Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Fique de olho

Certificao ISO 9001

Implantação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO

OCB/SESCOOP-GO recebeu certificação em 2015. Acreditação tem validade de três anos e atesta a conquista de um padrão de excelência nos serviços prestados pelo Sistema

O Sistema OCB/SESCOOP-GO é certificado ISO 9001:2008 (Sistema de Gestão da Qualidade). Em outras palavras, significa que a Casa atingiu um padrão internacional de eficiência e qualidade no fornecimento dos serviços para o seu principal público, que são as cooperativas. A certificação tem validade de três anos e foi concedida pelo Comitê Técnico do RINA Brasil, sociedade italiana de certificação e classificação dentre as mais antigas do mundo. Para certificar o Sistema a RINA BRASIL realizou, em maio de  2015, uma auditoria na sede da OCB/SESCOOP-GO. Na ocasião, a Casa do Cooperativismo Goiano recebeu a auditora-líder do RINA Brasil, Lucilei Borret, que fez uma ampla verificação nos processos de trabalho e gestão do Sistema, antes de recomendar a entidade para a qualificação. A certificação na ISO 9001 acarreta vantagens internas e externas para quem a conquista. Internamente, o trabalho se torna mais estruturado e organizado e que, ao atender os requisitos de gestão da qualidade do negócio, a entidade vai fomentar a melhoria contínua de cada processo e maximizar os seus resultados. Além disso, trata-se de um diferencial no mercado. Receber a certificação é tão importante quanto a manutenção deste título e  isso só será possível se a instituição continuar atendendo aos requisitos durante o seu funcionamento e buscar uma melhoria contínua.

O que é a ISO 9001?

A sigla ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, em Português. É uma norma que visa estabelecer critérios para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações para um gerenciamento adequado de negócio. Serve para melhorar a eficiência de todos os processos que impactam na satisfação do cliente. A Norma ISO 9001 tem caráter voluntário, ou seja, não é obrigatório. A certificação não é concedida pela ISO, que é uma entidade normalizadora internacional. Na verdade, é emitida por uma terceira entidade certificadora, devidamente credenciada.
IMPLANTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO - PASSO A PASSO

1ª Etapa

É a fase em que se decide pela implantação, quando se inicia o trabalho interno de organização e verificação dos requisitos previstos na norma ISO 9001, para incorporação às rotinas de atividades da empresa ou instituição.


2ª Etapa

Elaboração do cronograma de implantação da norma, com envolvimento dos colaboradores, para que todos tenham conhecimento das etapas a serem percorridas, bem como seus prazos.

3ª Etapa

Cumprimento das etapas planejadas, que podem incluir eventos de treinamentos, realização de atividades para atender os requisitos, como criação de procedimentos e instruções de trabalho.

4ª Etapa

Verificação por meio de auditorias internas, que permitem validar o cumprimento dos requisitos da norma. Direciona o trabalho para os pontos que ainda necessitam de ajustes.

5ª Etapa

Contratação de entidade certificadora para auditar empresa/organização e validar o trabalho de implantação. Nesta etapa, é realizada a auditoria de Fase 1, pelo órgão certificador, que verifica a adequação para o recebimento da auditoria maior. Em um segundo momento, ocorre a auditoria propriamente dita, em que o órgão certificador avalia todo o sistema de gestão implantado.

6ª Etapa

Caso todos os requisitos tenham sido atendidos, a empresa ou entidade recebe a certificação da ISO 9001, com validade de três anos, podendo ser renovado após este período.

7ª Etapa

Manutenção e validação dos sistemas de gestão implantados, através de auditorias externas que podem ter periodicidade semestral ou anual.
ALGUNS DOCUMENTOS DA CERTIFICAÇÃO ISO

Política da Qualidade

Versão PDF

Certificados

OCB-GO
SESCOOP-GO




Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: