Notícias

12/02/2014 - Reunio na OCB prepara segunda fase do diagnstico do Ramo Educacional

12/02/2014
A partir do mês que vem, cooperativas do ramo Educacional de todo o país receberão o segundo questionário, cujas respostas subsidiarão a continuidade da elaboração do diagnóstico do ramo, iniciada no fim de 2013. A informação foi dada nesta terça-feira (11), durante reunião do Conselho Consultivo, realizada em Brasília.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, participou da abertura do encontro e comentou sobre o destaque social que as cooperativas educacionais têm conquistado. “Cada vez mais, as cooperativas têm conseguido o respeito da sociedade, pois elas são uma solução eficiente de inclusão social e de formação de mão de obra”, analisa.

A gerente geral, Tânia Zanella, espera que o resultado do diagnóstico aproxime ainda mais as cooperativas do ramo Educacional ao dia a dia do Sistema OCB. “Temos o programa ‘Portas Abertas’, que é uma excelente oportunidade para as cooperativas compreenderem a função do Sescoop, da OCB e da CNCoop – casas que compõem o sistema”, enfatizou Tânia.

De acordo com o representante do ramo, Ricardo Lermen, a aplicação do segundo questionário obedecerá a um cronograma. “Um documento oficial circulará, ainda neste mês, para sensibilizar as cooperativas sobre a importância de participar desta segunda fase. Em março, elas receberão o questionário e serão os focos da mobilização regional a ser realizada pelas unidades estaduais; em abril, será elaborado o panorama da segunda etapa. Maio e junho são os meses de elaboração do diagnóstico e, em agosto, acontecerá a entrega ao Sistema OCB”, informa Lermen.

O diagnóstico é uma ferramenta encontrada pelo Sistema OCB para levantar informações, demandas e necessidades das cooperativas escolares do ramo educacional de todo o país. A primeira etapa foi realizada entre os meses de agosto e setembro do ano passado. No primeiro momento, representantes das cooperativas foram entrevistados com a finalidade de perceber o perfil da cooperativa e o que ela sabe sobre as ações políticas e institucionais, realizadas pelo Sistema OCB.

Dentre outras informações, apurou-se o seguinte perfil do ramo: quase 39% das cooperativas têm entre 15 a 24 anos de atuação; 83% têm uma unidade escolar; e 61% definem os temas “tributação” como prioridade nas políticas voltadas ao setor. Na segunda etapa, as cooperativas responderão a questionários que levantarão os desafios encontrados na hora de tomar financiamentos e, também, em relação a questões tributárias.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: