Cursos & Eventos

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Programa de Desenvolvimento de Lderes

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LOCAL
O curso será realizado na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO à Av. H com Rua 14 nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista.

PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO
O Programa será realizado em aproximadamente 10 (dez) meses, com início previsto para Junho/2017.
• A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes qualificados na inscrição, portanto, podendo ser alterada em caso de necessidade.
• A agenda definitiva será apresentada, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

A QUEM SE DESTINA
Dirigentes, Conselheiros e Executivos das Cooperativas do Estado de Goiás. Serão disponibilizadas 30 vagas.

METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO
Disciplinas ministradas mensalmente, em 02 (dois) dias consecutivos, das 8h às 17:30h.

INVESTIMENTO
O custo total do programa é de R$ 2.920,00 (dois mil, novecentos e vinte reais) por participante, sendo que a cooperativa/participante pagará a quantia de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) à vista, no ato da assinatura do contrato, por ocasião o saldo devedor, no valor de R$ 1.740,00 (um mil, setecentos e quarenta reais) será considerado quitado ao final do curso, desde que o aluno indicado obtenha o índice de frequência em cada disciplina, de no mínimo 75%.
Caso o indicado pela CONTRATANTE não tenha a frequência mínima, conforme estipulado, ou venha a abandonar o curso, a cooperativa será notificada pelo SESCOOP/GO, imediatamente depois de caracterizado o fato, quando então a cooperativa terá um prazo de 30 (trinta) dias para efetuar o pagamento do saldo devedor no valor de R$ 1.740,00 (um mil, setecentos e quarenta reais).
A taxa da matricula paga no ato da inscrição não será devolvida e nem transferida para outro evento caso o participante falte ao curso ou não comunique a OCB/SESCOOP-GO com antecedência mínima de 48 horas. O aluno desistente não terá direito à apostila ou qualquer material distribuído no curso. Só poderão participar do curso as cooperativas registradas e adimplentes com o Sistema OCB-GO.
• Não serão fornecidos transporte, hospedagem nem alimentação aos participantes, portanto, ao valor informado, a cooperativa/participante deverá fazer um levantamento e adicionar essas despesas, para cômputo final do investimento.
CONDIÇÕES E PRAZO PARA INSCRIÇÃO
São disponibilizadas 30 (trinta) vagas para os interessados.
• Cooperativas registradas e adimplentes com o sistema OCB/SESCOOP-GO;
• Cooperativas inscritas no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das  Cooperativas e com o diagnóstico feito(*);
• A confirmação da inscrição no PDGC deverá ser encaminhada ao SESCOOP/GO até o dia 19 de maio 2017.
• Ser Dirigente, Gerente, Conselheiro Administrativo ou Fiscal, Técnico ou Encarregado de Setor (**);
* Pode se inscrever no PDGC, por meio do link: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br. Realize o diagnóstico, antes da efetivação da matrícula (somente aquelas que ainda não o fizeram).
** Maior tempo de serviço na cooperativa.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 19 de maio de 2017, por meio do site GOIÁS COOPERATIVO.

GRADE CURRICULAR

Módulo I
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO     
               
Disciplinas:
1. COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO (16 hs)
2. MARKETING PESSOAL E ORATÓRIA (16 hs)
3. LIDERANÇA SITUACIONAL (16 hs)

Módulo II
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RELACIONAMENTO
Disciplinas:

1. DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (16 hs)
2. GESTÃO DA INOVAÇÃO (16 hs)
3. LIDERANÇA COACH I (16 hs)
4. EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16 hs)

Módulo III
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GESTÃO

Disciplinas:                                                                                                                                                       
1.  PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA (16 hs)                                                                                                 
2.  O LÍDER COMO AGENTE TRANSFORMADOR (16 hs)
3.  LIDERANÇA COACH II (16 hs) 
 
Módulo IV
VIVÊNCIA PRÁTICA E ANÁLISE DE APLICABILIDADE

Disciplinas:
1. MISSÃO DE ESTUDOS: VISITA À COOPERATIVAS (24 hs)
Módulo V - SEMINÁRIO DE LÍDERES COOPERATIVISTAS
Disciplinas: (total 8hs)
Palestra 1: tema relacionado à liderança.
Palestra 2: tema relacionado à gestão de pessoas.
Carga horária total: 192hs

EMENTAS
Módulo I - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO (16h) 
Globalização e Evolução do Pensamento Cooperativo. Tendências do Cooperativismo Contemporâneo: gestão empresarial, gestão social, formação do sentido empreendedor no cooperativismo, cooperativismo solidário contemporâneo. Quadros teóricos institucionalistas na análise do cooperativismo contemporâneo: teoria da agência, teoria dos direitos de propriedade, teoria dos custos de transação. Quadros evolutivos do cooperativismo nacional e internacional.

MARKETING PESSOAL E ORATÓRIA (16h) 
Preparação para mudar; Tendências de impacto no ambiente de negócios; Entendendo Marketing; Entendendo Mercado; Entendendo Produto, Preço, Promoção e Posicionamento; Vendendo intangíveis e serviços; A Internet e seu impacto na venda, no produto e na empresa; Empatia imaginativa; Entendendo a si mesmo; Rejuvenescer os negócios; A feminização do mercado; Capital intelectual; Capital social e networking-share; Exposição; Componentes da mensagem; Componentes da percepção; Entendendo a influência do vestir; A linguagem do corpo, das cores e dos movimentos; Voz e atuação; Mecanismos da criatividade; Entendendo seu interlocutor.

LIDERANÇA SITUACIONAL (16h) 
velocidade das mudanças no ambiente empresarial; A necessidade de desenvolver Competências; Papel gerencial: O novo perfil do Gestor; Habilidades necessárias ao papel: Técnicas/ Humanas/ Conceituais; Diferenças entre chefes e líderes; Estilos de liderança: A visão do ser humano determinando o estilo; Adequando o estilo aos diferentes níveis de maturidade da equipe; Comunicação Empresarial; O Processo de comunicação dentro das organizações; A comunicação como diferencial competitivo; Os problemas mais comuns; A interferência da hierarquia e a departamentalização; Aprimorando a competência de comunicação; Avaliação de desempenho, reconhecimento e recompensa; O que e como avaliar; Desempenho X Resultado; Feedback construtivo; Reconhecendo desempenhos diferenciados; Administração de conflitos interpessoais e intergrupais; O papel do líder no gerenciamento de conflitos; Geração de consenso; Fatores que facilitam a aceitação da liderança por parte da equipe e geram motivação; Construindo equipes vitoriosas através da liderança motivada.

Módulo II
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (16h)
Convivência e Integração em Grupo (relações interpessoais: o que é e o que representa?); Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais e Intergrupais: autoconhecimento; Administração das Diferenças para o convívio em grupo e relações de confiança; Comunicação Eficiente em Grupo: janela de Johari; Administração de Conflitos nas Relações: estilo passivo, agressivo e assertivo; Ética nas Relações; Atitudes Positivas e Negativas em Equipe; Exercício da Empatia nas Relações Interpessoais: saber ouvir; O Processo da Automotivação; Qualidade Pessoal e Harmonia num Ambiente Profissional.

GESTÃO DA INOVAÇÃO (16h)
I - Criatividade para Inovação: Criatividade e liderança como bases do processo de Inovação; Papel do líder nos processos de Inovação; Relação entre Criatividade e Inovação; Criando ambientes propícios para a criatividade; Pensamento lateral: como buscar novos caminhos; Métodos e técnicas de geração e gestão de ideias; Criando equipes de trabalho orientadas para a inovação.
II - Gestão da Inovação: Gestão da Inovação; Organização e planejamento para inovação.
III - Inovação e Competitividade: Inovação como elemento de competitividade mercadológica; Identificação e monitoramento de indutores da inovação nas empresas; Inovação e mercado.

LIDERANÇA COACH I (16h) 
O que é coaching; Coaching X Counseling X Mentoring; Contextos do coaching; Etapas do processo; A arte de fazer perguntas; Foco em soluções; Coaching X Liderança; O papel do líder coach; Benefícios do coaching para a organização; Como identificar e lidar com crenças limitantes; Roda da Liderança; Especificação de metas; Meta SMART;Modelo de coaching em 4 passos; Construindo um plano de ação; Tarefas e follow up; Busca do equilíbrio.

EDUCAÇÃO COOPERATIVA (16h) 
A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado; A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas; A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder; O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social; Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações); O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social; Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social; Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras; A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação; A essência da doutrina e da filosofia cooperativista; O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa; Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).

Módulo III
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GESTÃO

PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA (16h)

Programa de eficiência pessoal; Técnicas de priorização; Urgente X Importante; Combatendo a procrastinação, insatisfação e inércia; Como usar telefone e e-mail; Delegação; Planejamento e preparação: temas, objetivos, prioridades, participantes e duração; Como lidar com o stress e crises; PDCA; Conceitos de liderança participativa; Visão das organizações modernas; Como ser um líder adequado a diferentes liderados; O líder educador; Ética pessoal e organizacional; Impactos da antiética na gestão empresarial.

O LÍDER COMO AGENTE TRANSFORMADOR (16h)
Apresentação: Fator oculto; Aplicação de dinâmica para aquecimento do grupo; Cultura Organizacional: Crenças e valores; As quatro ondas culturais; Empresa como cultura; Gestão de Mudanças: Definição de cenários - antigo x atual na função da liderança; As 4 fases no processo de mudança; A importância da Visão de Futuro na Obtenção de Resultados: Visão de futuro; Estabelecimentos de objetivos; Critérios necessários quanto a definição de objetivos; Definição de estratégias; Aplicação de planos táticos; Critérios na mensuração de resultados; Percepção do Líder: O processo perceptivo; As 5 barreiras do processo criativo; Aplicação de
dinâmica vivencial em percepção; Influenciando a Motivação: Empowerment; Como gerar estímulos para motivação da equipe; Aplicação do motivograma; Como lidar com subordinados com diferentes níveis de motivação e maturidade; Liderança Flutuante; Comunicação Interpessoal: Processo da comunicação; As 4 fases da Comunicação; Como dar e receber feedbacks; Aplicação de Dinâmica Vivencial em comunicação (cujo objetivo é demonstrar os sérios problemas de interpretação, com destaques para a falta de clarificação e verificação); Programação Neurolinguística na Negociação: Objetivos e Etapas de uma negociação; Conceitos sobre Programação Neurolinguística; Como negociar e vender idéias para visuais, auditivos e cinestésicos; Aplicação de questionário sobre estilos; Os participantes conhecerão o método que cada um mais utiliza para perceber o mundo que o cerca; Liderança mediante a Inteligência Emocional: Conceitos; Etapas da Inteligência Emocional; Exemplos Práticos; Administração do Stress; Liderando com Inteligência Emocional; Coaching: O
papel do líder coach; Como desenvolver competências (técnicas, humanas e conceituais) na equipe; Competências mais exigidas na atualidade; Como dar e receber feedback aos assistidos; Dinâmica vivencial em Coaching; Aplicação prática das técnicas de coaching; Encerramento: Exercício sobre feedbacks positivos; Sensibilizar quanto à necessidade do elogio sincero; Jogo da engrenagem; Fechamento de equipe; Aplicação de Dinâmica de fechamento: Demonstra que a solução dos nossos problemas está dentro de nós mesmos.

LIDERANÇA COACH II (16h)
O que é coaching de Equipe; Principais diferenças entre Coaching Individual X Coaching de Equipe; O que é um Time; Conhecendo as características de seu time através do DISC; O que é um Time de Alta Performance; Quais são as características de um Time de Alta Performance; Objetivos do Coaching de Equipe; Coaching de Equipe no Sistema Organizacional; Etapas do processo; Definições de papéis: líder-coach, equipe e seus membros; Passo a passo; Como medir resultados; Coaching de Equipe X Team Building.

Módulo IV 
VIVÊNCIA PRÁTICA E ANÁLISE DE APLICABILIDADE

Disciplinas:
MISSÃO DE ESTUDOS: VISITA À COOPERATIVAS (24h)

Módulo V
ENCONTRO ESTADUAL DE LÍDERES COOPERATIVISTAS

Disciplinas: (total 8h).
Palestra 1: (tema relacionado às disciplinas ministradas)
Palestra 2: (tema relacionado às disciplinas ministradas)

PDGC - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS
DETALHAMENTO DO PROGRAMA

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Gestão e Governança, além de cumprir a missão do SESCOOP, que é promover o desenvolvimento do setor cooperativo de forma integrada e sustentável, ligado também, à razão de existir da OCB, que é representar o sistema cooperativista nacional, respeitando sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas.
Para participar, são necessários 3 passos:

PASSO 1 - INSCRIÇÃO
A inscrição no programa pode ser feita via internet ou nas Unidades Estaduais do SESCOOP. A inscrição on-line é feita por meio do portal http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br. É necessário preencher um breve cadastro, que irá gerar login e senha, permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados. No e-mail de contato informado, será enviada a confirmação de sua participação no Programa. Após esta confirmação, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do Diagnóstico.

PASSO 2 – DIAGNÓSTICO
Antes de iniciar sua busca pela melhoria da gestão, a cooperativa precisa atuar em conformidade com a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e dá outras providências. Também deve atender às demais regulações pertinentes ao seu ramo de atuação, tais como a LC 130 para cooperativas de crédito e a Lei 12.690, de 19 de julho de 2012, para cooperativas de trabalho, entre outras. Além disso, a cooperativa deve estar atenta ao seu ambiente interno de gestão e à prática dos princípios cooperativistas. O questionário de Diagnóstico do PDGC é ON-LINE, após a inscrição (Passo 1) e está dividido em dois blocos:
• Bloco Atendimento à Legislação: É composto por 22 questões com três opções de resposta: sim, não e não sabe informar.
• Bloco Boas Práticas de Gestão: É composto por 10 questões com três opções de resposta: "Sim", "Não" e "Não sabe informar". A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias, tanto no atendimento à legislação, quanto à forma de gestão.
As cooperativas que concluírem o diagnóstico ao PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação legal e também sobre a forma de gestão na cooperativa.  Finalizado o questionário Diagnóstico, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento da Autoavaliação.

PASSO 3 - AUTOAVALIAÇÃO
O questionário de Autoavaliação do PDGC é ON-LINE, posterior ao preenchimento do questionário Diagnóstico (Passo 2) e está dividido em dois blocos:
• Bloco Governança: É composto por 11 questões de múltipla escolha.
• Bloco Gestão da Cooperativa: É composto por 45 questões de múltipla escolha.
      *Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (62) 3240 8913/8914 – Departamento de Monitoramento.

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