Dia C

Sobre o DIA C GOIS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB/GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Cursos & Eventos

Cursos & Eventos

FORMACOOP 2020

formacoop-26101910.png


O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas - FORMACOOP que foi desenvolvido para atender a demanda das cooperativas de Goiás para capacitação do público cooperativista, nos diversos ramos de cooperativas, nas áreas de: Recursos Humanos, Gestão de Cooperativas, Finanças e Educação Cooperativista.

O Programa tem por objetivo aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação, desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, empregados e público externo. Nesse contexto atual buscaremos aplicações práticas que influenciem positivamente na gestão e no desenvolvimento da cooperativa.

O programa será realizado totalmente online, dessa maneira teremos maior conforto e comodidade para todos, pois não haverá necessidade de deslocamentos e hospedagens.        

Abaixo seguem maiores informações do programa cujo prazo de inscrições se encerram no dia 24/09/2020 ou no momento em que as vagas forem preenchidas:


1. Local e Previsão de Início:
O Programa será oferecido por meio de plataforma a ser definida e tem previsão de início na segunda quinzena de Outubro/2020.

2. Carga horária total:
24 (vinte e quatro) horas/aula, sendo:

a.
06 (seis) módulos de 04 horas/aula cada, no formato de aulas síncronas, com a interação do instrutor com os alunos.

3. Metodologia:
Disciplinas ministradas semanalmente, toda a quinta-feira, das 8hrs às 12:00 hrs.

4. Público Alvo:
Dirigentes, Conselheiros Administrativos e Fiscais, Gerentes, Encarregados de Setor e potenciais líderes das Cooperativas do Estado de Goiás. 

5. Investimento:
Para a participação no programa será cobrado um valor de R$ 50,00 por participante.

6. Matriz Curricular e Programação:
Segue abaixo as informações.

7. Regularidade:
Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB-GO e ao SESCOOP/GO (arrecadação)

8. Frequência:
Para certificação exige-se 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no programa. 

9. Disponibilidade de Vagas:
40 (quarenta) vagas.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO





EMENTAS


EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA
A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado;
A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas;
A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder;
O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social;
Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações);
O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social;
Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social;
Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras;
A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação;
A essência da doutrina e da filosofia cooperativista;
O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa;
Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).


INTRODUÇÃO À GOVERNANÇA CORPORATIVA
O que é governança corporativa e por que a importância atual do tema.
Principais modelos de governança corporativa.
O ambiente brasileiro da governança corporativa.
Diferenças entre proprietários e gestores: os problemas de agência.
Princípios e melhores práticas de governança corporativa.
As questões de governança em organizações sem fins lucrativos e de autogestão.
Assembleias e conselhos: reduzindo o custo da decisão coletiva.
Natureza e questões centrais da governança das cooperativas.
Impacto da legislação sobre a governança das cooperativas.
A importância das assembleias e conselhos na governança.
Relações entre conselho e o executivo principal.
Construindo princípios de boa governança para as cooperativas no Brasil.
A situação da Governança Cooperativa no Brasil.
Diretrizes de governança para cooperativas: as propostas do Banco Central para o sistema de crédito e utilização para de mais sistemas.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento e Gestão Estratégica.
Estrutura Geral de Planejamento Estratégico: Visão, Missão, Negócio, Filosofia e Políticas Empresariais, Objetivos, Metas, Orçamento.
Análise do Ambiente Interno e do Ambiente Externo.
Modelo das Cinco Forças de Porter.
Vantagens Competitivas.
Estratégias Competitivas.
Visão Estratégica do Negócio.
Estudo de Caso: Planejamento Empresarial de Cooperativa.


GESTÃO FINANCEIRA
Contabilidade e Administração Financeira em Cooperativas.
Estrutura e análise das demonstrações contábeis.
Administração do Capital de Giro.
Análise de Investimentos.


TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Os sete princípios p/ conduzir negociações bem sucedidas;
Estratégicas e táticas: posso fazer - devo evitar;
O raciocínio estratégico eresultado do negócio;
O perfil ideal do negociador área cooperativista;
Motivação como fator de resultado em negociação;
Objeções - concessões – fechamento;
Atitudes de um profissional de Alta performance;
Passos de uma negociação;
Fatores motivadores de negócio; trabalhar objeções e Argumentação;
Tipos psicológicos de clientes;
Fechamento de negócios;
Pós-vendas;
Detalhes complementares.


O FATOR HUMANO COMO CHAVE PARA A COMPETITIVIDADE
Importância do tema no contexto atual de mercado;
Desempenho;
Valores, Competências e Desempenho;
Valores da Organização;
Gestão de RH;
Gestão do Conhecimento;
O capital intelectual nas organizações;
Participação e Comprometimento;
As competências dos indivíduos para o crescimento da organização;
Competências essenciais para a função;
Os desafios profissionais;
A arte de selecionar talentos e Como reter talentos;
A grande Lição.

OBS: os conteúdos programáticos serão ajustados a carga horária programada.


ATENÇÃO PARTICIPANTE!

Antes de efetuar a inscrição pedimos que seja verificado com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição não garante a efetivação da matrícula, pois ainda será necessário passar pela análise de perfil. 


          VAGAS PREENCHIDAS         

 

Para mais informações, entre em contato com Ana Paula Naves (ana.naves@sescoopgo.coop.br) e Karla Melo (karla.melo@sescoopgo.coop.br).

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: