Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB-GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Fique de olho

120 Dias de Gestão

            
 


Edição EXTRA | Ano 2019 | Goiânia, 25/09/2019  
 

120 dias

Novas diretrizes para o Sistema marcam os 120 primeiros dias da nova gestão

Eixos de Atuação

Diretrizes estratégicas do Sistema OCB/SESCOOP-GO para 2020/23

O sucesso de uma gestão depende de um bom planejamento, de acompanhamento na execução dos planos e de avaliação e monitoramento dos resultados. E, ao lado disso tudo, é importante ter transparência e informar o que já foi realizado. A finalidade da presente publicação é fazer com que as ações dos primeiros quatro meses da gestão do Sistema OCB/SESCOOP-GO no período 2019/2023 alcancem o público cooperativista. Pretende-se, sobretudo, destacar de forma objetiva a organização das ações em diretrizes que foram estipuladas como pilares desta administração: Representação; Representatividade; Comunicação; Gestão e Governança; Inovação  e Mercado e Intercooperação.Esses eixos de atuação contemplam dois eventos promovidos pelo Sistema OCB Nacional, 14 º CBC, onde foi discutidos as diretrizes gerais do cooperativismo brasileira e o 7º Fórum de Presidentes, realizado em maio de 2018,  onde os participantes deram suas contribuições para melhoria do cooperativimo goiano.

LEIA MAIS

Intercooperação

Dia C no Jardim Botânico



As cooperativas goianas e o Sistema OCB/SESCOOP-GO realizaram no dia 6 de julho a entrega da revitalização do Jardim Botânico, em Goiânia. O projeto foi realizado por meio de uma parceria público-privada, que envolveu de um lado o Sistema OCB/SESCOOP-GO e doze cooperativas goianas e, do outro, a prefeitura da Capital.
 O projeto de revitalização é até o momento uma das maiores ações de intercooperação realizadas no Dia de Cooperar 2019 em todo o Brasil.




LEIA MAIS

Comunicação

Campanha SOMOSCOOP


A OCB-GO abraçou a causa do movimento SomosCoop,
 criado pelo Sistema OCB nacionalmente e que tem o objetivo de unificar a divulgação do cooperativismo brasileiro, ressaltando suas qualidades e renovando o orgulho de quem participa desse modelo de negócio. A entidade realizou um encontro da gerente de comunicação do Sistema OCB Nacional, Daniela Lemke com as cooperativas goianas, para alinhar estratégias. A Cooperativa Sicoob Uni desenvolveu a música tema para a campanha. O jingle  foi doado a Unidade Nacional. Além de incentivar a adesão ao movimento, a própria OCB-GO passou a utilizar o carimbo SomosCoop em impressos, publicações, mobiliário em sua sede e ainda colocou uma bandeira com a marca tremulando no alto do Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia. 

LEIA MAIS

 

Reunião de Alinhamento

Treze cooperativas estiveram na sede do Sistema para conhecer mais  sobre o Movimento SOMOSCOOP no dia 6 de agosto

 

Hino SOMOSCOOP




Contribuição da Central Sicoob Uni, a música SOMOSCOOP foi cedida a unidade nacional que adotou como música tema da campanha

CONHEÇA O HINO

Governança e Gestão

Valor da contribuição de manutenção sem reajuste em 2019

Em maio deste ano as cooperativas receberam os boletos para pagamento da Contribuição de Manutenção do período de junho de 2019 a abril de 2020. Por uma resolução desta gestão os valores não sofreram qualquer reajuste. A entidade entende que as contribuições efetuadas ao sistema são investimentos para o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo em Goiás, mas o Conselho de Administração também entendeu que não seria o momento de haver qualquer mudança de valor.


Desconto na Contribuição Confederativa

No dia 13 de dezembro de 2018, foi deliberado na Assembleia Geral Extraordinária da CNCOOP, a instituição da Contribuição Confederativa a ser recolhida pelas cooperativas brasileiras, com vencimento em 30 de junho de 2019, em favor das entidades sindicais que legitimamente representam a categoria econômica: Sindicatos de Cooperativas (1° grau), Federações (2° grau) e CNCOOP (grau máximo). Deste valor,  a OCB-GO estipulou um desconto de 30% para o exercício 2019.

 

Workshop para desenvolver o plano de ação das diretrizes 2020/2023




No início de agosto a OCB-GO realizou um workshop com representantes de cooperativas e colaboradores da própria entidade para desenvolverem ações ligadas às diretrizes de gestão do Sistema OCB/SESCOOP-GO para os próximos anos. Os participantes foram divididos em grupos de acordo com as diretrizes: 
Inovação, Comunicação, Mercado, Intercooperação, Governança e gestão e Representação. Cada grupo estabeleceu um plano de ações e metas a serem alcançadas. 

LEIA MAIS

 

Renegociação com o Banco do Brasil

Renegociação com o Banco do Brasil com majoração do valor da remuneração das aplicações e redução das tarifas de serviços utilizados pelo SESCOOP/GO.

 

Liberação das salas do SESCOOP/GO para treinamento nos finais de semana




As cooperativas goianas podem agora usar as salas de curso e treinamento do SESCOOP/GO no período da noite e aos fins de semana. A estrutura estará disponível de segunda a sexta-feira, até as 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às 18 horas.  O benefício vale para todas as cooperativas registradas na OCB-GO. Aquelas que são filiadas têm ainda mais vantagens, com isenção ou descontos nos valores do aluguel

LEIA MAIS

Representação

Articulação com Ministério Público para parcerias no Dia C



O Sistema OCB/SESCOOP-GO passou a ter mais um aliado de peso para reforçar o Dia C Goiás. O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) vai entrar como parceiro na realização de projetos de responsabilidade socioambiental, dentro da campanha do Dia de Cooperar, que devem beneficiar diversas cidades goianas. A parceria foi celebrada em uma reunião realizada em agosto, na Casa do Cooperativismo Goiano, quando o presidente do Sistema, Luís Alberto Pereira, recebeu os promotores de Justiça do MP-GO, Laura Maria Ferreira Bueno, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, e André Luís Ribeiro Duarte, coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos.

LEIA MAIS

 


OCB-GO passa a ser membro efetivo no Fórum Empresarial

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, participou, em 8 de julho, de uma reunião do fórum realizada na Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg). No mês seguinte, em agosto, a OCB-GO foi a anfitriã e sediou a reunião de agosto do Fórum de Entidades Empresariais de Goiás (FEE). Essa foi a primeira participação da instituição cooperativista como membro oficial do fórum, que discute soluções para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás. Participam do FEE as seguintes entidades empresariais: Faeg, Facieg, Fieg, FCDL, Fecomércio, Adial, Acieg e OCB-GO.

LEIA MAIS

 

Articulação com a Secretaria de Educação para o ensino do cooperativismo nas escolas

A inserção do cooperativismo nas escolas da rede estadual de ensino em Goiás vai se tornando cada vez mais uma realidade. Representantes do Sistema OCB/SESCOOP-GO e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) já realizaram duas reuniões sobre o tema, em julho e agosto. O momento agora é de formatar o modelo em que o tema cooperativismo será inserido na grade curricular. Será preciso realizar uma formação dos professores que vão trabalhar com o assunto nas escolas. Esse é um dos pontos em que a participação do Sistema OCB/SESCOOP-GO será fundamental. 

LEIA MAIS


Indicação de vaga de conselheiro suplente no FGCOOP

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira foi indicado para representar a OCB Nacional na Assembleia Geral do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop, representando 200 singulares de todo o brasil não filiadas dentro do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).  A Assembleia Geral é a instância máxima de decisão do Fundo, responsável por definir os passos do setor e os caminhos para transformá-lo em realidade. Representa, os interesses e as demandas de todo o SNCC.



Manutenção de Assento na JUCEG

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado esteve em maio na sede do SESCOOP/GO, em Goiânia, para uma cerimônia de oficialização da OCB-GO como um dos vogais a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). A entidade conseguiu a vaga no plenário da Juceg juntamente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) e da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg). O presidente da OCB-GO, Luís Alberto Pereira, da Adial, Otávio Lage Filho e da Facieg, Ubiratan da Silva Lopes assinaram juntamente com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado um termo de compromisso oficializando as três entidades como novos vogais na Juceg.


LEIA MAIS


Criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo em Goiás



A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, em maio, o requerimento do deputado Paulo Trabalho (PSL) para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. A proposta havia sido apresentada no dia 21 de maio e foi votada já na semana seguinte. Por enquanto, a frente ainda não foi instalada. Ela será composta por onze parlamentares, sob a coordenação de Paulo Trabalho. A proposta foi apresentada um dia após o deputado assumir esse compromisso com a OCB-GO, durante o evento em que o governador Ronaldo Caiado oficializou a participação da entidade cooperativista na Junta Comercial de Goiás (Juceg).

LEIA MAIS


 
 

Rápidas do Cooperativismo



REFORMA TRIBUTÁRIA

O Sistema OCB/SESCOOP-GO realizou dia 19 de setembro, no auditório do Edifício Goiás Cooperativo, um evento com o tema: As propostas da reforma tributária e o cooperativismo. O seminário contou com a presença de Luiz Carlos Hauly, relator da PEC 293/04, aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados em dezembro de 2018 e que serviu como base para a PEC 110/19, apresentada no Senado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, em julho deste ano.


ASSESSORIA JURÍDICA OCB-GO

A comissão encarregada de avaliar as propostas para contratação de escritório de advocacia que prestará serviços de consultoria e assessoria jurídica para a OCB-GO reuniu-se no início de setembro. Ela é formada pelo presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira; Astrogildo Gonçalves Peixoto, vice-presidente da OCB-GO e Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira, conselheiro da OCB-GO.
Foram apresentadas 11 propostas com valores variados. Foram avaliadas as documentações dos escritórios que apresentaram as cinco melhores propostas, considerando estrutura, número de profissionais e especialidades. Dentre estes, o escritório que apresentou o menor preço foi o Sato, Lima e Cabral Advogados Associados, que será convidado para uma entrevista presencial pela comissão. 


PROCESSO SELETIVO

O SESCOOP/GO irá realizar entre os dias 19 e 21 de outubro o Processo Seletivo 001/2019, para contratação de pessoal e formação de cadastro de reserva. São oito cargos de nível superior, cuja remuneração inicial é de R$ 4.769,33. As inscrições já se encerraram.


NOVOS PROJETOS EM ANDAMENTO

O grande projeto de intercooperação que uniu o cooperativismo goiano e o poder público municipal para recuperar o Jardim Botânico vai ser multiplicado. Uma nova etapa do trabalho está sendo planejada, com foco em novas melhorias para a unidade de conservação, com o objetivo de elevar o nível de classificação do parque de B para A.


CADEIA PRODUTIVA DE LEITE

A OCB-GO participa do 2º Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite, realizado pela Faeg, em parceria com diversas entidades. A entidade realizou levantamento por telefone nas cooperativas que atuam neste setor em Goiás 




FERROVIA NORTE SUL

O Sistema OCB/SESCOOP-GO vai intermediar o contato de cooperativas goianas com a empresa Rumo, concessionária que será responsável pelo transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul, no trecho que passa por Goiás. O objetivo do Sistema é facilitar que as instituições cooperativas acessem as soluções logísticas oferecidas pela companhia, de modo que possam ampliar seu campo de atuação nos mercados interno e externo e aumentar seu nível de competitividade, a partir da redução de custos e aumento da eficiência do escoamento de seus produtos. O presidente do Sistema, Luís Alberto Pereira, recebeu os executivos da Rumo, na Casa do Cooperativismo Goiano, em junho, e conheceu detalhes do projeto de utilização da ferrovia. 


COOPERATIVISMO NO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL

Representantes do Sistema OCB/SESCOOP-GO e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) já realizaram duas reuniões sobre o tema, em julho e agosto. O momento agora é de formatar o modelo em que o tema cooperativismo será inserido na grade curricular.


SECRETARIA DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

A OCB-GO e a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) tem trocado informações para incentivar o cooperativismo como forma de empreendedorismo, em Goiás. Recentemente, a SIC criou a Subsecretaria de Empreendedorismo e Geração de Renda e uma de suas gerências é a de cooperativismo. 


CÂMARA SETORIAL DE MODA

A OCB-GO vai se juntar com cerca de 30 entidades num projeto liderado pela Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), para alavancar o setor da moda, em diversas categorias – desde roupas e calçados até cosméticos.

 
 
       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: