Institucional

Histrico Institucional da OCB-GO

A história do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) começou em 2 de outubro de 1956, em Goiânia, quando foi realizada a primeira assembleia para constituição da União das Cooperativas no Estado de Goiás (UCEG). A Assembleia tinha por propósito instituir a primeira associação de cooperativas do Estado. A ideia original era reunir as cooperativas já existentes em Goiás para formar uma única entidade, a qual pudesse atuar como órgão de classe, na defesa e propagação do verdadeiro ideário cooperativista. Na oportunidade, foi apresentado o projeto de Estatuto Social da União, e depois de aprovado, foi decretada a fundação da entidade.

Fizeram parte da diretoria os seguintes nomes: José de Assis Moraes (Presidente), Orlando Ferreira de Oliveira, Jaime Câmara, Laert Ferreira de Araújo, Cloveis Fleury, Cleomar Barros de Loyola e Genaro Maltez como membros do Conselho Consultivo (que hoje tem o nome de Conselho de Administração). Os membros efetivos do Conselho Fiscal eram: José Tiburcio Pereira Pinto, Ezequiel Fernandes Dantas, Martinho Ribeiro Quintanilha e como suplentes eram Lady Barnabé, Adolfo Gomes Maurício, Domingos Caldeira de Oliveira.

Também em 1956 foi criada a União Nacional das Associações de Cooperativas (UNASCO), em consequência da realização dos diversos movimentos que visavam assistência às cooperativas no Brasil. Naquele ato, Goiás teve participação ativa com dois representantes no conselho consultivo daquele órgão.

Em 1970 por mudança estatutária e passando a compor o sistema OCB o nome da entidade passou a ser Organização das Cooperativas do Estado de Goiás (OCEG). Já em 1973, a sigla mudou e com uma letra a menos, mas o nome da entidade continuou o mesmo, Organização das Cooperativas do Estado de Goiás (OCG). No ano de 1993, a entidade adquiriu caráter sindical como Sindicato Patronal, passando a denominar-se Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Goiás (OCG). Por fim em 10 de abril de 2002, foi  alterada a razão social para Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), mantendo-se até os dias atuais.

Desta forma, a OCB-GO, ao longo de seus mais de 50 anos de criação, trabalha continuamente para fortalecer o sistema cooperativista, não só em Goiás como em todo País. Após anos de tutela governamental, finalmente o sistema cooperativista alcançou a independência conforme Artigo 5º, inciso XVIII da Constituição Federal de 1988. Apesar de todos os advindos de uma política paternalista, a autogestão deixa de ser mera utopia para lançar-se verdadeiramente como um dos princípios básicos que norteiam e sustentam o cooperativismo moderno. Desde a criação, a OCB-GO se firma cada dia mais junto ao sistema cooperativista. Sua constante atuação junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas Municipal, Estadual e Federal tem elevado o nome do cooperativismo nos diversos segmentos da sociedade.

A OCB-GO se coloca a serviço de suas cooperativas investindo na qualificação de seus dirigentes, do seu quadro social e funcional, apoiando, realizando congressos e eventos onde são discutidas as diretrizes do sistema cooperativista. Hoje a organização congrega em seu quadro social, 239 cooperativas registradas atuantes nos seguintes ramos: agropecuário, consumo, crédito, educacional, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho e transporte.

No papel de organização estadual e de acordo com os conceitos de organização sindical, a OCB-GO cumpre os objetivos e obrigações para com as cooperativas.



Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: