Notícias

Aprovado projeto que declara Padre Theodor Amstad patrono do cooperativismo

17/04/2015

A Comissão de Cultura (Ccult) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei nº 4.280/2012, que declara o Padre Theodor Amstad patrono do cooperativismo brasileiro. A matéria de autoria do deputado Giovani Cherini (RS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), tramita na Câmara dos Deputados desde 2012 e tem por objetivo prestar justa homenagem à memória do padre Theodor Amstad, um dos responsáveis por divulgar o modelo cooperativista no Brasil.

Padre Theodor nasceu na Suíça e chegou ao Brasil em 1885. Entusiasta do cooperativismo em 1902 ajudou a comunidade de Nova Petrópolis a fundar a primeira cooperativa de crédito brasileira, à época batizada de Caixa Rural de Nova Petrópolis. 

Hoje a cooperativa continua em funcionamento sob o nome de Sicredi Pioneira/RS. A proposição segue para deliberação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, caso aprovada, será enviada para deliberação do Senado Federal. (Fonte: Brasil Cooperativo)




Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: