Notícias

25/10/2013 - Unimed Brasil pretende abrir canal direto com entidades de defesa do consumidor

28/10/2013
Buscando abrir um canal de interlocução direta entre a Unimed do Brasil e as entidades de defesa do consumidor – em especial os Procons estaduais -, o superintendente Político-Institucional da Unimed do Brasil e presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes, reuniu-se com a secretária nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), Juliana Pereira da Silva, no dia 15 de outubro. A Senacon é o órgão responsável pela elaboração da política nacional das relações de consumo e pela coordenação do sistema nacional de defesa do consumidor. 

Com a abertura deste canal, a Unimed do Brasil quer estimular a construção de um pacto em prol da efetivação dos direitos dos usuários dos serviços prestados pelas cooperativas Unimed. A Confederação também sugeriu à Senacon a realização de um seminário para apresentar o sistema cooperativista médico e suas peculiaridades, bem como para identificar as principais demandas das entidades de defesa do consumidor. Na reunião, Ximenes ressaltou que a Unimed do Brasil está disponível para fazer uma avaliação, de forma conjunta e transparente, da atuação do Sistema Unimed frente às relações com os consumidores – em suas limitações e avanços – não só para atendimento pontual de demandas como também para traçar perspectivas de aprimoramento das mesmas. “Temos clareza de que assim podemos sinalizar para a sociedade perspectivas que, se concretizadas, promoverão acesso mais amplo e com qualidade à saúde, minimizando as desigualdades e gerando o fortalecimento do setor cooperativista médico”, afirmou. 

Juliana elogiou a iniciativa e sugeriu dois encaminhamentos. Primeiramente, a Unimed do Brasil deve enviar uma lista referencial à Senacon, que a levará aos Procons estaduais para que as demandas possam ser resolvidas de forma ágil e menos onerosa – diretamente entre as partes envolvidas. Além disso, será agendada uma reunião entre a Coordenação Geral de Estudos e Monitoramento de Mercados da Senacon e técnicos da Unimed do Brasil para tratar de assuntos concernentes a ouvidorias. (Fonte: Unimed do Brasil)

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: