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Certificao ISO 9001

Atualização da Norma ABNT NBR ISO 9001 pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO

OCB/SESCOOP-GO recebeu certificação ISO 9001:2008 inicialmente em 2015. Em 2018, o Sistema atualizou sua certificação para a versão mais recente da norma, com validade de mais três anos, atestando a conquista de um padrão de excelência na Gestão da Qualidade dos serviços prestados pelo Sistema

O Sistema OCB/SESCOOP-GO é certificado ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade). Em outras palavras, significa que a Casa atingiu um padrão internacional de eficiência e qualidade no fornecimento dos serviços para o seu principal público, que são as cooperativas. A certificação atualizada tem validade de três anos e foi concedida pelo Comitê Técnico da QMS do Brasil, organismo de origem australiana e com atuação em 33 países.

Para recertificar o Sistema a QMS do Brasil realizou, em abril de 2018, uma auditoria na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO. Na ocasião, a Casa do Cooperativismo Goiano recebeu os auditores da QMS do Brasil, Josué Borges e Karen Martins, que fizeram uma ampla verificação nos processos de trabalho e gestão do Sistema, antes de recomendar a entidade para a qualificação. A certificação na ISO 9001 acarreta vantagens internas e externas para quem a conquista.

Internamente, o trabalho se torna mais estruturado e organizado e que, ao atender os requisitos de gestão da qualidade do negócio, a entidade vai fomentar a melhoria contínua de cada processo e maximizar os seus resultados. Além disso, trata-se de um diferencial no mercado. Receber a certificação é tão importante quanto a manutenção deste título e isso só será possível se a instituição continuar atendendo aos requisitos durante o seu funcionamento e buscar uma melhoria contínua.

O que é a ISO 9001?A sigla ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, em Português. É uma norma que visa estabelecer critérios para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações para um gerenciamento adequado de negócio. Serve para melhorar a eficiência de todos os processos que impactam na satisfação do cliente. A Norma ISO 9001 tem caráter voluntário, ou seja, não é obrigatório.

A certificação não é concedida pela ISO, que é uma entidade normalizadora internacional. Na verdade, é emitida por uma terceira entidade certificadora, devidamente credenciada.


IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO - PASSO A PASSO


1ª Etapa - É a fase em que se decide pela implantação, quando se inicia o trabalho interno de organização e verificação dos requisitos previstos na norma ISO 9001, para incorporação às rotinas de atividades da empresa ou instituição.

2ª Etapa - Elaboração do cronograma de implantação da norma, com envolvimento dos colaboradores, para que todos tenham conhecimento das etapas a serem percorridas, bem como seus prazos.

3ª Etapa - Cumprimento das etapas planejadas, que podem incluir eventos de treinamentos, realização de atividades para atender os requisitos, como criação de procedimentos e instruções de trabalho.

4ª Etapa - Verificação por meio de auditorias internas, que permitem validar o cumprimento dos requisitos da norma. Direciona o trabalho para os pontos que ainda necessitam de ajustes.

5ª Etapa - Contratação de entidade certificadora para auditar empresa/organização e validar o trabalho de implantação. Nesta etapa, é realizada a auditoria de Fase 1, pelo órgão certificador, que verifica a adequação para o recebimento da auditoria maior. Em um segundo momento, ocorre a auditoria propriamente dita, em que o órgão certificador avalia todo o sistema de gestão implantado.

6ª Etapa - Caso todos os requisitos tenham sido atendidos, a empresa ou entidade recebe a certificação da ISO 9001, com validade de três anos, podendo ser renovado após este período.

7ª Etapa - Manutenção e validação dos sistemas de gestão implantados, através de auditorias externas que podem ter periodicidade semestral ou anual.


 
Certificado SESCOOP/GO                        Certificado OCB-GO


Acesse aquí também a Política da Qualidade
 - Revisão 01 - 13/06/2018 

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