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MBA em Gesto de Pessoas

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LOCAL

O curso será realizado na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO, em Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista. 


PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO

O curso será realizado em, aproximadamente, 18 (dezoito) meses, com início previsto para Setembro/2018. 
A formação de turma está sujeita ao número mínimo de alunos qualificados na inscrição, portanto, podendo ser alterada em caso de necessidade. 
A agenda definitiva será apresentada, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias. 


METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO

Realização de módulos mensais, de 03 (três) dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), com carga horária de 20 horas (24 horas/aula, de 50 minutos) cada um. 
As aulas ocorrerão às sextas e sábados das 8h00m às 17:30h e aos domingos das 8h00m às 12h00m. 


INVESTIMENTO 

O investimento total, para cada cooperativa, por aluno, será de aproximadamente R$ 3.510,00 (três mil e quinhentos e dez reais), divididos em 01 (uma) matrícula, devendo ser pago no ato de assinatura do contrato e 11 (onze) parcelas de R$ 292,50 (duzentos e noventa e dois reais e cinquenta centavos) *.O custo total do programa é de aproximadamente R$ 11.700,00 (onze mil e setecentos reais) por participante, o saldo devedor, no valor de aproximadamente R$ 8.190,00 (oito mil e cento e noventa reais) será considerado quitado ao final do curso, desde que o aluno indicado obtenha o índice de frequência em cada disciplina, de no mínimo 75% e aproveitamento de no mínimo 70%. O pagamento das parcelas será efetuado ao SESCOOP/GO através de emissão de boletos bancários: 
* Será emitido recibo para reembolso do valor pago por aluno.
Caso não haja número mínimo de inscritos, o valor será diluído entre os participantes mínimos interessados em participar do curso aumentando o valor individual.
Não serão fornecidos transporte, hospedagem nem alimentação aos participantes, portanto, ao valor informado, a cooperativa/aluno deverá fazer um levantamento e adicionar essas despesas, para cômputo final do investimento. 


CONDIÇÕES E PRAZO PARA INSCRIÇÃO

É exigido que o aluno possua graduação completa (comprovada através de diploma registrado) de curso superior em qualquer área reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC. A ficha de inscrição para o MBA e a confirmação do cadastro no PDGC, deverão ser encaminhadas ao SESCOOP/GO até o dia 17/08/2018. São ofertadas 40 (quarenta) vagas para o Curso de MBA em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados, as quais serão preenchidas por candidatos aprovados e classificados, obedecida a ordem de classificação:
Cooperativas registradas e em situação de regularidade com o Sistema OCB/SESCOOP-GO; 
Cooperativas inscritas no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e com 1º diagnóstico feito (*); 
Ser empregado da cooperativa (**); 
Já ter participado de cursos do SESCOOP/GO; 
Curricular e Avaliação Geral. 

* Pode se cadastrar no PDGC, por meio do PORTAL DO PDGC. Realizar o primeiro diagnóstico, antes da efetivação da matrícula (somente aquelas que ainda não o fizeram em 2017). Posteriormente, para que o aluno receba o certificado de conclusão do curso, a cooperativa precisará realizar o segundo diagnóstico, para fechamento do ciclo e obtenção de certificado. ** Maior tempo de serviço na cooperativa (mínimo 1 ano).


DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRÍCULA
Ficha de Inscrição preenchida e assinada, em via original, conforme modelo abaixo (CLIQUE E ABRA A FICHA EM .PDF)
Cópia, frente e verso, do diploma (*) de curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC. Será aceita, também, cópia autenticada da declaração de conclusão de curso. 
Cópia do RG e CPF;
Curriculum vitae atualizado;
01 (uma) foto recente tamanho ¾; 
Comprovante de vínculo com a cooperativa (se cooperados ficha de associação; se funcionário – cópia da CTPS).

* Os diplomas dos Cursos de Graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira, devidamente revalidados por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Quadro de Disciplinas 
Disciplinas H/A
 MOD. 1. Mudanças, Indicadores, Cultura e Clima Organizacional 24
 MOD. 2. Aspectos Legais nas Rotinas de Departamento Pessoal 24
 MOD. 3. Coaching, Mentoring e Counseling 24
 MOD. 4. Liderança Estratégica com Ferramentas de Coaching 24
 MOD. 5.  Prática Trabalhista Preventiva 24
 MOD. 6. Mapeamento, Atração e Seleção de Pessoas por Competências 24
 MOD. 7. Aprendizagem, Treinamento e Educação corporativa 24
 MOD. 8. Arquitetura e Implementação dos Sistemas de Remuneração 24
 MOD. 9. Gestão de Desempenho: Elaboração de Indicadores e Acompanhamento 24
 MOD. 10. Ambiente Econômico e Financeiro nas Organizações 24
 MOD. 11. Mapeamento e Gestão de Projetos 24
 MOD. 12. Comunicação Estratégica, Storytelling e Gestão de Conflitos 24
 MOD. 13. Modelos Mentais e Metaprogramas 24
 MOD. 14. Planejamento Estratégico e BSC 24
 MOD 15. Competências e Prática do Consultor Organizacional 24
 MOD. 16. Constelação Sistêmica Organizacional 24
 MOD. 17. Gestão do Conhecimento Corporativo 24
 MOD. 18. Jogos de Negócio e Gamification 24
 Carga horária total do curso: 20 horas (24 horas/aula, de 50 minutos) cada disciplina.  Aproximadamente 432 horas sendo a h/a de 50 minutos. O conteúdo programático, a carga horária e ordem das disciplinas poderão sofrer alterações.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

A cooperativa, depois do aluno inscrito, deverá assinar um contrato de prestação de serviços educacionais, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se pelo ressarcimento do valor integral do curso, do(s) aluno(s) matriculado(s), quando houver desistência e reprovação, no decorrer do curso. Somente, com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a matrícula. 
A frequência mínima exigida, em cada módulo, será de 75%; 
Será feita avaliação por módulo, onde será exigido aproveitamento mínimo de 70%; 
Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% em cada módulo e frequência mínima de 75% em cada módulo; 
Não serão fornecidos transporte, hospedagem nem alimentação aos participantes, portanto, ao valor informado, a cooperativa/aluno deverá adicionar essas despesas, para cômputo final do investimento. 

   MBA SUSPENSO   



PDGC - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS

DETALHAMENTO DO PROGRAMA


O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Gestão e Governança, além de cumprir a missão do SESCOOP, que é promover o desenvolvimento do setor cooperativo de forma integrada e sustentável, ligado também, à razão de existir da OCB, que é representar o sistema cooperativista nacional, respeitando sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas. Para participar, são necessários 3 passos: 


PASSO 1 - INSCRIÇÃO

A inscrição no programa pode ser feita via internet ou nas Unidades Estaduais do SESCOOP. A inscrição on-line é feita por meio do Portal. É necessário preencher um breve cadastro, que irá gerar login e senha, permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados. No e-mail de contato informado, será enviada a confirmação de sua participação no Programa. Após esta confirmação, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do Diagnóstico. 


PASSO 2 – DIAGNÓSTICO 

Antes de iniciar sua busca pela melhoria da gestão, a cooperativa precisa atuar em conformidade com a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e dá outras providências. Também deve atender às demais regulações pertinentes ao seu ramo de atuação, tais como a LC 130 para cooperativas de crédito e a Lei 12.690, de 19 de julho de 2012, para cooperativas de trabalho, entre outras. Além disso, a cooperativa deve estar atenta ao seu ambiente interno de gestão e à prática dos princípios cooperativistas. O questionário de Diagnóstico do PDGC é ON-LINE, após a inscrição (Passo 1) e está dividido em dois blocos:

• Bloco Atendimento à Legislação: É composto por 22 questões com três opções de resposta: sim, não e não sabe informar. 
• Bloco Boas Práticas de Gestão: É composto por 10 questões com três opções de resposta: "Sim", "Não" e "Não sabe informar". A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias, tanto no atendimento à legislação, quanto à forma de gestão. 
As cooperativas que concluírem o diagnóstico ao PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação legal e também sobre a forma de gestão na cooperativa.  Finalizado o questionário Diagnóstico, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento da Autoavaliação. 


PASSO 3 - AUTOAVALIAÇÃO

O questionário de Autoavaliação do PDGC é ON-LINE, posterior ao preenchimento do questionário Diagnóstico (Passo 2) e está dividido em dois blocos: 
• Bloco Governança: É composto por 11 questões de múltipla escolha. 
• Bloco Gestão da Cooperativa: É composto por 45 questões de múltipla escolha.      

* Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (62) 3240 8913/8914/8933 – Departamento de Monitoramento.
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