Programa de Formação de Conselheiros de Crédito

LOCAL
O programa será realizado na sede do SESCOOP/GO, à Av. H com Rua 14, nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista
PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO
• O programa tem 32 (trinta e duas) horas/aula, divididas em 2 (dois) módulos, sendo o Módulo I realizado nos dias 29 e 30/04/2020 e o Módulo II nos dias 21 e 22/05/2020;
• A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos.
• Caso haja alterações na agenda, haverá comunicado com antecedência.
A QUEM SE DESTINA
Membros efetivos ou suplentes do Conselho de Administração e Conselho Fiscal e Cooperados de cooperativas de crédito que pretendem exercer a função.
Serão disponibilizadas 35 vagas.
METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO
Disciplinas ministradas mensalmente, em 02 (dois) dias consecutivos, das 8h às 17:00h, com pausa de 1 (uma) hora para almoço.
INVESTIMENTO
Para o Programa de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito, a cooperativa a que o participante esteja vinculado ficará obrigada ao pagamento, ou de R$ 200,00 (duzentos reais), se filiada ao Sistema OCB/SESCOOP-GO, ou de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais), se não filiada ao Sistema OCB/SESCOOP-GO.
CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
São disponibilizadas 35 (trinta e cinco) vagas para o público específico obedecendo aos seguintes critérios:
• Cooperativas de origem dos participantes devem estar registradas e adimplentes com o sistema OCB/SESCOOP-GO;
• Cooperativas de origem dos participantes devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, de, pelo menos um Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO, tais como: PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista, GDA (Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro) e/ou PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas).
• O link para realizar a inscrição e diagnóstico no PDGC é: http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br com início em 03/02/2020 e prazo final até 02/03/2020. Para maiores informações entrar em contato: (62) 3240 – 8933.
EMENTA
Módulo I - Conselho Administrativo – 16 horas/aula
- Aspectos Legais
- Os acordos de capital de Basileia e importância do patrimônio.
- Aspectos Organizacionais – O papel estratégico do Conselho de Administração.
- A gestão de pessoas como plataforma para o sucesso da cooperativa.
- Estabelecendo uma comunicação eficaz.
- Utilizando canais para a comunicação com os associados.
- As boas práticas para a realização de assembleias.
Módulo II - Conselho Fiscal – 16 horas/aula
- Aspectos Legais
- A cooperativa de crédito no Sistema Financeiro Nacional.
- Aspectos peculiares da organização das cooperativas de crédito.
- A constituição de cooperativa de crédito e normas de funcionamento.
- Considerações sobre dispositivos legais para os Conselheiros de Administração e Fiscal. Aspectos Organizacionais
- O papel estratégico do Conselho Fiscal
- Roteiro de verificação dos controles internos
INFORMAÇOES ADICIONAIS
• A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição via boleto bancário que será emitido pelo SESCOOP/GO. Somente com a compensação do pagamento será considerada efetivada a inscrição; caso haja 2 (dois) ou mais participantes inscritos e vinculados a uma mesma cooperativa, será gerado boleto bancário único, consolidando o valor total das inscrições de participantes ligados à cooperativa;
• Será fornecido certificado de conclusão aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no Programa;
• Não serão fornecidos transporte, hospedagem, estacionamento e alimentação aos participantes;
• Será fornecido material didático digital;
• O participante desistente não terá direito ao material didático ou qualquer material distribuído no programa.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 08/03/2020.