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Diretrizes Sistema 2020/23

O Conselho de Administração do SISTEMA OCB/SESCOOP-GO, por meio de trabalho participativo de conselheiros e de cooperados, colaboradores e dirigentes de cooperativas e também de alguns convidados, aprovou as diretrizes para 2020/2023.

As diretrizes são linhas que definem e regulam um caminho a ser seguido pela gestão e foram definidas, a partir de uma linha mestre que elegeu os seguintes eixos de atuação: Representação, Representatividade, Comunicação, Inovação, Gestão e Governança, Intercooperação e Mercado. 

Para se chegar a um plano de ação que tire as diretrizes do papel, o Sistema realizou um workshop no mês de julho de 2019. Nele, grupos de trabalhos debateram e sugeriram projetos e ações para a atual gestão do Sistema OCB/SESCOOP-GO.

O resultado deste trabalho foi apresentado para os participantes no dia 2 de setembro de 2019. Ao todo, foram sugeridas 148 ações a serem implementadas a partir de 44 projetos. Os novos projetos e eixos de atuação da Casa do Cooperativismo Goiano estão em consonância com as  discussões e sugestões do último Fórum de Presidentes, realizado em maio de 2018, na cidade de Caldas Novas e com as diretrizes e deliberações apresentadas durante o 14º Congresso Brasileiro de Cooperativiso (CBC 2019).

Conheça abaixo cada uma das diretrizes e as ações propostas.

 

REPRESENTAÇÃO

Resumo da situação desejada:

- Articular politicamente visando a defesa dos interesses do cooperativismo. 
- Participar do fórum das principais entidades representativas do setor econômico goiano.

OBJETIVOS:
1. Promover a defesa dos interesses cooperativistas 

2. Aumentar a representação da OCB-GO junto aos principais Conselhos estaduais e promover alianças estratégicas 

3. Buscar participação mais próxima dos órgãos nacionais de decisão, aumentando a representatividade 

4. Modernizar os instrumentos legais, melhorando a governança interna e servindo de referência às cooperativos do Sistema 

5. Garantir o crescimento sistêmico e a perenidade da cultura do cooperativismo, implantando a Educação Cooperativista e o Empreendedorismo, na rede estadual de ensino e em alguns municípios goianos 

6. Descentralizar e facilitar a prestação de serviços da OCB/SESCOOP-GO


AÇÕES:

1.1. Consolidar a frente parlamentar estadual do cooperativismo (FRENCOOP ESTADUAL) e apoiar candidatos comprometidos com a causa cooperativista 

2.1. Fazer convênio de cooperação e pleitear representação junto ao conselho do SEBRAE-GO 2.2. Consolidar a representatividade junto à JUCEG 

3.1. Aumentar a representatividade política da OCB-GO junto à OCB Nacional 

4.1. Estudar modificações no estatuto social da OCB-GO, visando atualizá-lo 

5.1. Ampliar os canais de interlocução e atuar junto aos poderes públicos, visando revitalizar modelo inspirado no cooperjovem e outros programas de educação cooperativista e empreendedorismo, nos Municípios 

5.2.
Ampliar os canais de interlocução e atuar junto aos poderes públicos, visando revitalizar modelo inspirado no cooperjovem e outros programas de educação cooperativista e empreendedorismo, no Estado

6.1. Criar embaixadas regionais e nomear embaixadores para representar o conselho da OCB–GO em cada polo



REPRESENTATIVIDADE

Resumo da situação desejada:
- Aumentar a participação dos cooperados e da comunidade no cooperativismo
 


OBJETIVOS
1. Promover maior participação do público feminino nas cooperativas seja como associadas ou ocupantes de cargos nos conselhos

2. Promover maior participação do público jovem nas cooperativas seja como associados ou ocupantes de cargos nos conselhos

3. Promover a cultura cooperativista e a ampliação da visibilidade do Sistema OCB/SESCOOP-GO e da marca SOMOSCOOP 


AÇÕES

3.1. Incluir e ampliar a participação das mulheres no cooperativismo 

3.2 Incluir e ampliar a participação dos jovens no cooperativismo 

3.3. Promover a educação cooperativista na modalidade à distância com disponibilidade de certificado online3.2. Promover o cooperativismo em feiras e eventos



COMUNICAÇÃO

Resumo da situação desejada:
- Ampliar a percepção do cooperativismo como modelo econômico justo e sustentável
- Ampliar a comunicação institucional do sistema
- Dar maior alcance à comunicação dentro do Sistema

OBJETIVOS
1. Construir, coletivamente, soluções do movimento SOMOSCOOP 

2. Disseminar a cultura do cooperativismo e levar um dia de integração em determinada comunidade carente, colocando em prática a intercooperação e o 7º Princípio do cooperativismo: Interesse pela comunidade 

AÇÕES

1.1. Criar um comitê de comunicação para o SOMOSCOOP, para envolver as cooperativas no MOVIMENTO SOMOSCOOP e dar mais visibilidade à campanha
1.2. Criar um fundo para divulgação estadual do SOMOSCOOP
1.3. Divulgar o modelo cooperativista para os diversos públicos 
1.4. Unificar o banco de dados de empregados e dirigentes das cooperativas 

2.1. Realizar Dia C Itinerante



INOVAÇÃO

Resumo da situação desejada:
Ser receptivo à tecnologia e à inovação no interesse das cooperativas e do cooperativismo



OBJETIVOS

1. Atuar como agente impulsionador da inovação e implementar programa de inovação contínua para o Sistema e Cooperativas

2. Qualificar a área de TIC das cooperativas, nos assuntos mais atuais relacionados à inovação e tecnologias digitais

3. Implementar mudanças que levem a melhorias significativas nos produtos e processos das cooperativas e, consequentemente, nos seus resultados

4. Otimizar o tempo e a forma de coletar dados das cooperativas - oferecendo informações mais detalhadas que auxiliem no planejamento das atividades internas e externas e a prestação de serviços às cooperativas, equipes internas, conselhos e órgãos de controle

5. Proporcionar experiências inovadoras aos participantes dos eventos do Sistema OCB/SESCOOP-GO e cooperativas

6. Reduzir custos do Sistema OCB/SESCOOP-GO através de solução ambientalmente correta no fornecimento de energia elétrica

7. Ampliar, diversificar e melhorar a qualidade da comunicação do Sistema com as cooperativas 


AÇÕES

1.1. Oportunizar, por meio de conhecimentos internos e externos, recursos que agreguem novas ideias e funcionalidades em produtos, serviços ou processos 
1.2. Disseminar a cultura de inovação 
1.3. Trazer inovação para o mercado cooperativista, criando espaço para Coworking e HUB de Inovação - INOVACOOP 
1.4. Criar programa de aceleração - Portal InovaCoop 
1.5. Criar central de relacionamento via Whatsapp, para integrar e gerenciar atendimentos via Whatsapp 
1.6. Criar Portal de Serviços SUPRAVIZIO

2.1. Realizar o 1º Encontro de TIC 

3.1. Realizar Missões Internacionais 

4.1. Adquirir Sistema de BI para condensar, tratar e organizar dados e informações coletados pelo Sistema

5.1. Desenvolver plataforma - Aplicativo de Eventos, para criar maior interação nos eventos

6.1. Instalar Usina de Micro geração Fotovoltaica para OCB-GO e SESCOOP/GO

7.1. Criar estúdio para gravação de conteúdos



GESTÃO E GOVERNANÇA

Resumo da situação desejada:
Estruturar novas fontes de receitas e diminuição de despesas dentro do sistema e reavaliar as funções operacionais visando identificar oportunidade de melhorias


OBJETIVOS

1. Ampliar a prestação de serviços oferecidos pela OCB-GO e, consequentemente, a receita 

2. Otimizar a prestação de serviços do Sistema OCB/SESCOOP-GO, respeitando a disponibilidade orçamentária para manutenção da estrutura de pessoal 

3. Aumentar a arrecadação do SESCOOP/GO 

4. Aumentar a receita da OCB-GO 

5. Melhorar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno do Sistema OCB/SESCOOP-GO e desenvolver a equipe 

6. Conhecer a real situação das cooperativas, para planejamento de ações e treinamentos 


AÇÕES

1.1. Criar departamento centralizado de prestação de serviços contábeis e de RH, às cooperativas, aproveitando a estrutura e especialização da equipe 
1.2. Melhorar os instrumentos de gestão das cooperativas, para que elas tenham maior visão dos seus negócios e possam alcançar melhores resultado, oferecendo Sistema de Gestão para as Cooperativas 

2.1. Dimensionar as demandas, por área, considerando as atribuições desempenhadas, com análise de atividades e fluxos de tarefas, e, reavaliar o PCCS, para adequação, se necessário

3.1. Identificar cooperativas registradas na JUCEG e que não contribuem com o SESCOOP/GO, bem como, possíveis inconsistências entre pagamento feito pela cooperativa e o repasse recebido pelo SESCOOP/GO e, ainda, inconsistências no recolhimento das cooperativas 

4.1. Identificar cooperativas registradas na JUCEG e que não contribuem com a OCB-GO 

5.1. Avaliar o clima organizacional visando identificar oportunidades de melhoria 
5.2. Impactar os líderes na criação de uma cultura de confiança, inovação e produtividade utilizando a abordagem de treinamentos vivenciais 

6.1. Efetuar diagnóstico econômico financeiro e de gestão em 90% das cooperativas registradas atualmente



MERCADO E INTERCOOPERAÇÃO

Resumo da situação desejada:
- Aproximar e dar visibilidade no mercado dos produtos e serviços provenientes de cooperativas
- Preparar os dirigentes de cooperativas para conhecer e competir no mercado
- Estruturar projetos que levem à efetiva intercooperação entre as cooperativas
- Estruturar e/ou estimular parcerias dentro e fora do sistema


OBJETIVOS
1. Apoiar as cooperativas para que alcancem maior visibilidade dos seus produtos e serviços 
2. Profissionalizar os empregados e dirigentes das Cooperativas para aumentarem a competitividade no mercado 
3. Desenvolver a área de negócios das cooperativas, prospectar mais clientes e aumentar o market-share.


AÇÕES

1.1. Viabilizar a participação de cooperativa em feiras e eventos externos (Superagos, Tecnoshow Comigo, Tecnoleite, Goianarh e outras)

2.1. Realizar Curso de MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado
2.2. Realizar Curso de Mestrado em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado
2.3. Realizar Curso Centralizado em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, para áreas operacionais das cooperativas

3.1. Definir ações de interesse das cooperativas na temática de mercado
3.2. Dar melhor usabilidade ao portal de negócios e aumentar a visibilidade dos produtos das cooperativas
3.3. Realizar Encontro Anual de Mercado, incluindo rodadas de negócios e a temática de intercooperação e alianças
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