Notícias

Avaliadores buscam cooperativas com melhores gesto e governana

11/08/2015
premio-sescoop-excelencia-de-gestao-0111503.jpeg


Em busca das melhores práticas de gestão e governança! É com esse objetivo que mais de 40 avaliadores estão percorrendo o País, visitando as cooperativas inscritas no ciclo 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A ideia é averiguar os dados informados por elas no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), no ato de sua inscrição.

O prêmio é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e tem por objetivo incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança. A premiação também uma oportunidade para aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e dar visibilidade às cooperativas destacadas.

As 23 duplas de avaliadores retornam às suas bases no fim deste mês, quando, então, será produzido um relatório, por meio do lançamento das constatações. Após esta etapa, os dados serão avaliados pelo Comitê de Gestão do prêmio. A partir daí, o material analítico será encaminhado à banca julgadora.

O resultado final será conhecido no dia 17 de novembro, quando será a cerimônia oficial de entrega dos troféus às melhores cooperativas, em termos de gestão e governança. As inscritas concorrem em três categorias: ouro, prata e bronze. No total, 246 cooperativas participam do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Para entrar na disputa, as interessadas devem fazer parte do PDGC.

PDGC
Tem por objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Toda a metodologia desse programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade – um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Os questionários permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no MEG, simbolizando a visão sistêmica da organização.

O MEG reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior. Para aplicação no PDGC, o modelo foi adaptado para as particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da Unidade Nacional e de Unidades Estaduais do Sescoop.

Fonte: Brasil Cooperativo

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: