Formação de Conselheiros - Cooperativas de Crédito

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
Antes de efetuar a inscrição pedimos que seja verificado com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição não garante a efetivação da matrícula, pois ainda será necessário passar pela análise dos critérios. Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO pelo endereço eletrônico: formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br.
Sobre o curso
- Apresentar as Melhores Práticas de Governança e os aspectos legais da função do Conselheiro de Administração e Fiscal e Diretoria;
- Discutir os temas fundamentais para a atuação do Conselheiro de Administração e Fiscal nas Cooperativas.
Período de Realização
25 à 28/04 e 02 à 05/05/2022.
Caso haja alteração, haverá comunicado com antecedência.
Carga Horária
24h
Horário
19 às 22hs
Forma de Realização
On-line.
O link do curso será enviado em torno de 3 dias antes da data do curso.
Vagas
30 participantes.
A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos.
Público
Membros efetivos ou suplentes de conselhos fiscal e administrativo ou ainda cooperados que pretendem exercer a função.
Inscrição
Deverá ser feita pela internet por meio do site Goiás Cooperativo. O prazo de inscrição encerra no dia 18/03/2022 ou no momento em que as vagas forem preenchidas.
Investimento
Gratuito
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- Conforme Termo de Parceria firmado entre a COOPERATIVA e o SESCOOP/GO, a ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas por parte do participante vinculado à cooperativa, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada beneficiário(a) nessa condição. O investimento por pessoa nesta formação é de R$ 3.235,00 (três mil duzentos e trinta e cinco reais) e poderá sofrer alteração mediante quantidade de participantes na turma.
- A cooperativa de origem do participante que tem Termo de Parceria celebrado com o SESCOOP/GO, atentar às cláusulas do documento;- Para a cooperativa de origem do participante que não tiver Termo de Parceria celebrado com o SESCOOP/GO, será elaborado um contrato.
Regularidade
A cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.
Frequência/Certificação
Para certificação exige-se 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no curso/programa.
Conteúdo Programático
Missão do Conselho de Administração e do Papel do Conselheiro – 8h
- Princípios, benefícios e melhores práticas de Governança Corporativa
- O Conselho de Administração no contexto do Sistema de Governança Corporativa
- Visão geral sobre as atribuições do conselho de administração
- O papel do conselho na liderança da organização
- O papel do presidente do conselho e o papel do diretor-presidente
- Regimento Interno do Conselho de Administração
- Comitês de apoio ao Conselho
- Relacionamento entre Conselho de Administração e Gestão
- A importância da Secretaria do Conselho Organização e estrutura das reuniões - agenda anual, definição de pautas, atas, planejamento e execução de atividades;
- Práticas correntes nas Cooperativas brasileiras
Temas Técnicos – 8h
Estratégia
- O papel do conselho na discussão, aprovação e monitoramento da estratégia empresarial
- Ferramentas de acompanhamento da estratégia
- Compreensão do modelo de negócios
Gestão de Riscos
- O papel do conselho na identificação de riscos, definição de exposição e supervisão
- Ferramentas de monitoramento de riscos
- Papel dos órgãos de controle
- Como monitorar e o que monitorar
- Melhores práticas de Compliance
Decisões Financeiras Estratégicas
- Discussão das decisões relativas à função financeira
- Orçamento e avaliação de desempenho
- Situações típicas de aprovação pelo conselho
Conselho na Prática – 8h
Processo de Tomada de Decisão no Conselho de Administração
Discussão de casos práticos
Comunicação
Perfis de Comportamento
Instituição
IBGC INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
IBGC - Organização não-governamental sem fins lucrativos fundado em 1995 e dedicado exclusivamente ao desenvolvimento e disseminação da Governança Corporativa no Brasil
TODAS AS VAGAS PREENCHIDAS