Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

AGO da Unimed Goiânia distribui sobras e aprova prestação de contas de 2018

18/03/2019
unijed-goiaiana-61710916.jpg


A Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no dia 11 de março, lotou o auditório do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) e trouxe boas notícias. Uma sobra do resultado financeiro de 2018 de R$ 5.383.521,19 será distribuída entre cooperados e cooperadas conforme sua produção médica (como determina o Estatuto Social da Unimed Goiânia) por decisão da maioria presente na assembleia. O valor foi depositado na quarta-feira (13/3).

A AGO iniciou com a apresentação do Relatório de Gestão e Sustentabilidade do exercício de 2018, feita pelo presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, que também relatou as ações e os números da Cooperativa nesse período. "O esforço coletivo de cooperados, cooperadas e do Conselho de Administração resultou em grandes conquistas”, destacou o presidente ao apresentar as principais premiações obtidas ao longo de 2018, como o Selo Ouro RN 277, a Acreditação ONA, o Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade da Unimed do Brasil e o Selo Great Place To Work (de melhor empresa para trabalhar).

Ele também destacou os indicadores de desempenho e financeiros, e as importantes medidas de compliancepara estimular a postura ética e combater a corrupção. “Temos mantido nossa solidez e liderança no mercado regional graças a uma gestão muito responsável e cautelosa em relação ao nosso equilíbrio financeiro e à adoção de boas práticas em todos os setores, que garantem a qualidade do atendimento e do ambiente de trabalho. Tudo isso está plenamente alinhado ao trabalho de cada cooperado e cooperada", garantiu.

Todos os presentes receberam uma cópia resumida do Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2018 e as Demonstrações Contábeis. Antes da realização da AGO, já havia sido enviado um link de acesso ao documento, que também está acessível no site da Cooperativa.

Nos últimos anos, o Conselho de Administração (Consad) tem optado pela versão digital do documento, de mais de cem páginas, como uma medida de economia financeira e preservação do meio ambiente por meio da redução do uso de papel.


DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E AUDITORIA INDEPENDENTE

As Demonstrações Contábeis foram apresentadas pelo contador Hernane José da Silva Jr., que detalhou ponto a ponto do desempenho financeiro da Unimed Goiânia, como o balanço patrimonial (ativos e passivos circulante e não circulante), demonstração do resultado do exercício, reversões e destinações do resultado, mutações do patrimônio líquido, fluxo de caixa e aplicações financeiras exigidas pela ANS.

O relatório dos auditores independentes, apresentado por Gilmar Wisnievski, diretor da DEGE Auditores Associados, foi favorável às demonstrações contábeis. Nele, constam que as demonstrações "apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Unimed Goiânia em 31 de dezembro de 2018 e 2017, o desempenho de suas operações e seu fluxo de caixa para o período de 1˚ de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e nas Normas Reguladoras exaradas pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar".


PARECER DO CONSELHO FISCAL E VOTAÇÃO

O coordenador do Conselho Fiscal, Romes Batista Alves, apresentou o Parecer do Conselho Fiscal realizado com a assessoria técnica da empresa J&M Consultoria e Assessoria Contábil. Na opinião dos conselheiros fiscais, fundamentada nos exames elaborados e nos relatórios e pareceres da assessoria técnica e da auditoria independente, "as referidas demonstrações refletem adequadamente, em todos os seus aspectos relevantes, as situações econômica, financeira e patrimonial da Unimed Goiânia em 31 de dezembro de 2018". Assim, foi recomendada a sua aprovação.

Para realizar a votação, a mesa formada pelo presidente, Breno de Faria, e pela diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad, foi dissolvida e a coordenação da assembleia foi transferida para o cooperado Raimundo Nonato. Os cooperados e cooperadas presentes aprovaram por unanimidade a prestação de contas.


PLANO DE TRABALHO

Também foi aprovado, por unanimidade, o Plano de Trabalho para o ano de 2019 apresentado pela diretora Selma Trad, cujas diretrizes estratégicas são:

- Ampliar e integrar o programa de assistência domiciliar com as áreas afins;
- Implantar novo processo de entrevista qualificada;
- Bonificar contratos corporativos com baixo nível de sinistralidade;
- Maximizar o potencial produtivo da área técnica do laboratório Unimed;
- Diversificar os produtos com foco na Atenção Integral à Saúde;
- Concluir a implantação das novas políticas e processos para retenção e fidelização de clientes;
- Ampliar os projetos da ANS: Parto Adequado e Idoso Bem Cuidado;
- Expandir a carteira e o cuidado do Programa de Crônicos na Atenção Integral à Saúde;
- Realizar a classificação da rede assistencial (clínicas e laboratórios);
- Implantar atendimento personalizado para empresas MPE;
- Dar continuidade ao sistema de gestão da qualidade visando à certificação ISO 9001:2015;
- Criar o serviço Unimed Criança;
- Implantar o sistema de gerenciamento de planos de saúde – SGU 2.0;
- Implantar a nova versão do sistema Tasy nos Recursos e Serviços Próprios;
- Realizar análises do novo sistema de Customer Relationship Management (CRM);
- Implantar prontuário eletrônico;
- Implantar DRG.


HONORÁRIOS

Em relação à fixação do valor dos honorários ou da cédula de presença de membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e do coordenador do Conselho de Especialidades, cooperados e cooperadas decidiram manter os valores já praticados.


ELEIÇÃO DO NOVO CONSELHO FISCAL

Como até o prazo regulamentar para inscrição de chapas para eleição do Conselho Fiscal (Confisc) apenas a chapa Ética, Respeito e Igualdade foi inscrita e cumpriu todas exigências do processo eleitoral, a eleição foi feita por aclamação.

O novo Conselho Fiscal 2019 - 2020 eleito tem a seguinte composição:

Conselheiro Fiscal Efetivo - Luciano Carvalho Vitorino
Conselheira Fiscal Efetiva - Maria Simone Rodrigues Erickson
Conselheiro Fiscal Efetivo - Romes Batista Alves
Conselheiro Fiscal Suplente - Humberto Ramos Carneiro
Conselheira Fiscal Suplente - Kamila Oliveira Duarte Garcia
Conselheiro Fiscal Suplente - Pedro Seronni Frota

O presidente destacou e agradeceu a dedicação dos ex-conselheiros José Umberto Vaz de Siqueira, Anselmo de Oliveira Franco, Nelcivone Soares de Melo e Geraldo Silva Queiroz, que encerraram seus mandatos neste ano cedendo espaço para a necessária renovação do Confisc.

Fonte: Unimed Goiânia

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: