Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

22/11/2013 - Cooperativas so premiadas por excelncia de gesto

22/11/2013
Vinte e oito cooperativas brasileiras se destacaram por boas práticas de gestão e governança. E elas foram reconhecidas na última segunda-feira (18), em Brasília, na entrega do I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Sistema OCB. “Nosso objetivo é auxiliar as cooperativas a vencerem desafios; e prepará-las para o mercado competitivo está entre nossas metas. É preciso investir constantemente no profissionalismo dos negócios e, por isso, a adoção de boas práticas de governança e de gestão é essencial, enfatizou o presidente Márcio Lopes de Freitas na abertura da solenidade, que contou com presença de líderes e dirigentes cooperativistas e diversas autoridades. 

Segundo Freitas, a iniciativa de promover o Prêmio tem o objetivo de oportunizar que as cooperativas aprendam umas com as outras, colocando em prática o princípio da intercooperação. “De forma intercooperativa, elas são chamadas a aprimorar suas práticas de gestão e ampliar sua rede de relacionamentos”, destacou o dirigente. No total, foram premiadas 28 cooperativas, de seis diferentes ramos, classificadas em três categorias: Faixa Bronze, Faixa Prata e Faixa Ouro. A C.Vale recebeu uma condecoração como Destaque Governança e coube à cooperativa Unimed Vitória o título de Grande Vencedora. Desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão foi baseado no Modelo de Excelência de Gestão (MEG®), metodologia disseminada pela FNQ para auxiliar empresas de todos os portes e setores na busca pela excelência da gestão. 

O superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, explica como foi a execução desse trabalho e o que representa em termos de ganho, tanto para o Sistema OCB quanto para a Fundação: “Além de concorrer ao Prêmio, todas as cooperativas inscritas receberam um relatório de diagnóstico, com pontos fortes e oportunidades de melhoria da gestão. A partir deste feedback, que traz um profundo diagnóstico da sua gestão, as cooperativas conseguem entender em quais pontos estão errando e realizar um planejamento estratégico mais assertivo, baseado em uma avaliação sistêmica do seu negócio. A FNQ espera, com este projeto, colaborar para melhoria contínua dessas empresas e para o aumento da competitividade”. 

Para a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional, Susan Miyashita Vilela, a realização do Prêmio significa o começo, ponto de partida de um caminho a ser percorrido constantemente. “A responsabilidade aumenta mais ainda. Assumimos com todos o compromisso de manter a qualidade da gestão e este é um grande desafio a ser enfrentado daqui pra frente. Responsável por todo o processo desde a concepção, avaliação até a cerimônia de entrega, Susan revela uma satisfação pessoal com o sucesso do Prêmio e ressalta: “Nada disso teria acontecido sem o apoio das unidades estaduais. São elas que fazem de fato acontecer, junto às cooperativas, e tiveram papel fundamental para os resultados que obtivemos”. 

Antes de dar início à solenidade de entrega dos troféus, o economista Ricardo Amorim foi convidado a proferir uma palestra aos convidados. Em sua apresentação, Amorim abordou o tema “Economia mundial em transformação: oportunidades e impactos nos seus negócios – boas práticas de gestão e governança minimizam impactos”. Na oportunidade, enfatizou que a eficiência em gestão é um dos caminhos a serem seguidos pelo Brasil para continuar crescendo e elogiou a iniciativa do Sistema OCB em premiar aquelas instituições que investem nesse aspecto. “As cooperativas devem servir de modelo para outros setores da economia e da administração”, afirmou. (Fonte: Informe OCB)
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: