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Relatório de Gestão

Relatório de Gestão 2012 - Autuado pelo TCU sob nº 028.691/2013-0 -


Relatório de Gestão 

 

Anualmente, o SESCOOP/GO publica o relatório de gestão referente ao exercício do ano anterior. O documento tem por objetivo proporcionar aos órgãos de controle interno e externo a prestação de contas anual desta Unidade. Bem como, mostra o desempenho, os resultados das atividades e ações da instituição no apoio ao cooperativismo, na prestação de serviços de formação e capacitação profissional, promoção social e monitoramento. Outra finalidade do documento é apresentar os princípios e valores que conduzem a atuação do SESCOOP/GO, bem como suas estratégias e compromissos perante seus diversos públicos de relacionamento.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/GO),é um órgão descentralizado, criado pelo Conselho Nacional, e vinculado ao Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), nos termos da Medida Provisória nº 1.715, de 03 de setembro de 1998, e suas edições, e do Decreto nº 3.017, de 07 de abril de 1999, sendo instalado efetivamente em 28 de outubro 1999.

O SESCOOP/GO está sujeito à Resolução nº 850, de 28 de fevereiro de 2012 e suas alterações, que regulamentam seus Processos de Licitações e Contratos. Para a prestação de contas do exercício, o SESCOOP/GO seguiu as orientações da Unidade Nacional e todas as determinações do TCU e demais legislações pertinentes, para evidenciar a regularidade dos atos de sua gestão.

Os órgãos de deliberação, fiscalização e assessoramento do SESCOOP/GO, são o Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e a Superintendência. Cabe ao Conselho Administrativo difundir e implementar as políticas, diretrizes, programas, projetos e normativos, com estrita observância das deliberações e decisões do Conselho Nacional, contribuindo para que as atribuições e os objetivos da entidade sejam prontamente alcançados.

Ao Conselho Fiscal cabe acompanhar e fiscalizar as execuções financeiras, orçamentárias e os atos de gestão, bem como examinar e emitir pareceres sobre o balanço geral e demais demonstrações financeiras, dentre outras. O SESCOOP/GO não possui unidade de auditoria interna, ficando tal incumbência sob a responsabilidade do SESCOOP Nacional.

Cabe ao Presidente e a Superintendência, a gestão do SESCOOP/GO, cujas ações são verificadas e acompanhadas rigorosamente, tanto pelo Conselho Administrativo quanto pelo Conselho Fiscal, através de reuniões bimensais, conforme determina o Regimento Interno da Entidade.

Para verificação dos planos da Gestão Financeira e Operacional do SESCOOP/GO faça o download do arquivo PDF Conforme o Exercício.

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