Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Fique de olho

Núcleos Regionais Cooperativos

O Sistema OCB/GO implantou cinco Núcleos Regionais Cooperativos no Estado: Norte, Noroeste, Nordeste/Entorno do Distrito Federal, Sul e Sudoeste. Os núcleos farão o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas.

Entre os benefícios com a implantação dos núcleos regionais, destacam-se: maior proximidade entre o Sistema OCB/GO e as cooperativas, que passam a ter acesso aos cursos e treinamentos em sua região, sem a necessidade de se deslocarem à capital; ampliação do relacionamento dos diversos segmentos de cooperativas; integração, por meio de encontros, de maior número de lideranças; implantação de projetos e programas que potencializem economicamente as cooperativas, tornando-as fortes e competitivas no mercado; intercâmbio de experiências e procedimentos técnicos, além do incentivo à intercooperação de produtos e serviços. 

Os núcleos têm, entre as suas atribuições, promover o desenvolvimento do cooperativismo na sua região, integrar dirigentes e líderes do setor, mediar debates e ações que visem ao aperfeiçoamento das cooperativas e representar institucionalmente a OCB/GO. 


COORDENADOR

Cada Núcleo Regional Cooperativo possui um coordenador, que é um personagem importante no processo de descentralização e fortalecimento das ações do Sistema OCB/GO em sua base. É um verdadeiro embaixador da entidade na sua área de atuação, responsável por promover as ações do Sistema de forma regional, assumindo o papel de interlocutor do cooperativismo entre as lideranças locais.

Além de divulgar o cooperativismo, o coordenador de núcleo tem a responsabilidade de organizar e promover eventos em sua cooperativa ou em outras de sua base, levantar as demandas de cursos e eventos e fazer gestões junto ao Sistema OCB/GO para sua implementação. Também deverá auxiliar na comunicação interna do Sistema com colaboradores e cooperados.

Para ser indicado ao cargo de coordenador, ele deve ser, necessariamente, presidente de uma cooperativa regional filiada, indicado pelas cooperativas de sua região e nomeado pelo Conselho de Administração da OCB/GO. O prazo de mandato é de quatro anos e coincide com o mandato do Conselho de Administração da OCB/GO.
Os primeiros coordenadores foram empossados em setembro de 2020.


CONFIRA QUEM SÃO:

Núcleo Noroeste
Pedro Barbosa de Oliveira (Rubiataba)Agropecuarista, é o atual diretor-presidente da Centroleite e da Cooperagro. É membro do Conselho de Administração da OCB-GO e também do Conselho Diretor do Sicoob do Vale. Já atuou como diretor da unidade do Detran-GO no município de Rubiataba.

Núcleo Norte
José Renato Almeida (Porangatu)Apicultor, é o atual presidente da Coopermel. É graduado em Administração, pós-graduado em Dinâmica Histórica e Geográfica do Cerrado e tem MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável. É funcionário aposentado do Banco do Brasil.

Núcleo Nordeste e Entorno
Pedro Jaime de Araujo Caldas (Cristalina)É presidente da Sicredi Planalto Central desde 2008 e atual presidente da Cooperativa Florestal Brasil Central (Arbo), ambas em Cristalina. Também é conselheiro de Administração da Central Sicredi Brasil Central e da Confebras. Bacharel em Engenharia Mecânica, sua trajetória inclui contribuições como conselheiro administrativo da OCB/GO e fiscal do SESCOOP/GO e da Sicredi Participações. Atuou ainda como presidente e vice da Cooperativa Agrícola Serra dos Cristais.

Núcleo Sul
João Batista Pereira Machado (Itumbiara)Agropecuarista, há 40 anos integra o movimento cooperativista em Goiás. É o atual presidente da Uniodonto Sul Goiano (Itumbiara) e também da Federação das Uniodontos do Centro-Oeste, além de conselheiro de administração do SESCOOP/GO. Graduado e pós-graduado em Odontologia, já dirigiu várias entidades de classe, como o Conselho e a Associação Brasileira de Odontologia em Goiás, e os conselhos Uniodonto Brasil e Sicoob Unicentro Brasileiro.

Núcleo Sudoeste
Marcelo Ferreira de Oliveira (Rio Verde)É o atual presidente da cooperativa de crédito Sicoob Empresarial (Rio Verde), na qual já exerceu as funções de conselheiro administrativo e fiscal, em gestões anteriores. Atualmente, integra também o Conselho de Administração da Central Sicoob Uni, como membro efetivo.


Clique aqui e acesse um cartilha que foi feita especialmente para os Núcleos Regionais Cooperativos

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: