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MBA em Gestão Empresarial - Cooperativas de Crédito

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Amigo(a) cooperativista, devido à pandemia de coronavírus e todos os esforços empreendidos para evitar o aumento de casos de COVID-19 no Estado de Goiás, o SESCOOP/GO optou por primeiramente suspender todos os seus eventos centralizados, mas com o prolongamento da crise sanitária, vários deles foram convertidos para o formato EaD. Outros eventos e programas, porém, tiveram que ser cancelados e, infelizmente, é o caso deste. De toda forma, sabemos do seu interesse por essa iniciativa e estamos engajados para oferecê-la o mais breve possível, prezando por sua saúde e pela de nossa comunidade.

 

O SESCOOP/GO apresenta MBA em Gestão Empresarial - Cooperativas de Crédito, desenvolvido para atendimento as demandas do sistema cooperativo goiano na área de Gestão de Cooperativas, considerando a importância do tema e a necessidade constante de profissionais cada vez mais preparados para atuar e acompanhar o mercado globalizado, dinâmico, competitivo.

O principal diferencial de um programa de treinamento especializado in-company é sua capacidade de se utilizar das experiências da organização atendida, maximizando assim as potencialidades dos participantes. Esta formação alia a experiência de professores de alto nível, sendo especialistas/mestres/doutores nas áreas de sua especialização, com forte vivência profissional, tendo atuado como consultores ou em cargos de gerência e direção.

O Programa desenvolvido tem como principal mote aumentar, via da formação do público cooperativista, a competitividade das cooperativas goianas na área de gestão e apresentar as modernas técnicas e melhores práticas, sendo voltado especificamente a dirigentes, empregados e conselheiros de cooperativas de crédito que exerçam funções de nível tático e/ou estratégico.


LOCAL

O programa será realizado na sede do SESCOOP/GO, à Av. H com Rua 14, nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista.


PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO

  • O programa será realizado em 18 (dezenove) meses consecutivos, com início previsto para abril/2020;
  • A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos. 
  • Caso haja alterações na agenda, haverá comunicado com antecedência.



A QUEM SE DESTINA


Voltado especificamente para dirigentes, empregados e conselheiros de cooperativas de crédito que exerçam funções de nível tático e/ou estratégico. Serão disponibilizadas 40 vagas.


METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO

Disciplinas ministradas mensalmente, em 3 (três) dias consecutivos, sempre às sextas-feiras (8:30h às 18h), sábados (8:30h às 18h) e domingos (8:30h às 12:45h). Às sextas-feiras e sábados haverá pausas de 1 (uma) hora para almoço e de 15 (quinze) minutos para lanche no período vespertino. Aos domingos, haverá uma pausa de 15 (quinze) minutos para lanche. Todas as disciplinas contêm avaliações a serem aplicadas no encontro seguinte e haverá ainda a necessidade de apresentação e aprovação de trabalho de conclusão de curso.


INVESTIMENTO

Para o MBA em Gestão Empresarial - Cooperativas de Crédito, o SESCOOP/GO custeará parte do investimento por participante. Esse custeio será de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais) por participante, cabendo à cooperativa o desembolso de R$ 10.792,05 (dez mil setecentos e noventa e dois reais e cinco centavos) também por participante a título de coparticipação. Ressalta-se que o pagamento poderá ser fracionado em 17 (dezessete) parcelas de R$ 635,00 (seiscentos e trinta e cinco reais), cada, sendo uma entrada, paga no ato da assinatura do contrato e outras 16 (dezesseis) parcelas consecutivas, a serem pagas via boletos, emitidos pelo SESCOOP/GO e com vencimento programado para todo dia 10 dos meses seguintes ao do pagamento da entrada. Destaca-se que a assinatura do contrato, assim como os pagamentos devem ser realizados exclusivamente pela cooperativa, não sendo possível direcionar essas obrigações ao participante ou a qualquer terceiro. Caso o participante não obtenha o índice de frequência exigido no Programa, de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) por disciplina/módulo, assim como em caso de desistência, reprovação, abandono ou situação análoga, a cooperativa deverá restituir integralmente o valor da bolsa custeada pelo SESCOOP/GO, somado ao valor das parcelas da coparticipação ainda não pagas. Destaca-se, por fim, que o montante a ser restituído será atualizado monetariamente, conforme variação do INPC, divulgado pelo IBGE.



CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO 

São disponibilizadas 40 (quarenta) vagas para o público específico obedecendo aos seguintes critérios:

  • Cooperativas de origem dos participantes devem estar registradas e adimplentes com o sistema OCB/SESCOOP-GO;
  • Cooperativas de origem dos participantes devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, de, pelo menos um Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO, tais como: PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista, GDA (Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro) e/ou PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). 
  • O link para realizar a inscrição e diagnóstico no PDGC é: pdgc.somoscooperativismo.coop.br com início em 03/02/2020 e prazo final até 15/03/2020. Para maiores informações entrar em contato: (62) 3240 – 8933.
  • Os participantes devem ser dirigentes, empregados e conselheiros de cooperativas de crédito que exerçam funções de nível tático e/ou estratégico. Caso sejam empregados, o vínculo deverá ser comprovado com a apresentação de cópia da CTPS. Caso sejam dirigentes, o vínculo deve ser comprovado com o envio de cópia da Ata de Assembleia de eleição.



INFORMAÇOES ADICIONAIS

  • A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá assinar um contrato, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se por, entre outras obrigações, arcar com os pagamentos do custo do programa de formação, assim como por realizar o reembolso do valor subsidiado pelo SESCOOP/GO em caso de desistência, abandono, reprovação ou situação análoga do participante no decorrer do curso, bem como no caso de não cumprimento de frequência mínima no Programa. Somente com a assinatura do instrumento será considerada efetivada a inscrição;
  • Será fornecido certificado de conclusão aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina/ módulo do MBA sendo que cada disciplina terá sua avaliação própria, na qual o aluno deve obter, no mínimo, média final 7,0 (sete).
  • Não serão fornecidos transporte, hospedagem, estacionamento e alimentação aos participantes;
  • Será fornecido material didático digital;
  • O participante desistente não terá direito ao material didático ou qualquer material distribuído no programa;
  • Para se matricular no MBA em Gestão Empresarial - Cooperativas de Crédito, é necessário o envio prévio de:

 - Cópia, frente e verso, do diploma* de graduação em qualquer curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC;
 - Cópia do RG e CPF; 
 - Cópia do comprovante de endereço atualizado;
 - Curriculum vitae atualizado, e;
 - 01 (uma) foto recente tamanho ¾.* Os diplomas dos Cursos de Graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira, devidamente revalidados por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

 

AGENDA E GRADE DISCPLINAR

 

 MBA em Gestão Empresarial - Cooperativas de Crédito - 448h/a
 Mês  Dias da Semana  Disciplina
Sexta  Sábado Domingo
 Abr/20  24  25  26   Disciplina 1
 Mai/20  15  16  17  Disciplina 2
 Jun/20  19  20  21  Disciplina 3
 Jul/20  17  18  19  Disciplina 4
 Ago/20  14  15  16  Disciplina 5
 Set/20  11  12  13  Disciplina 6
 Out/20  02  03  04  Disciplina 7
 Nov/20  06  07  08  Disciplina 8
 Dez/20  04  05  06  Disciplina 9
 Jan/21  22  23  24  Disciplina 10
 Fev/21  26  27  28  Disciplina 11
 Mar/21  19  20  21  Disciplina 12
 Abr/21  09  10  11  Disciplina 13
 Mai/21  14  15  16  Disciplina 14
 Jun/21  11  12  13  Disciplina 15
 Jul/21  16 17   18  Disciplina 16
 Ago/21  13  14  15  Disciplina 17
 Set/21  17  18  19  Disciplina 18
 Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso  (TCC)
será ministrada de acordo com a metodologia 
da
instituição de ensino.   
 Disciplina 19

*A confirmação das datas está condicionada à formação da turma.

  • Além das disciplinas acima discriminadas, os participantes deverão produzir trabalho de conclusão de curso a ser avaliado conforme dispõem os normativos federais aplicados à espécie e devendo passar por avaliação da instituição de ensino que se responsabilizará pela prestação do serviço educacional.


EMENTA

ECONOMIA DA COOPERAÇÃO – 24 horas/aula
A lógica da ação coletiva.
Conceito de Cooperativa.
Fundamentos da Economia da Cooperação: teoria econômica da cooperação, nova economia institucional (NEI) aplicada ao cooperativismo.
O Cooperativismo nos Contextos Econômicos Brasileiros e Internacional.
Dilemas do Cooperativismo na economia de mercado.
Tendências do Cooperativismo Contemporâneo.
Estrutura e organização do Cooperativismo Brasileiro.
O sistema Cooperativo no Brasil.

DIREITO DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE CRÉDITO – 24 horas/aula
Introdução ao Direito das Sociedades Cooperativas.
O novo Código Civil e as Cooperativas.
Natureza da Sociedade Cooperativa.
Amplitude do Ato Cooperativo.
Tributação das Sociedades Cooperativas.
Lei 5764/71 e Lei Complementar 130.
Instrumentos normativos do Conselho Monetário Nacional.
Regulação em sociedades cooperativas de crédito Análise de Jurisprudência aplicada ao caso de cooperativas de crédito.

ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO QUADRO SOCIAL – 24 horas/aula
Fundamentação teórica da Educação Cooperativista.
Desenvolvimento histórico da teoria e da prática educacional no cooperativismo brasileiro.
Planejamento da Educação e da Comunicação em Cooperativas.
Estratégias e metodologiaseducacionais no cooperativismo: organização do quadro social, jogos cooperativos, treinamento e capacitação.
Estudo de Casos em cooperativas.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA – 24 horas/aula
Ética Empresarial.
Panoramas e conceitos de Responsabilidade Social e Ambiental.
Evolução dos modelos de gestão da Responsabilidade Social.
As principais abordagens teóricas: a visão clássica, a responsividade e a teoria do stakeholder.
Gestão de Responsabilidade Social e Ambiental.
A integração da Responsabilidade Social à gestão empresarial: políticas e estratégias, alinhamento estratégico e os processos organizacionais.
Estudo de caso: projetos de responsabilidade social e ambiental em cooperativas.

BRASIL E ECONOMIA GLOBAL – 24 horas/aula
Desenvolvimento contemporâneo do capitalismo e das relações econômicas internacionais.
A internacionalização das Economias.
Economia brasileira contemporânea: estabilidade, desenvolvimento, distribuição de renda, inflação e inserção na economia mundial.
Política monetária, política fiscal, política cambial e de rendas.
Relações econômicas internacionais do Brasil e sua evolução recente.
Perspectivas para a nova ordem econômica internacional: interdependência, globalização, regionalização e blocos econômicos.
Impactos no ambiente das instituições financeiras.

GESTÃO FINANCEIRA DE SOCIEDADES COOPERATIVAS – 24 horas/aula
Conceito e Objetivo de Planejamento Financeiro na Sociedade Cooperativa.
Determinação da Necessidade de Capital de Giro do Negócio.
O Fluxo de Caixa como Instrumento de Gestão de Negócios (o fluxo, a montagem e sua utilização).
Análise das Origens da Falta de Recursos e dos Desequilíbrios Financeiros.
Aplicação Prática (estudo de caso sobre orçamento/fluxo de caixa).
(Obs.: esta disciplina exige do aluno noções prévias de Matemática Financeira e utilização de calculadora financeira).

CONTABILIDADE E ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS – 24 horas/aula
Fundamentos do Desempenho: A Gestão pelo Valor.
Fluxos Financeiros na Empresa.
Apuração de Resultados: Lucros e Geração de Caixa.
Análise do Desempenho: Principais Indicadores.
Custeio Variável Estratégico e Avaliação Econômica da Empresa.
Estudos de Caso em cooperativas.

ANÁLISE E DECISÃO DE INVESTIMENTOS – 24 horas/aula
Matemática Financeira: Conceitos e Aplicações.
Fundamentos de Análise de Projetos de Investimento.
Critérios para Classificação de Projetos: Taxa Média de Retorno Contábil.
Avaliação de Alternativas de Investimento.
A Questão da Decisão de Investimentos em Cooperativas.
A Escolha de Investimentos em Sociedades de Capital e em Sociedades Cooperativas.
Fontes de Financiamento.
(Obs.: esta disciplina exige do aluno noções prévias de Matemática Financeira e utilização de calculadora financeira).

GOVERNANÇA CORPORATIVA EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO – 24 horas/aula
Diferença entre Governança e Governabilidade; Condicionantes da Governança Corporativa.
Governança Corporativa e suas implicações no cooperativismo; O conceito de conflito de agência;
Modelo dual e modelo Monistico nas cooperativas;
Fundamentos de governança corporativa aplicados às sociedades cooperativas.
Principais públicos da governança;
O Modelo organizacional cooperativo baseado nas boas práticas;
Melhores práticas de Governança Corporativa atreladas a representatividade e participação, direção estratégica, gestão executiva e fiscalização e controle.

PLANEJAMENTO E ESTRATEGIA EM COOPERATIVAS – 24 horas/aula
Evolução do pensamento estratégico.
A gestão estratégica no novo milênio.
Análise do Ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo.
Análise do Ambiente Interno e maximização de diferenciais competitivos.
Fatores críticos de sucesso;
Aplicação das principais ferramentas estratégicas em cooperativas;
Análise da competitividade e proposta de valor em sociedades cooperativas;
O Balanced Scorecard (BSC).
Objetivos e plano de ação.
Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – 24 horas/aula
Negociação como Instrumento Gerencial e Fator de Competitividade.
Principais Tipos e Modelos de Negociação.
Planejamento e Organização da Negociação.
Estratégias e Táticas da Negociação.
Maximização de Resultados/Relacionamento com as Partes.
O Uso da Informação, do Tempo e do Poder.
Dimensões Culturais e Éticas na Negociação.

PLANO DE NEGÓCIOS – 24 horas/aula
Conceitos Introdutórios.
As Diferentes Perspectivas de um Plano de Negócio.
Estrutura Geral de Plano de Negócios.
Análise do Ambiente Interno e do Ambiente Externo.
Visão Estratégica do Negócio.
Plano de Marketing.
Plano Financeiro.
Recursos Operacionais.
Impactos e Dinâmica de um Plano de Negócios.
Estudo de Caso.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING – 24 horas/aula
Conceito de Marketing.
Ferramentas de Marketing.
A Análise do Consumidor.
Segmentação de Mercado.
Posicionamento de Produtos e Marcas.
Política de Preços e Produtos.
Estratégias de Distribuição e de Promoção.
Sistema ISO, Certificação, Qualidade Total.
Desenvolvimento de Mercado e Expansão de Demanda.
Estudo de Casos: Endomarketing e Marketing Institucional em cooperativas.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM SERVIÇOS FINANCEIROS – 24 horas/aula
Conceito de inovação e tecnologia;
Disrupção no Mercado Financeiro;
Digitização e Digitalização;
Fintechs e o conceito de Customer-Centric;
Open Inovation, APIS, Open banking e Seameless Banking;
Criptomoedas. Visão estratégica relacionada às aplicações práticas de Blockchain em diversas atividades de negócios;
Os principais componentes e conceitos de big data analytics aplicáveis no setor financeiro;
Modelagem de Negócios Digitais.

GESTÃO DE RISCO DE CRÉDITO – 24 horas/aula
Conceito, importância e objetivos do crédito.
Inadimplência: situação atual e tendências.
Importância da segmentação.
Tipos de Funding.
Taxas de Juros: Over Selic, CDI e TJLP.
Formação do preço do crédito: conceitos de custo de oportunidade e spread.
Riscos dos Demonstrativos Contábeis.
Riscos Operacionais.
Riscos externos.
Riscos do segmento de Varejo: Micro e Pequenas Empresas, Pessoas Físicas.
Credit Scoring e Behaviour Scoring.
Sinais de Créditos Problemáticos.

GESTÃO DE RISCOS OPERACIONAIS E COMPLIANCE – 24 horas/aula
Controladoria e Riscos em Cooperativas de Crédito.
As regulações de mercado: Basel II e Normas do Banco Central.
Conceito de Risco Operacional.
A Gestão de Processos e o reconhecimento de Riscos e Controles.
A Gestão de Compliance e Governança Corporativa.
A definição de Planos de Contingência e Continuidade com base em Riscos.

INVESTIMENTOS E PLANEJAMENTO FINANCEIRO – 24 horas/aula
Sistema Financeiro Nacional.
A formação da taxa de juros: taxa SELIC e taxa DI.
Tipos de rendimentos: pré, flutuante e pós com juros.
Marcação a mercado.
Tipos de investimento: renda fixa e renda variável.
Principais títulos.
Evolução do Mercado Financeiro.
Fundos de Investimento.
Noções preliminares de gestão dos riscos: Liquidez, Capital e Mercado.
Tendências do mercado financeiro adaptadas às Cooperativas de Crédito.
O conceito de planejador financeiro e sua aplicabilidade no cooperativismo de crédito.

GESTÃO DE SERVIÇOS E PRODUTOS FINANCEIROS– 24 horas/aula
Contextualização das soluções em produtos e serviços financeiros.
A lógica comercial para gestão de produtos e serviços financeiros.
O conceito dos grandes grupos de soluções.
Os principais produtos e serviços financeiros.
Passos do desenvolvimento de produtos e serviços financeiros.
Análise dos efeitos positivos e negativos dos produtos e serviços financeiros.
Acompanhamento e evolução dos produtos e serviços.
Capacitação da força de vendas.
Estudos de caso.

METODOLOGIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – 16 horas/aula
Metodologia para o desenvolvimento de um Estudo de Caso, uma Monografia ou um Plano de Negócios.
A metodologia será repassada em dois encontros:
-o primeiro apresentará questões de metodologia de elaboração de trabalho científico;
-o segundo, apresentação final do trabalho, em Seminário especial, realizado ao final do curso.
Adicionalmente, será oferecida Tutoria a distância para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso: acompanhamento do professor via e-mail esclarecendo as dúvidas e motivando os alunos a enriquecer os seus trabalhos com os novos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.


INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15/03/2020

 

         MBA CANCELADO          

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