Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação

LOCAL
O Programa será realizado na sede do SESCOOP/GO à Av. H com Rua 14 nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista.
PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO
O Programa será realizado em aproximadamente 06 (seis) meses, com início 8 e 9 de Abril/2019.
• A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes qualificados na inscrição, portanto, podendo ser alterada em caso de necessidade.
• Caso a agenda tenha alterações, será comunicado com antecedência.
METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO
Serão dois encontros ao mês, em 02 (dois) dias consecutivos cada encontro, das 8h às 17:30h.
INVESTIMENTO
Para esta edição do Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação, excepcionalmente o SESCOOP/GO custeará integralmente 100% da bolsa de estudo não havendo desembolso por parte da cooperativa, caso o estudante indicado obtenha o índice de frequência exigido em cada disciplina, de no mínimo 75%. Porém, em caso de desistência, reprovação, abandono ou situação análoga e/ou o aluno não cumpra frequência mínima de 75% em qualquer disciplina a Cooperativa deverá restituir o valor integral da bolsa de R$ 8.464,00 (oito mil e quatrocentos e sessenta e quatro reais) por participante referente ao custo do Programa no prazo máximo de 30 (trinta) dias.
A QUEM SE DESTINA
- Empregados das cooperativas goianas, que efetivamente comprovem vínculo empregatício com envio da cópia da CTPS.
- Apenas Cooperativas registradas e regulares com o Sistema OCB/SESCOOP-GO poderão usufruir do benefício da participação no Programa.
- Os inscritos devem ter nível de escolaridade Superior Completo ou Cursando, comprovando mediante certificado ou declaração de escolaridade.
- Preferencialmente, os inscritos devem ter no mínimo, conhecimentos de noções básicas em informática.
CONDIÇÕES E PRAZO PARA INSCRIÇÃO
São disponibilizadas 02 (duas) turmas de 20 (vinte) participantes cada ao público das cooperativas, obedecendo aos seguintes critérios:
• Cooperativas registradas e regulares com o Sistema OCB/SESCOOP-GO;
• As inscrições serão de no máximo 02 (dois) participantes/empregados por cooperativa até o dia 22/02/2019. Após o dia 22/02/2019, as vagas restantes serão preenchidas conforme a ordem de inscrições realizadas no site com prazo final em 28/02/2019 através do site Goiás Cooperativo.
• Cooperativas de origem do participante devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, de, pelo menos um Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO, tais como: PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista e/ou GDA (Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro) e/ou PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista);
• No caso do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, as cooperativas devem estar com os questionários respondidos antes do início do evento.
* A inscrição no PDGC pode ser feita pelo link: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/. Às cooperativas que ainda não o tenham feito, será necessário realizar o diagnóstico antes da efetivação da matrícula.
CURSO EM ANDAMENTO
GRADE DISCIPLINAR
PROGRAMA - Carga horária total – 256 horas
TURMA 1 |
||||
INÍCIO |
TÉRMINO |
TÍTULO DA ATIVIDADE |
MÓDULO |
CARGA HORÁRIA PREVISTA |
08/04/2019 |
09/04/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 1 - Inovação e Competitividade |
01/04 |
16 |
22/04/2019 |
23/04/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 2 - Liderar Pessoas em Ambientes Inovadores |
01/04 |
16 |
13/05/2019 |
14/05/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 3 - Empreendedorismo Social e Sustentável |
01/04 |
16 |
27/05/2019 |
28/05/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 4 - Open Innovation e Intercooperação |
01/04 |
16 |
10/06/2019 |
11/06/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 1 - Criatividade |
02/04* |
16 |
24/06/2019 |
25/06/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 2 - Tendências e Gestão Focada no Usuário |
02/04* |
16 |
01/07/2019 |
02/07/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 3 - Design Thinking |
02/04* |
16 |
22/07/2019 |
23/07/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 4 - Inteligência Competitiva |
02/04* |
16 |
10/06/2019 |
11/06/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 1 - Modelos de Negócios Inovadores |
03/04* |
16 |
24/06/2019 |
25/06/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 2 – Elaboração e Gerenciamento de Projetos de Inovação |
03/04* |
16 |
01/07/2019 |
02/07/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 3 – Governança e Venture Capital em Ambientes Inovadores |
03/04* |
16 |
22/07/2019 |
23/07/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 4 – Gestão do Conhecimento para Inovação |
03/04* |
16 |
05/08/2019 |
06/08/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 1 - Escolha do Desafio |
04/04 |
16 |
19/08/2019 |
20/08/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 2 - Brainstorming e Ideação |
04/04 |
16 |
09/09/2019 |
10/09/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 3 - Plano de Ação e a Proposta de Valor |
04/04 |
16 |
23/09/2019 |
24/09/2019 |
Programa de Formação dos Agentes de Inovação e Agentes de Transformação – Disciplina 4 – Pitches de Impacto |
04/04 |
16 |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
a) A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá assinar um contrato junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se, em caso de desistência, abandono, reprovação ou situação análoga do participante no decorrer do curso ou o não cumprimento de frequência mínima em cada disciplina, realizar o reembolso do valor subsidiado pelo SESCOOP/GO. Somente com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a inscrição;
b) Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% em cada módulo;
c) Não serão fornecidas hospedagens, traslado, transporte e alimentação aos participantes;
d) O aluno desistente não terá direito a apostilas ou qualquer material distribuído no curso;
e) As turmas (Turma 1 e Turma 2) serão formadas levando em consideração a ordem de inscrição realizada no site.
EMENTAS
Inovação e Competitividade - Invenção, ideação e inovação. Conceitos de inovação. Tipos e graus de inovação. Descrição das inovações e seus impactos – megatendências com a inovação. Identificando oportunidades para a inovação. Ecossistema da inovação: mapeando a rede de valor para a inovação na organização. Inovação sistêmica e as competências para inovação. O perfil da empresa inovadora e o profissional inovador. Fatores críticos para os processos de inovação. Avaliando o potencial de inovação organizacional – Diagnóstico de inovação organizacional. A importância das pessoas para inovar nas empresas.
Liderar Pessoas em Ambientes Inovadores - Ambiente e ambiência para inovação. Cultura da inovação e seu impacto no sucesso da empresa. Comportamentos inovadores e restritivos – quem faz a inovação e quem dará suporte a inovação. Competências pessoais, profissionais, gerenciais e técnicas para a inovação. Motivar para inovar. Reconhecimentos e incentivos para a inovação. Papel do agende de transformação e sua importância para transformar a invenção em inovação. Formação e papel de lideranças inovadoras e transformadoras. Liderança de pessoas e de equipes para a inovação e de transformação. Perfil inovador e transformador, ambiente e cultura de inovação. Desenvolvimento das competências comportamentais para o intraempreendedorismo. Como a inovação poderá dar suporte a sustentabilidade.
Empreendedorismo Social e Sustentável - Inovação social sustentável: características e tendências mundiais. B Corporation. Pilares da sustentabilidade. Oportunidades para negócios sociais sustentáveis. Impactos positivos da inovação social sustentável: impacto social e indicadores. Empreendedorismo social sustentável: características do inovador social para a sustentabilidade ampla. Tipos de negócios sociais. Tecnologias sociais. Design social e ciclo de vida de produtos e serviços. Gestão participativa. Inovação social como estratégia organizacional. Indicadores de inovação social e sustentável. Como o empreendedorismo social poderá impactar no Open Innovation e na intercooperação.
Open Innovation e Intercooperação - Inovação aberta: definição e desafios. Ecossistema de inovação aberta. Oportunidades de inovação tecnológica e mercadológica em inovação aberta. Mapeamento de redes e cadeias de valor de inovação aberta. Arquiteturas organizacionais. Redes e modelos de cooperação. Internacionalização de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Gestão e governança de modelos de negócios abertos. Estratégias de cooperação. Propriedade intelectual.
Criatividade Coletiva - O que é criatividade? Em qual contexto a criatividade é importante. Ser criativo é ser inovador? A importância da criatividade nas organizações. As etapas do processo criativo: sua facilitação e condução. Aplicação de técnicas que estimulam o surgimento e o aperfeiçoamento de ideias criativas. Características do clima incentivador à adoção do comportamento criativo. Espaços criativos. Estruturas e processos para a sustentação da criatividade. A prática da criatividade: casos e experiências de empresas no Brasil e no exterior. Alinhamento dos processos e modelos de inovação com as estratégias das cooperativas. O processo de criação em organizações exponenciais. Como usar a criatividade para inventar e depois inovar? Vamos “prototipar”?
Design Thinking e Word Café - O que é design e como ele interfere em nossa vida cotidiana. O que é design thinking. O que é word café. Design Centrado no Humano. Design Participativo. Design Estratégico. Design de Experiência. Design Sustentável. Características da abordagem projetual do Design de Produtos e Serviços. Processo de design thinking voltado para inovação em produtos e serviços. Enquadramento e pesquisa em Design de Produtos e Serviços. Análise, síntese, co-criação e prototipação em Design de produtos e serviços inovadores. Projetos inovadores em produtos e serviços através do design thinking. Nosso protótipo está focado no usuário? Vamos exercitar a empatia?
Tendências e Gestão Focada no Usuário - Compreender os sinais do mercado que apontam para o futuro, e como utilizar estas informações em processos de inovação. Tendência, comportamentos e valores percebidos pelas “pessoas”. Macro
e micro tendências de consumo vigentes, ampliando o repertório dos participantes de forma que consigam enxergar o futuro dos hábitos de consumo das gerações, e com isso criar, de forma inteligente e estruturada, novos produtos, serviços, comunicação e estratégias empresariais focadas no usuário. Quem são os meus concorrentes? O que devo perceber no mercado?
Inteligência Competitiva - Inteligência Competitiva aplicada à inovação. Quem são os concorrentes? Quais inovações disruptivas poderão gerar ruptura econômica: tendências do mercado. Conceito, objetivos e tipologia de IC. Processo e fases do ciclo de IC. O profissional de IC. Recomendações para implantação de estruturas e modelos de IC. Sistemas e modelos de IC para o apoio aos processos de elaboração de estratégias organizacionais com foco em inovação. Como estruturar uma área de inteligência competitiva. Mapa estratégico da Concorrência e Exercícios de identificação de tendências tecnológicas e cenários.
Modelos de Negócios Inovadores - Criação e Co-criação de modelos de negócios inovadores. Business Model Canvas. Elaboração de modelos de negócios por meio do Business model Canvas. Modelos disruptivos de inovação. Como transformar ideias em projetos? A governança como elemento de gestão de empresas inovadoras.
Governança e Sustentabilidade - Compreender as diferenças e semelhanças da Governança Cooperativa e a Governança Corporativa. Princípios e boas práticas da governança no Brasil e no Mundo. Conceitos e dimensões da sustentabilidade. Políticas, normas e indicadores de sustentabilidade. O mundo em rede, a transformação digital e o empreendedorismo sustentável e inovador. Conseguimos construir uma governança que garanta que o que falamos, fazemos?
Walk the Talk - Globalização e velocidade da propagação da informação para o bem e para o mal. O que está acontecendo? Informações (interno para o externo) versus alinhamento. Importância da Narrativa; Faça as perguntas corretas; Impacto das ações cotidianas e diárias. Nova Economia versus Novos Agentes; Impacto financeiro nos negócios; Necessidade de recursos humanos e financeiros para endereçar essas questões. Novo ser humano; Impacto da mudança de geração na economia. Tese da mudança de recursos entre gerações. O Propósito; Fator chave na relação dos negócios do futuro: Comunicação; Alinhamento e Narrativa do propósito – Walk the talk – Cultura Organizacional; Ferramentas de apoio - B Corps - Global Compact. Novas Economias X Novos Agentes X Novas Empresas (velhas)? A importância de se ter proficiência em sustentabilidade.
ODS e Investimentos Sustentáveis - ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as tendências do aumento de valor dos ativos financeiros globais que visam a sustentabilidade e a integração de questões ambientais, sociais e econômicas nas análises de investimento.
Escolha do Desafio - Os agentes terão a oportunidade de experimentar técnicas e ferramentas utilizadas no processo de escolha e compreensão dos desafios/problemas levantados nas cooperativas. Essa experiência se encerra com o exercício da definição de desafio/problema sintetizado em uma frase/ideia.
Brainstorming e Ideação - A partir da definição do desafio/problema, nessa fase serão utilizadas técnicas para geração e análise de ideias. Algumas dessas técnicas são: brainstorming, criação de persona e mapa de empatia. Ao final dessa etapa o grupo deve definir qual a ideia (ou ideias em alguns casos) a ser seguida.
Plano de Ação e a Proposta de Valor - Com base na(s) ideia(s) selecionada(s) da fase anterior, e utilizando o modelo de negócios Canvas, bem como o mapeamento de proposta de valor, o grupo definirá o plano de ação a ser seguido.
Elevator Pitch - Desenvolvimento de uma apresentação concisa e eficiente do plano de ação, com vistas a defender a sua ideia. Nessa fase busca-se a apresentação da solução e criação do interesse nos stakeholders do projeto com possibilidade de implantação.
PDGC - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS
DETALHAMENTO DO PROGRAMA
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Gestão e Governança, além de cumprir a missão do SESCOOP, que é promover o desenvolvimento do setor cooperativo de forma integrada e sustentável, ligado também, à razão de existir da OCB, que é representar o sistema cooperativista nacional, respeitando sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas.
Para participar, são necessários 3 passos:
PASSO 1 - INSCRIÇÃO
A inscrição no programa é feita por meio do portal http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/. É necessário preencher um breve cadastro, que irá gerar login e senha, permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados. No e-mail de contato informado, será enviada a confirmação de sua participação no Programa. Após esta confirmação, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do bloco Governança.
PASSO 2 – BLOCO GOVERNANÇA
Promover a adoção de boas práticas de governança pelas cooperativas visando a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em âmbito nacional.
Desde 2013, por meio da profícua parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), disponibiliza modelo referencial para a governança das cooperativas, pautado nos princípios universais de governança e nos princípios, valores e legislação cooperativistas.
O questionário de Governança do PDGC é ON-LINE, e vem logo após a inscrição (Passo 1):
• Bloco Governança: É composto por 23 questões de múltipla escolha. A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias em Governança.
As cooperativas que concluírem o bloco de Governança do PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação referente à governança na cooperativa. Finalizado o questionário Governança, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento bloco Gestão.
PASSO 3 – BLOCO GESTÃO
Este Questionário avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial, pautado em padrões de excelência validados internacionalmente e utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
O questionário de Gestão do PDGC é on-line, posterior ao preenchimento do questionário Governança (Passo 2):
• Bloco Gestão: É composto por 46 questões de múltipla escolha.
As cooperativas que concluírem o bloco de Gestão do PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação referente à gestão na cooperativa.
* Para mais informações, entre em contato conosco pelos telefones: (62) 3240 8913/8933 – Departamento de Monitoramento.