Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

26/11/2013 - Sistema OCB realiza 1 mdulo do Programa Nacional de Desenvolvimento de Lderes Executivos

27/11/2013
O Sistema OCB Nacional, em parceria com o Sebrae, deu início, na última quarta-feira (20), ao seu mais novo projeto de aperfeiçoamento técnico: o Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB. O público-alvo dessa primeira turma é constituído de superintendentes das unidades estaduais. O evento foi realizado em Brasília e teve uma programação cheia de atividades, como participação em eventos, visitas e reuniões. Parceiros como o Sebrae, a Embrapa e o Banco Central foram visitados. A Confederação Sicoob e o Bancoob também abriram suas portas aos líderes nacionais. A abertura oficial do programa foi realizada na Casa do Cooperativimo, em Brasília, e contou com a presença de representantes dos estados brasileiros, deputados federais e do Sistema OCB. 

Durante a abertura, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, referiu-se à necessidade de as cooperativas manterem, cada vez mais, o foco na melhoria de sua gestão. “O cooperativismo lutou muitos anos para assegurar sua autogestão. Temos trabalhado com esse objetivo ao longo dos últimos 25 anos. Não podemos nos esquecer de que o nosso principal capital é o humano. Precisamos nos qualificar insistentemente”, comenta. O evento ainda contou com palestra do professor doutor da Universidade de Brasília, Paulo Kramer, que abordou sobre “A importância da representação política para a garantia de um marco regulatório adequado ao desenvolvimento do cooperativismo”. 

A palestra fez parte do “Fórum de Representação Política do Sistema OCB”, promovido pela Gerência de Relações Institucionais. O Fórum foi a primeira parte das atividades do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos e teve por objetivo sensibilizar as lideranças cooperativistas sobre a importância de fortalecer a representatividade do setor nas principais arenas políticas em âmbito nacional. Ao todo, 24 estados estavam representados. Valéria Mendes da Silva, superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, destacou a importância do evento. “O Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB é um marco importantíssimo para nós, superintendentes, que temos a necessidade e a obrigação de estar preparados a conduzir os processos do cooperativismo em nossos estados e fazer acontecer, na base, as deliberações resultantes das diretrizes estratégicas do Sistema. Tenho a certeza de que, após essa capacitação de altíssimo nível, teremos ampliado o nosso horizonte de conhecimento do cenário atual, inclusive, internacional, e seremos capazes de desenvolver habilidades que vão além do campo acadêmico”, disse. 

A iniciativa visa a proporcionar aos participantes a experiências de aperfeiçoamento técnico, de gestão, de governança, entre outros, por meio de visitas, encontros, seminários e aulas. O programa foi baseado na experiência bem sucedida do Sistema Ocepar (que já está na 5ª edição), voltado ao dia a dia das cooperativas do estado do Paraná. Para os próximos módulos, parcerias interacionais deverão ser firmadas com a finalidade de viabilizar o programa, com visitas a países parceiros que tenham boas práticas em cooperativismo. (Fonte: Informe OCB)

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: