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Programa de Líderes 2020

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Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas 2020

O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas 2020, desenvolvido para atender a demanda que os dirigentes, conselheiros e executivos dos mais diversos segmentos de cooperativas possuem sobre gestão e liderança. O programa vem ao encontro dos anseios desse público, que convive com a necessidade de se atualizar nas modernas técnicas administrativas e estilos de liderança, preparando-se para os desafios diários que o mercado, cada vez mais competitivo, os impõe.


Esse projeto conta com o subsídio total do SESCOOP/GO. É necessário, todavia, que a cooperativa de origem do participante, ou esteja inscrita, ou se inscreva no Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC e realize, no mínimo, o diagnóstico organizacional antes do início do programa e/ou participe de outro Programa Nacional de Monitoramento (PAGC, GDA) e encontrem-se registradas, adimplentes e regulares com o Sistema OCB/SESCOOP-GO.


LOCAL DO CURSO:
O programa será realizado na sede do SESCOOP/GO, à Av. H com Rua 14, nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista.



A QUEM SE DESTINA
O público para esse evento é composto, única e exclusivamente, por Dirigentes, Conselheiros e Gerentes de cooperativas.


METODOLOGIA
Disciplinas ministradas mensalmente, em 02 (dois) dias consecutivos, das 8h às 17:00h, com pausa de 1 (uma) hora para almoço. O último encontro ocorrerá apenas no período matutino de um dia, em formato de seminário, composto de 2 (duas) palestras.


INÍCIO
O Programa de Líderes tem previsão para início em 25/03, com previsão de término no dia 23/11.


INVESTIMENTO
Para o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas 2020, o SESCOOP/GO custeará 100% (cem por cento) da bolsa de estudos, não havendo desembolso por parte da cooperativa, caso o participante obtenha o índice de frequência exigido no Programa, de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento). Em caso de desistência, reprovação, abandono ou situação análoga, assim como na hipótese de o aluno não cumprir a frequência mínima de 75% no Programa, a Cooperativa deverá restituir, o valor integral da bolsa, de R$ 2.470,00 (dois mil quatrocentos e setenta reais) por participante, quantia referente ao custo do Programa.



CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES
São disponibilizadas 35 (trinta e cinco) vagas para o público específico obedecendo aos seguintes critérios:

• Cooperativas de origem dos participantes devem estar registradas e adimplentes com o sistema OCB/SESCOOP-GO;

• Cooperativas de origem dos participantes devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, de, pelo menos um Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO, tais como: PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista, GDA (Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro) e/ou PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). 


• O link para realizar a inscrição e diagnóstico no PDGC é: pdgc.somoscooperativismo.coop.br com início em 03/02/2020 e prazo final até 02/03/2020. Para maiores informações entrar em contato: (62) 3240 – 8933.


• O participante deve ser Dirigente, Conselheiro(a), ou exercer cargo de Gerência na cooperativa.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
• A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá assinar um contrato, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se por, em caso de desistência, abandono, reprovação ou situação análoga do participante no decorrer do curso, assim como no caso de não cumprimento de frequência mínima no Programa, realizar o reembolso do valor subsidiado pelo SESCOOP/GO. Somente com a assinatura do instrumento será considerada efetivada a inscrição;
• Será fornecido certificado de conclusão aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no Programa;
• Não serão fornecidos transporte, hospedagem, estacionamento e alimentação aos participantes;
• Será fornecido material didático digital;
• O participante desistente não terá direito ao material didático ou qualquer material distribuído no programa.


DISCIPLINAS

Disciplinas  Horas/Aula  Turma1
Marketing Pessoal  16 h  27 e 28/04
Liderança Situacional  16 h  18 e 19/05
Cooperativismo Contemporâneo  16 h    09 e 10/06 
Relacionamento Interpessoal  16 h  29 e 30/06
Gestão de Inovação  16 h  29 e 30/07
Liderança Coach  16 h  24 e 25/08
Educação Cooperativista  16 h  09 e 10/09
Planejamento e Gestão Participativa  16 h  19 e 20/10
Líder Agente Transformador  16 h  09 e 10/11
Seminário - Palestras sobre Liderança e Gestão de Pessoas     4 h    23/11/2020
(matutino)
      
Carga Horária Total - 148 horas/aula  

*A confirmação das datas está condicionada à formação da turma.


EMENTA

Cooperativismo Contemporâneo – 16 horas/aula
Globalização e Evolução do Pensamento Cooperativo. Tendências do Cooperativismo Contemporâneo: gestão empresarial, gestão social, formação do sentido empreendedor no cooperativismo, cooperativismo solidário contemporâneo. Quadros teóricos institucionalistas na análise do cooperativismo contemporâneo: teoria da agência, teoria dos direitos de propriedade, teoria dos custos de transação. Quadros evolutivos do cooperativismo nacional e internacional.

Marketing Pessoal e Oratória – 16 horas/aula
Técnicas para superar o medo e o nervosismo; Emoção aplicada à comunicação; Gestos, postura e apresentação pessoal; Entonação, dicção e voz; Construindo a melhor imagem; Uso adequado de microfone; Comunicação: ferramenta de marketing pessoal e de convencimento; Conceitos aplicáveis de marketing pessoal; Técnicas para falar de improviso; Como fazer boas apresentações.

Liderança Situacional – 16 horas/aula
A velocidade das mudanças no ambiente empresarial; A necessidade de desenvolver Competências; Papel gerencial: O novo perfil do Gestor; Habilidades necessárias ao papel: Técnicas/ Humanas/ Conceituais; Diferenças entre chefes e líderes; Estilos de liderança: A visão do ser humano determinando o estilo; Adequando o estilo aos diferentes níveis de maturidade da equipe; Comunicação Empresarial; O Processo de comunicação dentro das organizações; A comunicação como diferencial competitivo; Os problemas mais comuns; A interferência da hierarquia e a departamentalização; Aprimorando a competência de comunicação; Avaliação de desempenho, reconhecimento e recompensa; O que e como avaliar; Desempenho X Resultado; Feedback construtivo; Reconhecendo desempenhos diferenciados; Administração de conflitos interpessoais e intergrupais; O papel do líder no gerenciamento de conflitos; Geração de consenso; Fatores que facilitam a aceitação da liderança por parte da equipe e geram motivação; Construindo equipes vitoriosas através da liderança motivada.

Relacionamento Interpessoal – 16 horas/aula
Convivência e Integração em Grupo (relações interpessoais: o que é e o que representa?); Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais e Intergrupais: autoconhecimento; Administração das Diferenças para o convívio em grupo e relações de confiança; Comunicação Eficiente em Grupo: janela de Johari; Administração de Conflitos nas Relações: estilo passivo, agressivo e assertivo; Ética nas Relações; Atitudes Positivas e Negativas em Equipe; Exercício da Empatia nas Relações Interpessoais: saber ouvir; O Processo da Automotivação; Qualidade Pessoal e Harmonia num Ambiente Profissional.

Gestão da Inovação – 16 horas/aula
I - Criatividade para Inovação: Criatividade e liderança como bases do processo de Inovação; Papel do líder nos processos de Inovação; Relação entre Criatividade e Inovação; Criando ambientes propícios para a criatividade; Pensamento lateral: como buscar novos caminhos; Métodos e técnicas de geração e gestão de ideias; Criando equipes de trabalho orientadas para a inovação.
II - Gestão da Inovação: Gestão da Inovação; Organização e planejamento para inovação. 
III - Inovação e Competitividade: Inovação como elemento de competitividade mercadológica; Identificação e monitoramento de indutores da inovação nas empresas; Inovação e mercado.

Liderança Coach – 16 horas/aula
O que é coaching; Coaching X Counseling X Mentoring; Contextos do coaching; Etapas do processo; A arte de fazer perguntas; Foco em soluções; Coaching X Liderança; O papel do líder coach; Benefícios do coaching para a organização; Como identificar e lidar com crenças limitantes; Roda da Liderança; Especificação de metas; Meta SMART; Modelo de coaching em 4 passos; Construindo um plano de ação; Tarefas e follow up; Busca do equilíbrio.

Educação Cooperativista – 16 horas/aula
A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado; A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas; A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder; O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social; Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações); O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social; Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social; Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras; A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação; A essência da doutrina e da filosofia cooperativista; O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa; Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).

Planejamento e Gestão Participativa – 16 horas/aula
Programa de eficiência pessoal; Técnicas de priorização; Urgente X Importante; Combatendo a procrastinação, insatisfação e inércia; Como usar telefone e e-mail; Delegação; Planejamento e preparação: temas, objetivos, prioridades, participantes e duração; Como lidar com o stress e crises; PDCA; Conceitos de liderança participativa; Visão das organizações modernas; Como ser um líder adequado a diferentes liderados; O líder educador; Ética pessoal e organizacional; Impactos da antiética na gestão empresarial.

Líder Agente Transformador – 16 horas/aula
Apresentação: Fator oculto; Aplicação de dinâmica para aquecimento do grupo; Cultura Organizacional: Crenças e valores; As quatro ondas culturais; Empresa como cultura; Gestão de Mudanças: Definição de cenários - antigo x atual na função da liderança; As 4 fases no processo de mudança; A importância da Visão de Futuro na Obtenção de Resultados: Visão de futuro; Estabelecimentos de objetivos; Critérios necessários quanto a definição de objetivos; Definição de estratégias; Aplicação de planos táticos; Critérios na mensuração de resultados; Percepção do Líder: O processo perceptivo; As 5 barreiras do processo criativo; Aplicação de dinâmica vivencial em percepção; Influenciando a Motivação: Empowerment; Como gerar estímulos para motivação da equipe; Aplicação do motivograma; Como lidar com subordinados com diferentes níveis de motivação e maturidade; Liderança Flutuante; Comunicação Interpessoal: Processo da comunicação; As 4 fases da Comunicação; Como dar e receber feedbacks; Aplicação de Dinâmica Vivencial em comunicação (cujo objetivo é demonstrar os sérios problemas de interpretação, com destaques para a falta de clarificação e verificação); Programação Neurolinguística na Negociação: Objetivos e Etapas de uma negociação; Conceitos sobre Programação Neurolinguística; Como negociar e vender ideias para visuais, auditivos e cinestésicos; Aplicação de questionário sobre estilos; Os participantes conhecerão o método que cada um mais utiliza para perceber o mundo que o cerca; Liderança mediante a Inteligência Emocional: Conceitos; Etapas da Inteligência Emocional; Exemplos Práticos; Administração do Stress; Liderando com Inteligência Emocional; Coaching: O papel do líder coach; Como desenvolver competências (técnicas, humanas e conceituais) na equipe; Competências mais exigidas na atualidade; Como dar e receber feedback aos assistidos; Dinâmica vivencial em Coaching; Aplicação prática das técnicas de coaching; Encerramento: Exercício sobre feedbacks positivos; Sensibilizar quanto à necessidade do elogio sincero; Jogo da engrenagem; Fechamento de equipe; Aplicação de Dinâmica de fechamento: Demonstra que a solução dos nossos problemas está dentro de nós mesmos.

Seminário de Líderes Cooperativistas – 4 horas/aula
Palestras sobre Liderança e Gestão de Pessoas com tema e conteúdo programático a serem definidos.

Repassamos mais detalhes sobre o Programa e permanecemos à disposição para quaisquer informações pelos telefones: (62) 3240 8909 / 8911 / 8916 / 8917 / 8918 / 8923 / 8926 ou pelo e-mail:  formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 10/03/2020.

 

          INSCRIÇÕES ENCERRADAS          

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