Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

59 anos de trabalho e cooperao

02/10/2015
ocb-go-selo-59-anos-0151537.jpg


Há exatos 59 anos (2 de outubro de 1956), nascia, em Goiás, a entidade que hoje representa e defende política, econômica, institucional e sindicalmente as cooperativas goianas: o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO). Foram muitas conquistas em mais de meio século de existência e, por isso, o momento é de celebração. Dirigentes, cooperados, funcionários e toda a sociedade goiana festejam o crescimento que o cooperativismo em Goiás tem alcançado, com o apoio e o fomento da OCB-GO.

Somente neste ano de 2015, vários momentos especiais já brindaram o 59º aniversário da OCB-GO. No mês de maio, o presidente do Sistema, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, juntamente com o seu antecessor, Haroldo Max de Sousa, receberam do governador do Estado, Marconi Perillo a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. No mesmo mês, a OCB-GO e SESCOOP/GO conseguiram a certificação ISO 9001:2008.

Em agosto, a OCB-GO venceu votação e conseguiu se manter firme como integrante do Conselho Deliberativo do Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás (CD/Produzir). Com o apoio do governador, em breve, a OCB-GO também terá um assento na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), um pleito antigo reivindicado pela entidade.

O Censo do Cooperativismo Goiano, que comemorou sua décima edição neste ano, mostrou crescimento significativo no número de cooperados, de funcionários das cooperativas, na quantidade de novos registros e até no volume salarial pago aos colaboradores. Podem-se enumerar alguns desafios que se apresentam para o segmento, como: congregar ainda mais o setor cooperativista em Goiás, incentivar o registro de novas cooperativas, promover a intercooperação e buscar mais parceiros em todas as esferas.

Além disso, também é preciso mostrar ainda mais, para a sociedade goiana, o empoderamento que o cooperativismo pode resultar nas economias municipais, estaduais e nacional. 

Cronologia
A história de representação sindical, política, econômica e institucional do cooperativismo em Goiás começou quando foi realizada a primeira assembleia para constituição da  União das Cooperativas no Estado de Goiás (UCEG). A assembleia ocorreu em uma pequena sala, na Rua 8, no Centro de Goiânia. Foi o embrião do atual Sistema OCB/SESCOOP-GO, a Casa do Cooperativismo Goiano.

A UCEG foi fruto da união de forças de líderes cooperativistas do Estado e tinha como propósito instituir a primeira associação de cooperativas do Estado. A ideia original era reunir as cooperativas já existentes em Goiás para constituir uma entidade representativa, a qual pudesse atuar como órgão de classe, na defesa e propagação do verdadeiro ideário cooperativista.

Outro grande momento ocorreu em 1970, quando a UCEG, mudou a razão social e passou a ser chamada de Organização das Cooperativas do Estado de Goiás (OCEG). Três anos depois, a sigla foi reduzida para OCG, porém, manteve-se a razão social.  Ainda em 1970, a entidade goiana passou a compor o Sistema OCB em nível nacional.

No ano de 1993, a entidade adquiriu caráter sindical como Sindicato Patronal, passando a denominar-se Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Goiás (OCG). Em 1998 foi criado o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), entidade de formação, capacitação e promoção social de cooperados e funcionários de cooperativas, com atuação em todo o território nacional. O Sescoop integrou a OCB ao Sistema S brasileiro. Em Goiás, o SESCOOP/GO iniciou suas atividades em 28 de outubro.

Em 10 de abril de 2002, foi alterada a razão social para Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), mantendo-se até os dias atuais. Naquele ano, as diretrizes foram renovadas, aliando representação político-institucional com o trabalho de formação humana realizado pelo SESCOOP/GO.

Em Goiás, Sistema OCB/SESCOOP-GO também atualizou o design de sua marca. Dessa forma, ao longo de seus 59 anos de criação, a OCB-GO trabalha continuamente para a representação, defesa e desenvolvimento das cooperativas e para o fortalecimento do sistema cooperativista goiano.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: