Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

18/10/2013 - CNCoop estimula a capacitao de representaes sindicais

18/10/2013
“O Ministério do Trabalho e Emprego reconheceu em 2013 que cooperativa é, sim, uma categoria econômica e, por isso, pode se organizar em sindicados, federações e confederação”. Esse é o fio condutor da atualização técnica promovida pelo consultor trabalhista Luiz Alberto Matos dos Santos durante a “1ª Capacitação Sindical 2013”, realizada na última quarta-feira (16) pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Atualmente, existem 44 sindicatos, cinco federações e uma confederação cooperativista, a CNCoop. Pela OCB-GO, participaram do curso via videoconferência os colaboradores Sebastiana Rodrigues, Laneyde Borges, Flávio Barros Ferreira e Advaldo Alves. 

O objetivo do evento foi discutir assuntos como a estrutura, os conflitos de representação e sua mediação e, por fim, os aspectos políticos da organização sindical. Segundo o consultor Luiz Alberto Matos dos Santos , o fato de o Ministério do Trabalho ter reconhecido – mesmo que somente agora – que as cooperativas constituem uma categoria econômica, possibilita o registro de novas entidades de representação trabalhista no setor cooperativista (sindicatos e federações). 

Não obstante o artigo 8º da Constituição Federal, que versa sobre a liberdade sindical e, ainda, as portarias 186/08 e 326/13 – que dispõem sobre o registro sindical – somente agora é o que o governo passou a reconhecer o setor cooperativista como categoria econômica. “Essas entidades são extremamente importantes para regular a relação de trabalho existente entre empregador (cooperativa) e empregado de cooperativas”, esclarece Matos dos Santos. O número de empregados de cooperativas não para de crescer. Atualmente, as cooperativas geram 100 mil empregos diretos. Segundo a CNCoop, 80 pessoas participam do evento, realizado via sistema de videoconferência, na Casa do Cooperativismo, em Brasília.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: