Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Agricultores articulam antecipao do plantio em Gois

12/04/2016
tecnoshow-aerea-credito-cristiano-borges-1561386.jpg


A necessidade de ajuste do vazio sanitário em Goiás foi um dos temas abordados durante a abertura da 15ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), nesta segunda-feira (11). A ideia é antecipar a data de início do plantio, em Goiás, que atualmente é feita em 1º de outubro, para 20 de setembro. O deputado federal e integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados, Heuler Cruvinel (PSD), disse que está agendada para esta semana a visita dele e do Secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico, Thiago Peixoto, à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, para articular a mudança.  

Estados vizinhos, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já possuem um vazio sanitário antecipado, podendo iniciar o plantio no dia 15 de setembro. A intenção do ajuste em Goiás, além de aproximar as datas, é minimizar as consequências geradas para a safrinha, que enfrenta, hoje, as influências da falta de chuva devido ao início tardio do cultivo. O vazio sanitário é um período de ausência de plantas vivas para a contenção e prevenção de doenças e pragas. Um dos principais alvos, especialmente no caso da soja, é precaver problemas relacionados ao fungo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). 

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton Figuerêdo Júnior, que participou da abertura representando o governo, antecipou que, havendo o acordo com a Embrapa, o governo estadual vai autorizar a antecipação do plantio. “Já estamos debatendo isso há algum tempo e vimos aqui que existe um desejo coletivo do setor, então fica mais clara para gente essa vontade”, expressou Eliton em seu discurso, referindo-se às falas anteriores de representantes dos agricultores.

O primeiro a tocar no assunto foi o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. Para ele, é de extrema importância antecipar o período de vazio sanitário em Goiás, aplicando-o em todo o Estado. “Esses dez, oito dias de antecipação já vão significar um ganho bom com a safrinha, além de facilitar o zoneamento”, apontou. O deputado Heuler Cruvinel relatou que a ideia, a princípio, era propor para a Embrapa que a data em Goiás fosse a mesma de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas, pelo o que foi avaliado, ainda não é possível adotar o mesmo período no Estado.

Benefício
O vazio sanitário é um método que impacta diretamente nos custos da produção, pois, ao promover a queda da ocorrência de doenças e pragas-alvo, reduz automaticamente a necessidade de outros métodos de controle. O fungo da ferrugem asiática, por exemplo, é biotrófico. Ele precisa de plantas vivas para sobreviver. O vazio sanitário é a maneira mais eficaz de garantir o controle, pois todas as espécies voluntárias ou hospedeiras de pragas devem ser destruídas mediante uso de produtos químicos, dentro do prazo estipulado – que em Goiás vai de 1º de julho a 30 de setembro. 

Tecnoshow Comigo 2016
A 15ª edição da Tecnoshow Comigo é realizada até dia 15 de abril, no CTC, em Rio Verde (GO). Consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste, o evento oferecerá aos visitantes de diversas regiões do Brasil o que há de mais moderno em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos, plots agrícolas com vários experimentos.

Também fará demonstrações de resultados de pesquisas, palestras, dinâmicas de pecuária e de máquinas, lançamentos de novas variedades para diversas culturas, ações socioambientais, entrega do Prêmio de Gestão Ambiental Rural Comigo, entre outras atividades. Instituições financeiras também estarão presentes com linhas de crédito e financiamento voltadas para o produtor rural. 


15ª edição da Tecnoshow Comigo
Data: 11 a 15 de abril de 2016 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária 
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br
Twitter: @tecnoshowcomigo

Fonte: Voltz Comunicação (texto), Cristiano Borges (foto)

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: