Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Brasil e Alemanha avaliam projeto de cooperao bilateral

29/03/2017

Resultados positivos. Este é o resultado da avaliação que motivou a reunião entre representantes do Sistema Ocergs, Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL) e da DGRV (Confederação de Cooperativas Alemãs). A reunião foi realizada na segunda-feira (27), na sede da Escoop, em Porto Alegre (RS) e contou com a participação de representantes do Sistema OCB.

Brasileiros e alemães se reuniram para avaliar o resultado das ações realizadas por meio do projeto de cooperação bilateral, assinado em 2010 e cujo objetivo é fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário no RS. O grupo também definiu os novos passos a serem dados pelas instituições. Um dos encaminhamentos é desenvolver ações semelhantes, mas com foco nos estados do Paraná, São Paulo e Espírito Santo. A coordenação ficará a cargo do Sistema OCB.

NACIONALIZAÇÃO

O representante do BMEL, Ulrich Hermann Kleinwechter, salientou que as ações realizadas junto às cooperativas gaúchas foi muito bom e embasa a continuidade do projeto. Segundo ele, possibilita, ainda, que as boas iniciativas sejam ampliadas para o restante do Brasil, por meio da OCB e para a Argentina.

“O início do trabalho com a OCB corresponde aos interesses que o Ministério Alemão tem no projeto e o papel da Ocergs foi fundamental para o seu sucesso”, ponderou. Kleinwechter disse ainda que já foram disponibilizados recursos adicionais para a ampliação do projeto e que as metas são ambiciosas para o futuro.

PARCERIA

Já Vergilio Perius avaliou que o cooperativismo nacional tem outras dimensões, e o Ministério da Agricultura da Alemanha conhece bem essas dimensões. “A escolha dos três estados se dá por terem a mesma cultura e desenvoltura que nós e isso garante o sucesso do projeto”, observou.

Perius disse ainda que com o envolvimento da OCB, a representação nacional do projeto está garantida. “Seguiremos apoiando sempre, na medida em que seremos parceiros no aspecto acadêmico, por meio da formação da Escoop e da transferência de inovação tecnológica”, argumentou. 

RESULTADO POSITIVO

O representante do lado brasileiro do projeto de cooperação e gerente jurídico do Sistema Ocergs, Mário De Conto, disse da satisfação de ver os bons resultados do projeto. “Nossos objetivos todos foram alcançados e, ainda, superados. Isso é resultado de muitas pessoas trabalhando juntas. Um projeto que se mostrou muito flexível, pois ao longo do tempo sofreu inúmeras adaptações para que chegássemos aos ótimos resultados aqui apresentados. Fico feliz que possamos continuar com ele em nível nacional”, sublinhou.

SINTONIA

Já Cristoph Plessow, representante da DGRV, valorizou o fato de estarem todas as partes sintonizadas. “O projeto vai continuar funcionando para promover nas cooperativas um desenvolvimento eficiente. O elemento comum dos sistemas contribui para o aumento da eficácia do desempenho das cooperativas”, assinalou.

PRESENÇAS

Também participaram da reunião: o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Tarcísio Minetto, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, o representante do Ministério de Agricultura da Alemanha (BMEL), Ulrich Hermann Kleinwechter, o representante da DGRV, Cristoph Plessow e Arno Boerger, representante do lado alemão; o gerente geral da Câmara Brasil-Alemanha, Valmor Kerber, e a representante da Embaixada da Alemanha em Brasília, Paula Lucatelli.

Fonte: Somos Cooperativismo, com informações do Sistema Ocergs

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: