PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE SECRETARIADO COOPERATIVISTA

1. LOCAL
O curso será realizado na sede do SESCOOP/GO à Av. H com Rua 14 nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista.
2. PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO
• O Curso será realizado em 03 (três) dias consecutivos – 09, 10 e 11/10/2019.
• A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos, portanto, podendo ser alterada em caso de necessidade.
• Caso a agenda tenha alterações, será comunicado com antecedência.
3. A QUEM SE DESTINA
Os profissionais que atuam como secretárias nas cooperativas goianas. Serão disponibilizadas 30 vagas.
4. METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO
Disciplinas ministradas em 03 (três) dias consecutivos, das 8h às 17h00, com pausa de 1 (uma) hora de almoço.
5. INVESTIMENTO
O custo total do programa é de R$ 655,00 (seiscentos e cinquenta e cinco reais) por participante, sendo que a cooperativa/participante arcará com o custo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), caso seja filiada à OCB-GO e de R$ 210,00 (duzentos e dez reais), caso não seja filiada à OCB-GO. O valor mencionado será pago à vista, no ato da assinatura do contrato.
O saldo devedor, no valor de R$ 505,00 (quinhentos e cinco reais) para cooperativas filiadas e de R$ 445,00 (quatrocentos e quarenta e cinco reais) para cooperativas não filiadas, será considerado quitado ao final do curso, desde que o respectivo participante obtenha o índice mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina.
Caso o participante não obtenha a frequência mínima, conforme estipulado, ou venha a abandonar o curso, a respectiva cooperativa será notificada pelo SESCOOP/GO, imediatamente depois de caracterizado o fato, quando será conferido um prazo de 30 (trinta) dias para efetuar o pagamento do saldo devedor, que será mensalmente atualizado pelo IGP-M, com referência inicial na data de assinatura do contrato. O custo pago no ato da inscrição não será devolvido e nem transferido para outro evento caso o participante falte ao curso ou não comunique ao SESCOOP/GO com antecedência mínima de 48 horas. O aluno desistente não terá direito à apostila ou a qualquer material distribuído no curso.
Só poderão participar do curso as cooperativas registradas e adimplentes com o Sistema OCB/SESCOOP-GO.
• Será emitido recibo do valor pago por aluno.
• O boleto será emitido somente após a confirmação da regularidade da cooperativa junto ao Sistema OCB/SESCOOP-GO.
6. CONDIÇÕES E PRAZO PARA INSCRIÇÃO
São disponibilizadas 30 (trinta) vagas exclusivamente para as secretárias respeitando as seguintes condições:
• Cooperativas de origem do participante devem estar registradas e adimplentes com o sistema OCB/SESCOOP-GO;
• Cooperativas de origem do participante devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, de, pelo menos um Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO, tais como: PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista e/ou GDA (Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro) e/ou PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas).
• No caso do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, as cooperativas devem estar com diagnóstico realizado até a data de assinatura de contrato. Clique no link para realizar a inscrição e diagnóstico no PDGC
7. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 23/08/2018, clicando no link a seguir:
INFORMAÇOES ADICIONAIS
• A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá assinar um contrato, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se pelo pagamento integral da inscrição, e em caso de desistência, abandono, reprovação ou situação análoga do participante no decorrer do curso ou o não cumprimento de frequência mínima em cada disciplina, realizar o reembolso do valor subsidiado pelo SESCOOP/GO. Somente com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a inscrição;
• Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% em cada disciplina;
• Não serão fornecidos transporte, hospedagem e alimentação aos participantes, portanto, ao valor informado, a cooperativa/participante deverá somar essas e outras despesas complementares, para cômputo final do investimento;
• O aluno desistente não terá direito a apostilas ou qualquer material distribuído no curso.
GRADE DISCIPLINAR
QUADRO DE DISCIPLINAS |
||
Disciplinas |
Horas/aula |
Data Prevista* |
Cooperativismo Contemporâneo e Governança Corporativa |
12 |
09/10/2019 - 08 às 12hs; 13h00 às 17h00 10/10/2019 - 08 às 12hs |
Gestão do Tempo e da Produtividade |
08 |
10/10/2019 - 13h00 às 17h00 11/10/2019 - 08 às 12hs |
Palestra – Inteligência Emocional e Resiliência |
02 |
11/10/2019 - 13h00 às 14h30 |
Palestra – Escutatória e Storytelling |
02 |
11/10/2019 – 15h00 às 17h00 |
Carga horária total - 24 horas/aula |
*A confirmação das datas é mediante formação da turma.
EMENTAS
COOPERATIVISMO CONTEMPORÂNEO E GOVERNANÇA CORPORATIVA
- O Cooperativismo nos Contextos Econômicos Brasileiros e Internacional;
- Dilemas do Cooperativismo na economia de mercado;
- Tendências do Cooperativismo Contemporâneo;
- Planejamento da Educação e da Comunicação em Cooperativas;
- Estratégias e metodologias educacionais no cooperativismo;
- Núcleos de Desenvolvimento cooperativista;Representação por Delegados;
- Comitês educativo;
- Estrutura, composição e funcionamento do trabalho educativo através da organização do quadro social;
- Estudos de caso em Cooperativas;
- Aspectos condicionantes da governança corporativa;
- Motivações;
- Fundamentos;
- Conceitos;
- Governança em Cooperativas;
- Legislação aplicado ao ramo crédito;
- Conclusões sobre o tema.
GESTÃO DO TEMPO E DA PRODUTIVIDADE
- O planejamento como ferramenta básica da produtividade;
- A organização como base para um desempenho de qualidade;
- Rotinas diárias;
- Otimização dos processos de trabalho;
- Logística da mesa e ambiente de trabalho;
- A administração do tempo como matéria-prima e termômetro de resultados;
- Identificando prioridades;
- Identificando e eliminando desperdiçadores de tempo;
- Administração qualitativa da agenda de compromissos:
- viagens corporativas, uso de aplicativos;
- O follow-up como diferencial no assessoramento.
PALESTRA – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RESILIÊNCIA
- Situações que abalam as emoções;
- Recuperação de um bom estado emocional;
- Desenvolvimento de atitude positiva diante dos fatos.
PALESTRA – ESCUTATÓRIA E STORYTELLING
- Limitações naturais em termos de acolhimento e escuta;
- Desenvolvimento de novas estratégias de engajamento, inteligência coletiva e cooperação;
- Identificação em tempo real dos padrões de linguagem cooperativos.
PDGC - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS
DETALHAMENTO DO PROGRAMA
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Gestão e Governança, além de cumprir a missão do SESCOOP, que é promover o desenvolvimento do setor cooperativo de forma integrada e sustentável, ligado também, à razão de existir da OCB, que é representar o sistema cooperativista nacional, respeitando sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas.
Para participar, são necessários 3 passos:
PASSO 1 - INSCRIÇÃO
A inscrição no programa é feita por meio do portal PDGC. É necessário preencher um breve cadastro, que irá gerar login e senha, permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados. No e-mail de contato informado, será enviada a confirmação de sua participação no Programa. Após esta confirmação, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do bloco Governança.
PASSO 2 – BLOCO GOVERNANÇA
Promover a adoção de boas práticas de governança pelas cooperativas visando a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/GO) em âmbito nacional.
Desde 2013, por meio da profícua parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), disponibiliza modelo referencial para a governança das cooperativas, pautado nos princípios universais de governança e nos princípios, valores e legislação cooperativistas.
O questionário de Governança do PDGC é ON-LINE, e vem logo após a inscrição (Passo 1):
• Bloco Governança: É composto por 23 questões de múltipla escolha. A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias em Governança.
As cooperativas que concluírem o bloco de Governança do PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação referente à governança na cooperativa. Finalizado o questionário Governança, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento bloco Gestão.
PASSO 3 – BLOCO GESTÃO
Este Questionário avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial, pautado em padrões de excelência validados internacionalmente e utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
O questionário de Gestão do PDGC é on-line, posterior ao preenchimento do questionário Governança (Passo 2):
• Bloco Gestão: É composto por 46 questões de múltipla escolha. As cooperativas que concluírem o bloco de Gestão do PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação referente à gestão na cooperativa.
* Para mais informações, entre em contato conosco pelos telefones: (62) 3240 8913/8933 – Departamento de Monitoramento.