas

Horas-aula

Noções Básicas de Cooperativismo

08

Atendimento ao Cliente

08

Etiqueta e Marketing Pessoal

16

Redação Empresarial

16

Administração do Tempo

08

Comunicação Assertiva

08

Carga horária total - 64 horas/aula


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

a) A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá assinar um contrato, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se pelo pagamento da inscrição, e se houver desistência no decorrer do curso ou não cumprimento de frequência em cada disciplina, o valor pago não será devolvido e ainda será cobrado o reembolso do valor subsidiado pelo SESCOOP/GO. Somente, com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a inscrição.

b) Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% em cada disciplina;

c) Não serão fornecidas hospedagem e alimentação aos participantes.


EMENTAS

NOÇÕES BÁSICAS DE COOPERATIVISMO

  • A importância da cooperação;
  • Sociedades Cooperativistas;
  • Princípios Cooperativistas; 
  • Importância e funcionamento dos conselhos; 
  • Valores Cooperativistas; 
  • Deveres e direitos do Cooperado.


ATENDIMENTO AO CLIENTE

  • Atendimento de Alto Padrão como diferencial competitivo; 
  • A arte de transformar clientes em fãs; 
  • As quatro chaves de sucesso; 
  • Propósito, a base para alcançar resultados; 
  • Boas Práticas de atendimento; 
  • Comunicação eficaz e persuasão – Gatilhos Mentais;
  • Assertividade; 
  • Sistemas Representacionais.


ETIQUETA E MARKETING PESSOAL 

  • Etiqueta empresarial: um novo conceito corporativo;
  • Percepção - Postura ética nos relacionamentos
  • O produto “eu”;
  • Importância da imagem pessoal, profissional e corporativa; 
  • Detalhes que fazem a diferença no visual; 
  • Elegância X extravagância no ambiente corporativo; 
  • Etiqueta corporativa para que serve? Utilize a seu favor; 
  • Como cuidar da sua imagem: dicas de maquiagem, cabelo, pele e barba; 
  • Maquiagem como um recurso para valorização do marketing pessoal; 
  • Entendendo o marketing pessoal;
  • Marketing pessoal e postura profissional;
  • Valores da organização alinhados aos valores pessoais; 
  • Valorização da imagem como diferencial do profissional;
  • Comunicação como canal interativo na composição do marketing pessoal;
  • Perfil atualizado;
  • Competências e requisitos básicos para atuar com qualidade.


REDAÇÃO EMPRESARIAL

  • O Processo da Comunicação Escrita;
  • Qualidades do Texto Informativo; 
  • Relatórios, Atas e Procuração; 
  • Carta Comercial, e-Mail e Requerimento; 
  • Apoio Gramatical Técnicas de PLN.


ADMINISTRAR O TEMPO

  • O planejamento como ferramenta básica da produtividade;
  • A organização como base para um desempenho de qualidade;
  • Rotinas diárias; 
  • Processos de trabalho;
  • Logística da mesa e ambiente de trabalho;
  • A administração do tempo como matéria-prima e termômetro de resultados;
  • Identificando prioridades;
  • Identificando e eliminando desperdiçadores de tempo;
  • Administração qualitativa da agenda de compromissos;
  • O follow-up como diferencial no assessoramento.


COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

  • Atitudes de alta performance; 
  • Postura e comportamento e etiqueta profissional; 
  • Ética profissional; 
  • Comunicação interna e assertiva;
  • Comunicação objetiva e eficaz; 
  • Detalhes complementares.



PDGC - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS - DETALHAMENTO DO PROGRAMA - 

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Gestão e Governança, além de cumprir a missão do SESCOOP, que é promover o desenvolvimento do setor cooperativo de forma integrada e sustentável, ligado também, à razão de existir da OCB, que é representar o sistema cooperativista nacional, respeitando sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas. Para participar, são necessários 3 passos: 


PASSO 1 - INSCRIÇÃO 

A inscrição no programa pode ser feita via internet ou nas Unidades Estaduais do SESCOOP. A inscrição on-line é feita por meio do portal PDGC. É necessário preencher um breve cadastro, que irá gerar login e senha, permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados. No e-mail de contato informado, será enviada a confirmação de sua participação no Programa. Após esta confirmação, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do Diagnóstico.

PASSO 2 – DIAGNÓSTICO 
Antes de iniciar sua busca pela melhoria da gestão, a cooperativa precisa atuar em conformidade com a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e dá outras providências. Também deve atender às demais regulações pertinentes ao seu ramo de atuação, tais como a LC 130 para cooperativas de crédito e a Lei 12.690, de 19 de julho de 2012, para cooperativas de trabalho, entre outras. Além disso, a cooperativa deve estar atenta ao seu ambiente interno de gestão e à prática dos princípios cooperativistas. O questionário de Diagnóstico do PDGC é ON-LINE, após a inscrição (Passo 1) e está dividido em dois blocos:

• Bloco Atendimento à Legislação: É composto por 22 questões com três opções de resposta: sim, não e não sabe informar. 
• Bloco Boas Práticas de Gestão: É composto por 10 questões com três opções de resposta: "Sim", "Não" e "Não sabe informar".

A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias, tanto no atendimento à legislação, quanto à forma de gestão. As cooperativas que concluírem o diagnóstico ao PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação legal e também sobre a forma de gestão na cooperativa.  Finalizado o questionário Diagnóstico, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento da Autoavaliação.

PASSO 3 - AUTOAVALIAÇÃO 
O questionário de Autoavaliação do PDGC é ON-LINE, posterior ao preenchimento do questionário Diagnóstico (Passo 2) e está dividido em dois blocos: 

• Bloco Governança: É composto por 11 questões de múltipla escolha. 
• Bloco Gestão da Cooperativa: É composto por 45 questões de múltipla escolha.      

* Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (62) 3240 8913/8914 –  Departamento de Monitoramento.


Desta maneira, ficamos na expectativa da sua participação e pedimos que realize a divulgação desse programa de desenvolvimento junto aos gestores, dirigentes e empregados da cooperativa. Ficamos no aguardo de sua ficha de inscrição e da confirmação da inscrição até o dia 10/07/2018. Repassamos mais detalhes sobre o Programa e permanecemos à disposição para quaisquer informações pelos telefones: (62) 3240 8909 / 8917 / 8926 / 8927 ou pelo e-mail formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: