Notícias

Bordana move campanha de financiamento coletivo

15/05/2017
bordana-campanha-de-financiamento-coletivo-778140.jpg


A Cooperativa de Trabalho de Produção de Bordado Manual e Artesanato do Cerrado Goiano (Bordana) abraçou um novo desafio: desenvolver e lançar uma coleção de vestuário, com a ajuda de uma campanha de financiamento coletivo pela internet - o chamado crowdfunding. O objetivo é captar recursos, a partir do investimento de apoiadores, que possam contribuir com a realização do projeto. Em contrapartida, eles recebem uma "recompensa", conforme o valor destinado.

A proposta da Bordana é elaborar um variado mix de roupas femininas (e algumas masculinas), com identidade única e diferenciada, dentro de uma proposta slow fashion, minimalista, atemporal, com foco na sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica. Como elementos de composição da nova coleção, serão usados materiais diferenciados, como tecido de bambu e botões de coco, além do tradicional bordado das cooperadas da Bordana, modelagem e acabamento especiais. 

Projeto
O projeto foi chamado de "O sonho de Ana e o maravilhoso mundo do Cerrado". É uma homenagem à memória da Ana Carolina, que é filha da atual presidente e fundadora da Bordana, Celma Grace, e que faleceu em 2007, aos 10 anos, vítima de leucemia. 

Foi a partir dessa experiência dolorosa que Celma deu início ao trabalho do Instituto Ana Carol, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que promove assistência social, cidadania, valorização da cultura e outros valores universais, e que já ganhou reconhecimentos nacionais, como o programa Acolher, da Natura. Foi a entidade que deu origem à Bordana, cooperativa que reúne bordadeiras no Conjunto Caiçara (Goiânia), promovendo a geração de emprego e renda por meio do comércio justo e solidário. É por meio do coooperativismo que essas trabalhadoras unem forças, para serem donas do próprio negócio, em prol de uma maior distribuição financeira é de acordo com a produção. Todas são donas e possuem a mesma visão econômica. 

A equipe acredita que, "com o financiamento coletivo, várias pessoas de longe ou de perto, que admiram o bordado manual e o trabalho da Bordana, também possam colaborar com a realização do nosso sonho e fortalecer ainda mais o trabalho realizado, pela cooperativa". 

Como contribuir
Para acessar o projeto de financiamento coletivo e contribuir com o projeto da Bordana, acesse a página da campanha (clique aqui) e escolha um dos valores de recompensa. As contribuições podem ser feitas a partir de R$ 15 até R$ 300 e o pagamento pode ser feito por boleto ou cartão de crédito. 

As recompensas variam conforme o valor optado, e vão desde um certificado digital pela participaçao e publicação do nome nas redes sociais da coooperativa, até aulas de bordado, livro digital e cupons de desconto para compras de produtos Bordana, que podem chegar até 40%.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: