Notícias

Apesar da crise, otimismo palavra de ordem na Tecnoshow Comigo

01/04/2016
tecnoshow-171101514.jpg

Ao contrário de outros setores que têm sofrido com os efeitos da recessão econômica, com índices negativos, demissões e prejuízos, o agropecuário se manteve aquecido em 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário subiu 1,8% em relação ao ano de 2014, principalmente por causa de culturas como soja e milho. Esse resultado tem trazido otimismo em relação a 2016 para quem atua direta e indiretamente no agronegócio e os reflexos estão sendo percebidos também em eventos e feiras como a Tecnoshow Comigo 2016, que será realizada de 11 a 15 de abril, em Rio Verde (GO).

Segundo a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) – organizadora da feira, a estimativa é que a edição de 2016 supere os resultados alcançados no ano passado, quando o evento recebeu 104 mil pessoas, inclusive do exterior, que visitaram os 540 expositores e movimentaram mais de R$ 1,1 bilhão em negócios. Para alcançar esse objetivo, a cooperativa promove investimentos constantes em melhorias na estrutura do Centro Tecnológico Comigo (CTC), como ampliação de estacionamentos, pavimentação de ruas, entre outras. Além disso, programa estrategicamente as atividades, desde palestras com temas voltados para a rotina do campo, difusão de novas tecnologias até a exposição de produtos e maquinários mais modernos para o agricultor que pretende renovar a frota e ampliar a produtividade e rentabilidade.

O presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, destaca que a Tecnoshow Comigo é hoje referência no que diz respeito a novidades tecnológicas e informação para o produtor rural, discutindo temas e apresentando inovações que podem trazer mais eficiência e produtividade para o agronegócio. “Serão cinco dias de demonstrações em campo, de debates com os principais nomes do cenário agrícola e da pecuária no Brasil e no mundo, além de permitir a troca de experiências entre produtores e outros públicos. Apesar do cenário econômico, que é de cautela, estamos otimistas em relação à feira deste ano, porque ao contrário de outros segmentos, o agronegócio tem mostrado sua força, inclusive com crescimento registrado em 2015”, afirma Chavaglia.

Segurança
Para o consultor e analista de mercado da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Ferreira Arantes, a agropecuária está mesmo numa posição de maior segurança e resistência em comparação aos demais setores da economia. "Apesar de todos os problemas, o setor agrícola tem conseguido incorporar as novas tecnologias com muita eficiência, seja na parte de produção, máquinas, equipamentos e insumos como também nas pesquisas de sementes e evolução genética. É tecnologia de ponta", afirma.

Já a presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), Jacqueline Zaiden, avalia positivamente o cenário para a área agropecuária e que eventos como a Tecnoshow Comigo estimulam ainda mais a economia, em especial da região que sedia o evento. “A Tecnoshow é um evento de difusão de tecnologia, sendo um dos maiores eventos do agro no Brasil, sendo uma vitrine internacional. Um evento desta magnitude, com esta visibilidade, atrai investidores de várias regiões do Brasil, como também de outras regiões do mundo. Estes visitantes são consumidores capitalizados e com várias necessidades a serem atendidas, como também a sua presença cria oportunidades aos empresários locais de aumentarem seu networking, sendo clientes potenciais. Por fim a população flutuante da cidade aumenta muito, o que impacta a economia de Rio Verde”.

Fonte: Ascom Comigo/Tecnoshow


Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: