Notícias

25/10/2013 - Intercooperao Internacional entre os pases do BRICS

28/10/2013
O Brasil será representado por uma delegação no III Encontro das Lideranças Cooperativistas dos Países do Agrupamento BRICS (BRICS Coop). O evento será realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre os dias 27 e 29 deste mês. Com isso, lideranças cooperativistas do Brasil, Rússia, Índia, China e do próprio país-anfitrião poderão estreitar, ainda mais, os laços comerciais que se estabeleceram historicamente entre essas nações. A delegação brasileira – organizada pelo Sistema OCB – será liderada pelo diretor do Sistema, Petrucio Júnior, também presidente do Sistema OCB/AM. 

Integram ainda a comitiva o  presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol da Silva, o superintendente da OCDF, Remy Gorga Neto, a cônsul-geral do Brasil na Cidade do Cabo, embaixadora Débora Barenboim, que representará o Itamaraty, e representantes de cooperativas brasileiras. Cabe à delegação brasileira divulgar a atividade econômica das 201 cooperativas exportadoras. Juntas, foram as responsáveis por 99,5% do resultado financeiro obtido com as exportações, em seus ramos de atuação. Para essa divulgação, os brasileiros contarão com um Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras. 

Outro importante objetivo é vislumbrar possibilidades de cooperação técnica e benchmarking que possam interessar o mercado cooperativista brasileiro. O evento teve origem em Brasília, por iniciativa do Sistema OCB, no ano de 2010, durante a I Cúpula dos Chefes de Estado dos Países do BRICS. Àquela época participaram representantes da China, Rússia e Índia. O BRICS Coop tem por objetivo aproximar comercialmente as cooperativas dos cinco países e promover a cooperação entre elas. Suas reuniões são convocadas pelo governo do país que exerce a presidência  pelo período de um ano. Em 2013, o cargo está sendo ocupado pela África do Sul, que irá repassá-lo ao Brasil, em 2014. (Fonte: Informe OCB)

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: