Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Cursos & Eventos

Cursos & Eventos

Programa de Jovens e Mulheres Cooperativistas do SESCOOP/GO

idv-mulheres-ajustada-1913161216.png

Há mais de 20 anos, o Sescoop acompanha de perto cooperativas em todas as regiões do estado coma missão de promover a cultura e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas goianas. Partindo da premissa de que o cooperativismo é um modelo de negócio viável, mas que ainda é carente de melhorias em seu processo de inclusão de mulheres e jovens, acreditamos que é fundamental que esse público possa conhecer e dar continuidade ao negócio, aprimorando sempre que possível, o modelo cooperativista.  

Por isso, lançamos dois programas on-line, com o objetivo de preparar esses jovens e mulheres para serem protagonistas dentro de suas cooperativas, por meio do aprimoramento de temas como educação cooperativista, inovação e liderança. Cada programa terá uma etapa de sensibilização e, posteriormente, uma formação com 4 módulos, realizados totalmente on-line.

A Eureca será a empresa parceira que fará toda o desenvolvimento do programa in company com a instituição. Além disso, será responsável pela seleção dos jovens e mulheres, tanto da etapa da Sensibilização, como do Programa de Formação. Serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas para a Sensibilização e 30 (trinta) vagas para o Programa, que tem como público-alvo jovens cooperados e colaboradores de 18 a 35 anos e mulheres cooperadas e colaboradoras acima de 18 anos. Filhos e esposas de cooperados também poderão participar, desde que haja disponibilidade de vagas. 

Esse projeto conta com 100% do subsídio do SESCOOP/GO para sua realização. Porém, para participar, é necessário que a cooperativa de origem do participante esteja registrada e adimplente com o Sistema OCB/GO. Caso o participante seja selecionado, entraremos em contato para formalizar a inscrição, por meio de um Termo de Compromisso e somente com a assinatura do instrumento será considerada efetivada a inscrição. 

EMENTA


• Caso haja alterações na agenda, haverá comunicado com antecedência.
• Será fornecido certificado de conclusão aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas/módulos do Programa.


1. SENSIBIZAÇÃO DE JOVENS LIDERANÇAS

O que é cooperativismo? Os jovens terão a oportunidade de conhecer o começo da história de cooperativismo, quais são as estruturas que o norteiam e vivenciar qual é a potência desse sistema no contexto atual de mundo.

Qual é o papel dos jovens do cooperativismo? Faremos um paralelo entre a juventude brasileira e o perfil do cooperado, mostrando quais são os desafios de juventude e representatividade geracional dentro do sistema.

Inovação no cooperativismo - Daremos um contexto do que é inovação e como este tema tem impactado o cooperativismo. Também promover um momento de investigação de quais são essas inovações que estão impactando o comportamento das juventudes e forma destas se relacionarem.

A etapa de Sensibilização está prevista para ser realizada no dia 13/08/2020.


1.2. PROGRAMA DE JOVENS COOPERATIVISTAS DO SESCOOP/GO

Módulo I - Liderança Jovem - 8 horas/aula
O primeiro passo para se tornar uma liderança é olhar para si e para a forma como nos relacionamos e nos conectamos com os outros! Neste workshop faremos um mergulho de autoconhecimento para despertar o protagonismo desses jovens. Com dinâmicas e vivências que estimulam a conexão, a autopercepção e ambientes de vulnerabilidade e empatia.

Módulo II - Cooperativismo e Impacto Social - 8 horas/aula
O cooperativismo é a forma que potencializa as relações humanas e a forma como atingimos um objetivo em comum. Através dos 7 princípios do cooperativismo, os jovens poderão se conectar e entender a potência desse sistema tão humano, através de vivências, reflexões e exemplos de cooperativas que são referências no estado do Goiás.

Módulo III - Negócios Conscientes - 8 horas/aula
O livro "Empresas Humanizadas" do Raj Sisodia introduz um novo conceito de empresa e um olhar diferenciado para o cooperativismo. Neste módulo será introduzido os pilares do capitalismo consciente, quais são as empresas que hoje já estão fazendo a diferença e como o cooperativismo é o sistema que se conecta com a essência dessa nova visão de mundo.

Módulo IV - Inovação na Prática - 8 horas/aula
Um Laboratório de Inovação, facilitado a partir da metodologia de design thinking. Após trazer dados e contexto da relação do cooperativismo e juventude hoje no Brasil, será proposto construção de um projeto que aproxime o público jovem ao cooperativismo. A entrega final será um plano de ação que poderá ser executado posteriormente.
  • Módulo I, realizado nos dias 01 e 03/09/2020;
  • Módulo II, realizado nos dias 08 e 10/08/2020;
  • Módulo III, realizado nos dias 15/08 e 17/09/2020;
  • Módulo IV, realizado nos dias 22 e 24/09/2020.


2. SENSIBIZAÇÃO DE LIDERANÇAS FEMININAS

O que é cooperativismo? As mulheres terão a oportunidade de conhecer o começo da história do cooperativismo, quais são as estruturas que o norteiam e vivenciar qual é a potência desse sistema no contexto atual de mundo.

Qual é o papel das mulheres do cooperativismo? Faremos um paralelo entre a posição das mulheres na sociedade brasileira e mercado e o perfil da cooperada, mostrando quais são os desafios dela hoje e representatividade dentro do sistema.

Inovação no cooperativismo? Daremos um contexto do que é inovação e como este tema tem impactado o cooperativismo. Também promoveremos um momento de investigação de quais são essas inovações que estão impactando o comportamento das mulheres e a forma deslas se relacionarem.


2.1. PROGRAMA DE MULHERES COOPERATIVISTAS DO SESCOOP/GO
Módulo I - Propósito Cooperativista - 8 horas/aula

Conexão com o propósito pessoal: reflexões e trocas sobre valores, princípios e propósito pessoal, conteúdo sobre propósito e sobre como levá-lo para o dia a dia, momento de reconhecimento entre o grupo e conexão das participantes. Propósito e princípios do cooperativismo: princípios cooperativistas e como os vemos sendo colocados em prática, conteúdo sobre cultura e como propósito se manifesta nas organizações e grupos, histórias do cooperativismo gerando identificação e integração entre o grupo.

Módulo II - Mulheres no Cooperativismo - 8 horas/aula
Entendimento do momento das Mulheres no mundo: conteúdo sobre o contexto das mulheres no mundo e nas organizações, através de dados e referências de estudo. Mulheres no Cooperativismo; trazer referências sobre o contexto das mulheres no cooperativismo e atividade de troca de experiências e aprofundamento na temática de mulheres no cooperativismo. Como características femininas se conectam com o cooperativismo: conteúdo sobre feminino e masculino nos negócios (Ex: liderança Shakti) e atividade de construção coletiva sobre como trazer mais do Feminino e do equilíbrio para o cooperativismo.

Módulo III - Liderança Consciente - 8 horas/aula
Desenvolvimento de competências de Autoliderança e Liderança de grupos, pautadas nos conceitos de Liderança Consciente. Será abordado um conteúdo sobre liderança consciente baseado no livro “Leading Well From Within”, escrito pelo neurocientista Daniel Friedland. Desenvolvimento de atividades sobre reconhecimento de momentos de estresse enquanto líderes, com uma visão de como lidar da melhor forma com o estresse. Momento de trocas e compartilhamento entre as participantes sobre histórias inspiradoras que viveram enquanto líderes – de si e de outros.

Módulo IV - Autogestão, Inovação e Co-criação - 8 horas/aula
Conceitos de Autogestão.: conteúdo sobre o que é autogestão e sobre como esse conceito pode ajudar na organização de futuros comitês. Inovação no Cooperativismo: conteúdo sobre o que é inovação e como ela está sendo trazida para o cooperativismo. Co-criação para o evento Mulheres no Cooperativismo: apresentação de ferramentas de inovação e design de eventos e atividades para uso das ferramentas de inovação.A segunda etapa contempla o programa de 32 (trinta e duas) horas/aula, divididas em 4 (quatro) módulos, sendo:o Módulo I, realizado nos dias 17 e 19/08/2020;o Módulo II, realizado nos dias 24 e 26/08/2020;o Módulo III, realizado nos dias 31/08 e 02/09/2020, e;o Módulo IV, realizado nos dias 08 e 10/09/2020.

Para participar, faça sua inscrição pelos links abaixo: 

*Estamos à disposição para informar mais detalhes sobre o Programa e permanecemos à disposição, para quaisquer informações, pelo e-mail formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: