Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB-GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Fique de olho

Dia C Goiás - 2019

É uma iniciativa das cooperativas brasileiras, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha ocorre. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes, reforçados por uma ampla campanha de comunicação, com planos de mídia, recursos de informática e peças publicitárias. Fechando as atividades, o Sistema OCB do estado realiza um evento simultâneo com os demais estados participantes do projeto com foco comemorativo e de reconhecimento às ações, onde são ofertados à comunidade atendimentos e serviços voluntários, além de atividades com temas ligados a cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer etc. Assim, mostrando à comunidade cooperativista e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas no campo da Responsabilidade Social.


COMO SURGIU?

Surgiu da necessidade de colocar o potencial cooperativista, e a Responsabilidade Social a serviço do próximo, o que confirmou que essa era uma excelente oportunidade para transformar e ser transformado através de atividades voluntárias essenciais ao bem-estar comum. Originado em Minas Gerais em 2009 o Projeto Dia de Cooperar – ou apenas, Dia C - tinha em sua proposta ser um dia reservado para fazer o bem, em que equipes de voluntários realizavam, simultaneamente em todo o estado, uma atividade, de escolha da cooperativa, que ajudasse a transformar para melhor a vida das pessoas.


OBJETIVO

Sensibilizar, mobilizar e convergir esforços, junto às Cooperativas, para promover e intensificar as ações voluntárias dos cooperados e empregados das cooperativas, fortalecendo o seu potencial transformador de realidades e tornando essas iniciativas numa prática continuada do Sistema cooperativista brasileiro.


QUANDO É REALIZADO OS PROJETOS?

O ano todo . O evento de celebração, no entanto, [e realizado em todos os estados participantes da Campanha será promovido por cada unidade estadual para demonstrar às comunidades seu potencial voluntário. No Dia C, os voluntários das cooperativas participantes realizarão suas iniciativas pontuais nos locais das celebrações, sempre em um espaço público, aberto à sociedade. O grande desafio deste projeto é fazer as ações, que muitas vezes acontecem apenas em um determinado período de tempo, se tornarem programas de solidariedade estruturados e permanentes das cooperativas, focados no desenvolvimento social.


QUAL A DATA DO DIA DE CELEBRAR?

Sempre no primeiro sábado de julho, trata-se da data quando se comemora, também, o Dia Internacional do Cooperativismo. O voluntariado cooperativo se dá por meio de um conjunto de atividades realizadas a partir do ambiente cooperativo, incentivando e apoiando seus cooperados, empregados e familiares a aderir e participar de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e o bem-estar das pessoas.


QUE TIPO DE AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS?

Quando se fala em fazer o bem, a criatividade cooperativista não tem limites. Temos relatos de Campanhas de arrecadação de donativos para entidades de combate ao câncer, abrigos, lares, creches e orfanatos; de arrecadação de materiais de construção e de mão de obra para construção e reforma de creches, APAEs; implantação de hortas e viveiros de mudas; emissão de documentos; ciclos de palestras educativas; orientações sobre saúde bucal e DSTs; campanhas de doação de sangue, medula e saúde preventiva; passeios ciclísticos; apresentações culturais; atividades de recreação; oficinas de informática para inclusão da 3ª idade e muito mais.


PARTICIPAÇÃO NACIONAL

Depois da edição piloto, realizada em 2013 com 8 estados, chegamos a 2015 com a adesão de todos os estados à Campanha. Tivemos, literalmente, todo o país todo envolvido nesta grande ação. Já superamos a marca de 279 mil voluntários e 2,4 milhão de pessoas beneficiadas com ações diretas de 1.706 cooperativas dos mais diversos ramos de atividade. O desafio é tornar o Dia C cada vez mais conhecido e constante na vida das pessoas.


Confira o vídeo da Campanha 2019:



Leia a nossa publicação eletrônica sobre as campanhas do Dia C no estado de Goiás:

DIA C 2018   |   
DIA C 2017   |   DIA C 2016   |   DIA C 2015   |   DIA C 2014

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: