Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

02/10/2013 - Fundo Garantidor do Sicoob aumenta valor garantido aos associados

02/10/2013
O valor garantido aos associados das cooperativas de crédito do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), maior instituição financeira cooperativa do Brasil, passou de R$ 70 mil para até R$ 250 mil, equiparando-se às condições do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante os bancos de varejo.O Fundo Garantidor do Sicoob (FGS) cobrirá também as operações de Letra de Câmbio do Agronegócio (LCA), além dos depósitos à vista e a prazo. 

A garantia é valida, por CPF ou CNPJ, para associados de cooperativas que, eventualmente, apresentem situação de desequilíbrio patrimonial e econômico-financeiro. Para Bento Venturim, presidente do Fundo Garantidor do Sicoob, a mudança aprovada durante a última assembleia geral, demonstra a solidez do FGS e reflete a boa saúde financeira das cooperativas do Sicoob. “Juntamente com o Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB), o Sicoob atua na implantação do Fundo Garantidor Único (FGCoop) para o sistema de crédito cooperativo nacional. 

No entanto, isso não nos impede de trabalharmos para garantir ainda mais os recursos dos nossos associados. Somos instituição financeira não bancária de primeira linha. Por isso devemos garantir o mesmo que os bancos ”. O Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), foi implantado com o objetivo de garantir os depósitos à vista e a prazo dos associados de cooperativas singulares do Sistem de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) que, eventualmente, apresentem situação de desequilíbrio patrimonial e econômico-financeiro. A constituição de Fundo Garantidor do Sicoob decorreu pelo fato do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o fundo garantidor dos bancos, não oferecer cobertura aos depósitos de associados de cooperativas de crédito. 

Para oferecer aos associados à garantia prestada pelo FGS, as cooperativas são submetidas a rigoroso processo de avaliação, instituído por regulamento próprio, de forma que o direito à cobertura de todas as cooperativas participantes possa ser assegurado. As cooperativas associadas ao FGS possuem um instrumento para acompanhamento sobre as atividades de gestão e recebem relatório mensal com informações como a evolução das contribuições ordinárias, critérios para aplicação dos recursos, rentabilidade, quantidade e risco das associadas, evolução do patrimônio e eventuais coberturas. O Fundo também presta cobertura em processos de incorporação em que a cooperativa incorporada apresente estado de insolvência.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: