Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Notícias

5 Coomunica aponta caminhos para uma melhor comunicao cooperativista

04/09/2018
dsc-0143-2107147.JPG


O Sistema OCB/SESCOOP-GO realizou, nesta terça-feira (4), o 5º Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas do Estado de Goiás, o Coomunica 2018. O evento contou a palestra do jornalista econômico Luis Nassif e da gerente de Comunicação do Sistema OCB nacional, Daniela Lemke. Ao final do Coomunica foi realizada a divulgação dos vencedores do 1º Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo. Doze profissionais foram premiados (confira lista abaixo), na primeira e segunda colocações, em seis categorias: Web, Impresso, TV, Rádio, Fotojornalismo e Jornalismo Cooperativista. 

O 5º Coomunica foi aberto com uma palestra sobre o Movimento SomosCoop, feita pela gerente de Comunicação do Sistema OCB nacional, Daniela Lemke. Segundo ela, é preciso que exista um alinhamento entre o sistema cooperativo e as cooperativas para que o SomosCoop seja colocado em prática. “Para gerar identidade de pertencimento ao cooperativismo, de movimento que gera orgulho, que conscientiza e, por isso, transforma realidades, precisamos que toda a rede cooperativista no País atue e fale sobre o modelo de forma alinhada e que tenha orgulho de identificar-se dentro desse movimento", disse.

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, também falou sobre a importância de uma unidade no discurso da comunicação cooperativista. "Temos que ser mais COOP, porque o cooperativismo tem a solução para vários problemas do nosso País. E para isso, chamamos os comunicadores das nossas cooperativas para levar esse conhecimento a mais pessoas", afirmou o presidente, durante as boas-vindas aos participantes do 5º Coomunica. 

O tema da palestra de Luis Nassif foi “Os desafios da comunicação cooperativista”. Baseado em sua vivência em redações, o jornalista traçou estratégias de como cooperativas e o sistema cooperativo pode conseguir se transformar em pauta e em fonte de informação. “O cooperativismo é um gerador de notícias. E com uma vantagem, o contato com a ponta do processo. Mas ainda é preciso criar uma sinergia para que essa informação chegue até a imprensa”, disse.

Luis Nassif também analisou o atual momento brasileiro, e apontou a bipolaridade de opiniões que há hoje no País, além de um sentimento de ódio e descrença. “O cooperativismo pode trazer à tona o que o brasileiro tem de melhor. Pode ser um elemento para devolver parte dessa autoestima perdida da população”, acredita.

1º Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo

Ao todo, 12 profissionais de jornalismo foram premiados, em seis categorias. Em cada um delas, o primeiro colocado recebeu o valor de R$ 4 mil, mais troféu e certificado. O segundo lugar ganhou R$ 2 mil e certificado. Confira a lista dos vencedores:

Rádio
1º Jeniffer Jacob  - Rádio Brasil Central
2º Giuliane Alves - Rádio Sagres 730

TV
1º Juliana Diniz -  TV Brasil Central
2º Paulo Ruam - PUC TV

Fotojornalismo
1º Wesley Costa - Jornal O Hoje
2º  Zuhair Mohamad - Jornal O Popular

Impresso
1º Lúcia Monteiro - Jornal O Popular
2º Rhudy Crystthian - Jornal O Hoje

Webjornalismo
1º Adriana Marinelli - Jornal A Redação
2º Gerliézer Paulo da Silva - Portal Sagres 730 

Cooperativista 
1º Ana Caruliny de Oliveira - Complem
2º Warlem Sabino - Sicoob Engecred-GO


Confira a Galeria de Fotos em nosso Flickr

 

Acesse o Hotsite do Prêmio

TRANSPARNCIA

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: