6º Fórum Goiano de Presidentes e Dirigentes Cooperativistas

Planejamento Estratégico e sua importância para o Desenvolvimento das Cooperativas Goianas
APRESENTAÇÃO DO EVENTO
Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as sociedades cooperativas se veem constantemente diante de inúmeros desafios, principalmente em relação às questões particulares às cooperativas, como doutrina, princípios, governança e gestão. Nesse contexto, o planejamento estratégico surge como ferramenta gerencial, capaz de fazer análise do ambiente competitivo e a definição dos rumos para o desenvolvimento das cooperativas.
O 6º Fórum Goiano de Presidentes e Dirigentes Cooperativistas vai reunir 100 gestores de cooperativas de todo o Estado, para discutir e trocar experiências sobre a importância do planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável das cooperativas goianas. Os participantes terão direito a uma (01) pernoite no hotel, incluindo almoço e jantar no primeiro dia; café da manhã e almoço no segundo dia, além da participação no evento, coffee break, material de apoio e certificado.
Não deixe de participar e contribuir para o fortalecimento do Sistema Cooperativista Goiano.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Data: 12 e 13 de maio de 2016
Local: Hotel Taiyo Thermas
Cidade: Caldas Novas
Vagas: 100 participantes
Público: Presidentes e dirigentes de cooperativas goianas
Dia 12/05/2016
12:00h – Credenciamento
13:30h – Abertura oficial do encontro
14:00h – Palestrante José Horta Valadares – Sapience
Tema: Princípios de Economia Cooperativista
15:30h – Coffee break
15:50h - Palestrante Mauri Alex de Barros Pimentel – Sapience
Tema: Análise Macroambiental e Cenário Competitivo
Facilitadores Mauri Alex de Barros Pimentel e José Horta Valadares – Sapience
Construção Participativa: Cenário Estratégico do Cooperativismo Goiano
21:00h - Jantar
Dia 13/05/2016
08:30h - Palestrante Francisco Teixeira Neto - FNQ
Tema: Gestão e Governança, com foco no PDGC
09:30h – Palestrante Mauri Alex de Barros Pimentel – Sapience
Tema: Fundamentos de Governança Corporativa
11:00h – Palestrante José Horta Valadares – Sapience
Tema: Moderna Administração de Cooperativas
Facilitadores Mauri Alex de Barros Pimentel e José Horta Valadares – Sapience
Construção Participativa: Princípios da Governança Corporativa aplicados às Cooperativas
12:30h – Almoço
13:30h - Palestrante Mauri Alex de Barros Pimentel – Sapience
Tema: Estratégia competitiva em Cooperativas
15:00h - Coffee break
15:20h - Palestrante José Horta Valadares – Sapience
Tema: Aspectos condicionantes do Plano Estratégico
Facilitadores Mauri Alex de Barros Pimentel e José Horta Valadares – Sapience
Construção Participativa: Desafios à Implantação do Planejamento Estratégico
17:00h – Encerramento do Evento
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas pelo site www.goiascooperativo.coop.br , até o dia 06/05/2016 (sexta-feira) e devem ser confirmadas pelo telefone 3240-8909/ 8911/ 8912/ 8917.
Para acessar a ficha de inscrição clique aqui
*Taxa de inscrição
Como taxa de inscrição, cada participante deverá entregar 01 kit de higiene pessoal, contendo 03 unidades de sabonete, 02 unidades de creme dental, 02 unidades de escova de dente e 01 unidade de fio dental,, para serem doados para instituições filantrópica. O kit poderá ser entregue antecipadamente, na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO, ou no dia do evento.
O Fórum é direcionado a presidentes e dirigentes de cooperativas em situação de regularidade com a OCB-GO e SESCOOP/GO. Os participantes terão direito a 01 pernoite no hotel, incluindo almoço e jantar no primeiro dia; café da manhã e almoço no segundo dia, além da participação no evento, coffee break, material de apoio e certificado.
As despesas de transporte até o evento e despesas extras (frigobar, telefone, bebidas etc) serão pagas pelo participante, diretamente ao hotel, no momento de sua saída (check out).
As inscrições dos participantes no evento são de responsabilidade da cooperativa e, caso o participante não compareça, será cobrado da cooperativa o valor total das despesas de hospedagem e alimentação.
CURRÍCULO RESUMIDO DOS PALESTRANTES
Mauri Alex de Barros Pimentel
Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), Especialista MBA Gestão Empresarial em Cooperativas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV) e Bacharel em Administração, com Habilitação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como consultor nas áreas de planejamento estratégico, governança corporativa, doutrina e teoria cooperativista, liderança, estratégia empresarial, business plan e desenvolvimento de negócios em diversos segmentos do cooperativismo, incluindo sistemas OCB/SESCOOP, SICREDI, SICOOB, UNIMED e UNICRED. Atualmente atua como coordenador acadêmico e professor convidado para os cursos de MBA in Company para organizações cooperativas pela FGV, Consultor externo da Comissão Especial de Direito (CEDC) da OAB/RJ, Diretor Financeiro do Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo – IBECOOP e diretor executivo da empresa Sapience.
José Horta Valadares
Doutor em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Administrador e Tecnólogo em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor aposentado no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa e Professor e Coordenador Acadêmico convidado no Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getúlio Vargas (IDE/FGV). Realiza atividades como consultor de organismo internacionais (FAO, Banco Mundial, FIDA) e nacionais ligados ao Cooperativismo, órgãos governamentais e empresas cooperativas dos mais diversos segmentos, com destaque para o Sistema Unimed. Ocupa ainda o carga de vice-presidente do Instituto Brasileiro de Estudos do Cooperativismo – IBECOOP e diretor executivo da empresa Sapience.
Francisco Teixeira Neto
Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, com duas especializações em melhoria da produtividade de MPE pelo Centro de Produtividade Japonês (JPC-JICA), no Japão. Atua no desenvolvimento de metodologias para avaliação da maturidade e melhoria da gestão, realizando cursos, palestras e produzindo artigos e e-books sobre temas relacionados à gestão organizacional. Ingressou na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em 2009, tendo realizado trabalhos para o SEBRAE, para o SESCOOP e para a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, dentre outros. Antes da FNQ, trabalhou no Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade (IBQP), como gestor de projetos ligados ao aumento da competitividade, empreendedorismo e à disseminação de ferramentas da qualidade, e como comprador internacional e gerente orçamentário em projeto de cooperação técnica entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores.
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