Notícias

Brasil conhece as vencedoras do Prmio Sescoop Excelncia de Gesto

19/11/2015
premio-sescoop-excelencia-de-gestao-foto-cerimonia-2015-41251311.JPG


A noite de terça-feira foi um momento para ficar na história do movimento cooperativista brasileiro. Na data, o Sistema OCB realizou, em Brasília, a cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2015/2016) e, também, o lançamento do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança (ciclo 2013/2014), que apresenta os casos vencedores da primeira edição do Prêmio, em 2013. No discurso de abertura, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, saudou as cooperativas participantes e os convidados, enfatizando a responsabilidade do segmento para o desenvolvimento do País.

“Este prêmio demonstra que, praticando a autogestão, as cooperativas podem melhorar cada vez mais seu trabalho, criar felicidade para os associados e ajudar o Brasil a superar o momento difícil que vive”, destacou. Márcio Lopes de Freitas ainda completou: “As 32 cooperativas reconhecidas com o Prêmio representam o universo do cooperativismo brasileiro. Hoje, mais de mil cooperativas de todo o País já participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). E nossa expectativa é de que, em cinco anos, as mais de 6 mil cooperativas do País tenham aderido ao Programa”.

O Prêmio Sescoop é promovido pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A lista de convidados à cerimônia incluiu representantes dos ministérios da Agricultura e do Trabalho e, também, do Banco Central.

Para o diretor-presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, “as cooperativas premiadas são um retrato do país que queremos ser. Temos muita gente que quer trabalhar, recursosnaturais, temos tudo. As cooperativas brasileiras são extremamente corajosas; representam o Brasil que  não esmorece, o Brasil que dá certo”, disse.

História
Representando a banca julgadora do Prêmio, Roberto Rodrigues, da Fundação Getúlio Vargas, embaixador especial da Organização das Nacões Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para o cooperativismo mundial, contou um pouco da história do movimento. “A certidão de batismo do cooperativismo brasileiro veio em 1988, com a nova Constituição, que consagrou a liberdade e a autogestão das cooperativas. Hoje, com este Prêmio, o cooperativismo recebe seu certificado de maioridade”, concluiu.

Clique aqui para ver a lista de premiados.

Fonte: Brasil Cooperativo / Megafone 

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: