Dia C

Sobre o DIA C GOIS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB/GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Cursos & Eventos

Cursos & Eventos

Formao de Conselheiros - Cooperativas de Crdito

selo-cursos-cc2-2146105.png


**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
Antes de efetuar a inscrição pedimos que seja verificado com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição não garante a efetivação da matrícula, pois ainda será necessário passar pela análise dos critérios. Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO pelo endereço eletrônico:  formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br.


Sobre o curso

  • Apresentar as Melhores Práticas de Governança e os aspectos legais da função do Conselheiro de Administração e Fiscal e Diretoria;
  • Discutir os temas fundamentais para a atuação do Conselheiro de Administração e Fiscal nas Cooperativas. 


Período de Realização
25 à 28/04 e 02 à 05/05/2022.
Caso haja alteração, haverá comunicado com antecedência.


Carga Horária
24h


Horário
19 às 22hs

Forma de Realização
On-line.
O link do curso será enviado em torno de 3 dias antes da data do curso.


Vagas
30 participantes.
A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos.


Público

Membros efetivos ou suplentes de conselhos fiscal e administrativo ou ainda cooperados que pretendem exercer a função.

Inscrição
Deverá ser feita pela internet por meio do site Goiás Cooperativo. O prazo de inscrição encerra no dia 18/03/2022 ou no momento em que as vagas forem preenchidas.


Investimento
Gratuito

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**

  • Conforme Termo de Parceria firmado entre a COOPERATIVA e o SESCOOP/GO, a ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas por parte do participante vinculado à cooperativa, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada beneficiário(a) nessa condição. O investimento por pessoa nesta formação é de R$ 3.235,00 (três mil duzentos e trinta e cinco reais) e poderá sofrer alteração mediante quantidade de participantes na turma.
  • A cooperativa de origem do participante que tem Termo de Parceria celebrado com o SESCOOP/GO, atentar às cláusulas do documento;- Para a cooperativa de origem do participante que não tiver Termo de Parceria celebrado com o SESCOOP/GO, será elaborado um contrato.


Regularidade
A cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.


Frequência/Certificação
Para certificação exige-se 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no curso/programa.


Conteúdo Programático


Missão do Conselho de Administração e do Papel do Conselheiro – 8h

  • Princípios, benefícios e melhores práticas de Governança Corporativa
  • O Conselho de Administração no contexto do Sistema de Governança Corporativa
  • Visão geral sobre as atribuições do conselho de administração 
  • O papel do conselho na liderança da organização
  • O papel do presidente do conselho e o papel do diretor-presidente
  • Regimento Interno do Conselho de Administração
  • Comitês de apoio ao Conselho
  • Relacionamento entre Conselho de Administração e Gestão
  • A importância da Secretaria do Conselho Organização e estrutura das reuniões - agenda anual, definição de pautas, atas, planejamento e execução de atividades;
  • Práticas correntes nas Cooperativas brasileiras


Temas Técnicos – 8h
Estratégia

  • O papel do conselho na discussão, aprovação e monitoramento da estratégia empresarial
  • Ferramentas de acompanhamento da estratégia
  • Compreensão do modelo de negócios 


Gestão de Riscos

  • O papel do conselho na identificação de riscos, definição de exposição e supervisão
  • Ferramentas de monitoramento de riscos
  • Papel dos órgãos de controle
  • Como monitorar e o que monitorar
  • Melhores práticas de Compliance


Decisões Financeiras Estratégicas

  • Discussão das decisões relativas à função financeira
  • Orçamento e avaliação de desempenho
  • Situações típicas de aprovação pelo conselho


Conselho na Prática – 8h
Processo de Tomada de Decisão no Conselho de Administração
Discussão de casos práticos
Comunicação
Perfis de Comportamento


Instituição
IBGC INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
IBGC - Organização não-governamental sem fins lucrativos fundado em 1995 e dedicado exclusivamente ao desenvolvimento e disseminação da Governança Corporativa no Brasil

 

TODAS AS VAGAS PREENCHIDAS

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: