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14/04/2014 - Sescoop apresenta nova metodologia do Cooperjovem

14/04/2014
O Cooperjovem, projeto educacional do Sescoop, terá nova metodologia a partir deste ano. O novo modelo foi apresentado na última semana no Paraná pela gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz.  Segundo ela, a reformulação da metodologia foi realizada, em 2013, a partir de um levantamento das ações do programa em todas as unidades que o adotaram. “Fizemos um mapeamento das boas práticas de cada unidade e cooperativa-madrinha e alinhamos o conceito para ter uma identidade sistêmica no Cooperjovem. Nosso objetivo é fazer do programa uma tecnologia social que poderá ser aplicada em qualquer local do país”, explicou.

A gerente do Sescoop enfatizou a importância da cooperativa-madrinha, “que acolhe o Cooperjovem e promove a mudança social”. “É fundamental ter o envolvimento dos instrutores das cooperativas participantes porque são eles que irão repassar essas informações aos professores inseridos no programa, que são voluntários e precisam conhecer os diferenciais do cooperativismo. É muito gratificante estar aqui com os instrutores que serão os porta-vozes do Cooperjovem junto aos professores”, disse.

De acordo com Maria Eugênia, as mudanças na metodologia “conversam” com a proposta do MEC (Ministério da Educação e Cultura), sendo transversal e interdisciplinar. “Acrescentamos, na reformulação, uma proposição metodológica de alinhamento para a formação de professores”, concluiu. O Cooperjovem tem por objetivo fomentar o cooperativismo por meio da escola, com uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação. Atualmente, o programa beneficia mais de 90 mil estudantes de 475 escolas, em 13 estados brasileiros, com o apoio de 3 mil professores. Em todo o país, 106 cooperativas adotaram o Cooperjovem, abrangendo 165 municípios. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Ocepar).

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