Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

19/04/2013 - Ramo Habitacional se rene em Braslia e elege representante

19/04/2013
Representantes do ramo habitacional estiveram reunidos em Brasília na última terça-feira (16) para traçar suas prioridades. Na oportunidade, o grupo validou o novo regimento interno do Conselho Consultivo do ramo na OCB e também elegeu a nova coordenadora nacional. O cargo será ocupado pela presidente do Sindicato das Cooperativas Habitacionais do Rio de Janeiro, Iracy Caldas. Com relação às expectativas para 2013, a nova representante afirmou: “Há muito tempo, nós que atuamos neste ramo, enfrentamos muitas barreiras burocráticas. Especialmente no que diz respeito à concessão de financiamentos para empreendimentos habitacionais. Já temos uma série de demandas elencadas que pretendemos apresentar ao governo federal e esperamos conseguir contornar, o quanto antes, estes entraves”. Iracy refere-se, especialmente, ao tipo de financiamento oferecido pelas instituições financeiras diretamente com os cooperados. Segundo ela, o processo poderia ser simplificado e agilizado caso a cooperativa pudesse agir como entidade responsável por esse processo. “Quando falamos de um empreendimento com 300 unidades, por exemplo, estamos falando do cadastro de 300 pessoas, que precisam apresentar uma série de documentações. O financiamento sendo realizado diretamente com a cooperativa diminuiria todos esses trâmites, gerando mais fluidez à atividade”, analisa.

Segundo Iracy, o fato de a Caixa Econômica ser a única entidade habilitada para realizar financiamentos aos empreendimentos cooperativos também precisa ser revisto. “Outras instituições, como o Banco do Brasil, já nos procuraram para efetuar essa parceria que, no nosso ponto de vista, também trará benefícios ao setor”, diz. Realizada pela primeira vez sob o novo modelo de governança do Sistema OCB (no qual os ramos foram reestruturados e contam agora com a interlocução de um membro da diretoria), a reunião marcou o início de um trabalho que visa fortalecer o segmento.

No papel de interlocutor do ramo habitacional está o diretor Esthério Colnago, presidente do Sistema OCB-ES. Segundo ele, o foco principal neste momento é melhorar o entendimento do sistema financeiro sobre o cooperativismo. “Para isso acontecer, é fundamental o engajamento daqueles que realmente compõem o ramo. O fortalecimento do setor virá da união de esforços entre aqueles que vivem a realidade de perto”, afirmou. Segundo Colnago, na próxima reunião do Conselho Consultivo haverá espaço para os integrantes apresentarem as realidades de cada estado. (Fonte: Informe OCB)
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: