Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Assista, ao vivo, entrega do Prmio Sescoop Excelncia de Gesto

17/11/2015


O Sistema OCB realiza nesta terça-feira (17) à noite, em Brasília, a cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (2015/2016) e o lançamento do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança (2013/2014). Representantes do cooperativismo brasileiro e parlamentares já confirmaram sua presença no evento. Ao todo, 32 cooperativas dos ramos Saúde, Crédito, Infraestrutura e Agropecuário serão premiadas em três categorias: outro, prata e bronze. Os interessados poderão acompanhar a premiação ao vivo, pela internet. Basta clicar aqui.

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015 é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela segunda vez. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras.

Publicação
O Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança (2013/2014) é um banco de conhecimento, resultante de um trabalho intenso, desenvolvido pelas cooperativas reconhecidas nas categorias Prata e Ouro da primeira edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado em 2013. A publicação do documento é uma forma de o Sistema OCB manifestar o agradecimento a essas cooperativas por gerarem conhecimento e compartilharem seu sucesso com a sociedade, afirmando a maturidade em sua gestão.

O material contém a expertise das cooperativas que, ao realizarem ações, projetos e programas, compartilham os melhores caminhos a serem percorridos por quem tem interesse em desenvolver algo semelhante. De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, um documento como este favorece a intercooperação, um dos princípios do cooperativismo.

Segundo ela, o compêndio traz uma série de outros ganhos para o dia-a-dia das cooperativas. “Nossos principais objetivos, ao lançarmos este material, são valorizar e disseminar às boas práticas que já fazem parte da rotina cooperativista. As ações apresentadas mostram que o cooperativismo é um setor que se reinventa, melhorando constantemente seus processos e, como resultado disto, ampliando sua competitividade e participação no mercado”, comenta a gerente.

Conteúdo
Ao todo, oito critérios estão contidos no documento. São eles: governança, liderança, sociedade, clientes, pessoas, processos, estratégias e planos, informações e conhecimento. Em cada um deles podem ser encontradas práticas que abrangem o: diagnóstico, descrição da prática, metodologia, aplicação, aprendizado, integração com outras práticas, alinhamento com os princípios cooperativistas e resultados alcançados. 

Para falar sobre felicidade como instrumento de gestão, teremos a palestra “Felicidade dá Lucro”, proferida por Márcio Fernandes, CEO da Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil e eleita a melhor empresa para se trabalhar, por cinco anos consecutivos, pela Great Place to Work e Revista Você S/A. Márcio é graduado em administração de empresas e tem MBA em controladoria, ambos pela Universidade de São Paulo. É conselheiro da Fundação Nacional da Qualidade, autor de artigos e do livro “Felicidade dá Lucro” pela editora Companhia das Letras.

Fonte: Brasil Cooperativo

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: