Institucional

Histrico Institucional do SESCOOP/GO

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) nasceu com o objetivo de organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino de formação profissional, desenvolvimento e promoção social do trabalhador em cooperativas e dos cooperados, para todos os ramos de atividade. Órgão descentralizado foi criado nos termos da Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998 e suas edições, e do Decreto nº 3.017 de 7 de abril de 1999, sendo instalado efetivamente em 28 de outubro de 1999.

Todo o sistema SESCOOP está sob vinculação do Ministério do Trabalho e Emprego. A partir desta data, as Organizações Cooperativistas Estaduais (OCB estaduais) passaram a organizar o SESCOOP em cada unidade da federação com a missão de promover, apoiar e executar as ações de formação profissional, monitoramento e produção social no âmbito das cooperativas brasileiras, assim, surgindo o Sistema “S” do cooperativismo.

Do ponto de vista formal, o SESCOOP é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, constituída sob o regimento de serviço social autônomo. A instituição é mantida por recursos de natureza parafiscal. Os valores das contribuições feitas pelas cooperativas são definidos a partir de um percentual sobre as folhas de pagamento.

O SESCOOP tem como missão promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO) foi criado pelo Conselho Nacional e vinculado ao Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO). A entidade foi instalada efetivamente em 28 de outubro de 1999  e tem a missão de promover, apoiar e executar as ações de formação profissional e promoção social no âmbito de 11 ramos das cooperativas goianas, com foco básico na atuação junto aos empregados e cooperados dessas cooperativas.

O primeiro presidente do SESCOOP/GO foi Antonio Chavaglia e fizeram parte do primeiro Conselho Administrativo: Antonio Carlos Borges; José Salvino de Menezes; Sheila de Paiva Andrade e Paulo Carneiro Junqueira. Como suplentes desse Conselho estiveram Fernando Antonio de Amorim Vilela; José Abel Alcanfor Ximenes; José Arthur Cardoso de Oliveira; Pedro Maurício Rios da Silva e Eurípedes Pereira Franco.

O primeiro Conselho Fiscal teve como titulares: Carlos Rubens Soares; Danubio Antonio de Oliveira, Luiz Humberto de Oliveira e como suplentes: Wilson Elias Aidar, Gercino Elias Evangelista e Erlito Bernardes.

Com o SESCOOP/GO, o cooperativismo goiano ganhou novo impulso porque aglutina a representação política da OCB-GO, a formação de novos líderes e o incremento da qualificação profissional e promoção social dos cooperados, o que representa um incentivo a mais para a autogestão das cooperativas.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: