Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Eventos

Eventos

6 Seminrio Estadual de Cooperativismo

6-seminario-1456163.jpg

Cerca de 1500 pessoas prestigiaram o evento em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo realizado pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, no dia 5 de julho. O encerramento se deu com um belo espetáculo circense do grupo Universo Casuo, inspirado na escola da famosa companhia Cirque du Soleil.Com uma apresentação de duas horas de muita acrobacia, luzes, cores, bom humor e música ao vivo, o grupo agradou a adultos e crianças. Durante a tarde, cerca de 600 dirigentes de várias regiões de Goiás participaram do 6º Seminário Estadual de Cooperativismo, que trouxe palestras de três renomados conferencistas (leia sobre as palestras ao lado).  

O evento manteve uma tradição da casa de realizar ações beneficentes recolhendo doações como ingresso. Neste ano, foram recolhidas 1270 peças de agasalhos e cobertores, que foram repassadas a moradores em situação de rua de Goiânia assistidos pela Comunidade Espírita Ramatis, à Vila São José Bento Cottolengo, ao Lar das Crianças de Pai Joaquim, ao Grupo Espírita Regeneração e ao Abrigo Nosso Lar. Três entidades localizadas em Rubiataba: a Sociedade São Vicente de Paulo, Associação Rubiatabense de Dependentes Químicos Vida Nova e Sociedade Amigos e Amigas de Adolescentes Aprendizes e a Associação Centro de Convivência Campo Formoso, de Orizona, também receberam parte das doações.  

No intervalo entre o seminário e a apresentação circense, os participantes se confraternizaram num coquetel em cujo espaço foi montada a exposição fotográfica “Cooperativas de Goiás – Ontem e Hoje”. A exposição contou com a participação de 44 cooperativas de diferentes ramos e regiões do estado. As fotos retrataram como as cooperativas eram no início e como estão hoje, mostrando principalmente imagens de suas sedes. Em seu discurso na abertura, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Haroldo Max de Sousa, abordou o tema deste ano do Dia Internacional do Cooperativismo (definido pela ACI): “Empresas Cooperativas se Mantêm Fortes em Tempos de Crise”. “As cooperativas trazem em sua própria constituição o diferencial para promover o desenvolvimento e também para mitigar crises, mas é preciso aprimorar a gestão, torná-la profissional. Não temos mais tempo para ficar pregando a filosofia cooperativista sem a devida contrapartida da eficiência nos negócios, sem primar por uma governança cooperativista competitiva”, afirmou Max de Sousa.

 

Os palestrantes do seminário 


Roberto Shinyashiki

Se valendo de casos pitorescos de sua experiência pessoal e anedotas de todo tipo, Roberto Shinyashiki falou sobre a importância da liderança num ambiente de mudanças econômicas, sociais, tecnológicas e comportamentais. Shinyashiki abriu o ciclo de palestras do 6º Seminário Estadual de Cooperativismo e deixou um recado claro aos líderes sobre a necessidade do líder estar constantemente atualizado e conquistando o respeito de seus liderados. Roberto Shinyashiki é médico psiquiatra com especialização em Administração de Empresas pela USP. Escritor e conferencista internacional, é um profundo conhecedor da alma humana.

Roberto Rodrigues  

Como tornar as cooperativas melhores do ponto de vista financeiro e humano, como aumentar a fidelidade do cooperado, a competitividade, produtividade e a participação de mercado das cooperativas num ambiente cada vez mais acirrado e global. Para Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e destacado líder cooperativista brasileiro, um bom começo a essas respostas é implantar na cooperativa o modelo de governança corporativa. Este foi também o mote do 6º Seminário Estadual de Cooperativismo realizado pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO. Rodrigues discorreu sobre conceitos e formas de implantação de uma governança em sociedades cooperativas, sempre destacando a importância do dirigente neste processo. Roberto Rodrigues é paulista de Cordeirópolis, engenheiro agrônomo e produtor rural com larga experiência em cooperativismo. Foi presidente da OCB e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Ex-ministro da Agricultura, foi nomeado recentemente embaixador especial da FAO/ONU para o cooperativismo. 

Mario Sergio Cortella  

“Vaca não dá leite. Tem que tirar...”, “Se quiser ir rápido, vá sozinho, se quiser ir longe, vá acompanhado”. Essas duas frases formaram uma espécie de mantra na palestra de Mario Sergio Cortella, filósofo e doutor em Educação. Ele fechou a programação de palestras do seminário. Em tom sempre bem humorado, Cortella falou sobre mudança e transformação na vida profissional e pessoal. O recado aos dirigentes cooperativistas presentes foi dado reprisando a frase do “ir sozinho ou acompanhado”, trazida da cultura africana, segundo o palestrante. Mario Sergio Cortella é professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação e Pós-Graduação em Educação pela PUC-SP. Entre outras atividades, é conselheiro do Conselho Técnico-científico de Educação Básica do Ministério da Educação.

 

>>Click aqui e entre no hotsite do evento

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: