Notícias

12/03/2013 - Evento na USP rene pesquisadores do cooperativismo do Brasil e Europa

12/03/2013
Nesta terça-feira (12) a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP recebe alguns dos principais pesquisadores do cooperativismo no Brasil e na Europa. Além de apresentações e discussões dos estudos mais recentes sobre o tema, o “International Workshop on Cooperatives” também contará com a presença de líderes do setor em todo o Brasil, como presidentes e diretores de sistemas cooperativos estaduais e da OCB.

Terão papel fundamental no evento, gestores de cooperativas, centrais cooperativas e consórcios cooperativos que atuam diretamente nas instituições. São atores importantes do setor cooperativo que controlam quase 50% da produção nacional de soja e faturam juntos aproximadamente R$ 35 bilhões por ano. Com o tema “Family Farming, Agricultural Cooperatives and Value Chain Coordination: Challenges and Perspectives”, o workshop contará justamente com este intercâmbio de ideias entre academia e gestores para a identificação dos focos de pesquisas mais importantes para o futuro das cooperativas.

O workshop buscará levantar também quais focos existem em comum entre Brasil e Holanda e, principalmente, como realizar pesquisas em conjunto. Além da FEA-RP, que participa do evento por meio do seu Programa de Estudos e Pesquisas em Cooperativismo, o evento também é organizado pelo “Center for Organization Studies” da USP e pelas universidades holandesas “Wageningen University, Radboud University Nijmegen” e “Rotterdam School of Management da Erasmus University”. “O objetivo é interagir com estes gestores para definir os focos de pesquisa que realmente interessam ao setor”, afirma Sigismundo Bialoskorski Neto, coordenador do Programa de Estudos e Pesquisas em Cooperativismo da FEA-RP/USP e um dos organizadores do evento. “Não é o pesquisador quem deve, sozinho, escolher o que quer pesquisar”, completa ele que é pesquisador do Comitê Latino-americano de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional.

A abertura do evento será feita pelo professor Bialoskorski Neto e pelo pesquisador do Centro Nijmegen para Estudos de Desenvolvimento Internacional da Radboud University Nijmegen, Roldan Muradian. O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, fará a palestra especial de abertura sobre o cooperativismo no Brasil e dará as boas-vindas aos convidados.

Durante o evento, serão apresentadas pesquisas desenvolvidas em centros da Holanda e do Brasil envolvendo temas como governança corporativa, desenvolvimento agrícola, combate à pobreza, exemplos de organizações cooperativas agrícolas no mundo, cooperativas de crédito etc. O evento tem o patrocínio da Wotro Sciences for Global Development com o apoio da Netherlands Organization for Scientific Research e da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia. (Fonte: Ocesp)

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: