Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Cacau de cooperativa um dos melhores do mundo

22/09/2015
cacau-189821.jpg


Já como referência internacional em Sistema Agroflorestal (SAF), a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta) também possui o título de “Cacau Fino”, recebido do maior e mais importante evento do segmento no mundo: o Salão do Chocolate de Paris, que certifica as 150 melhores amostras de cacau do planeta. Além disso, ainda neste semestre, a Camta deve certificar o cacau como Produto Agroflorestal. Será o primeiro no mundo a obter esse selo tão especial.

“Será mais uma grande conquista para a nossa cooperativa”, afirmou o diretor financeiro da Camta, Ivan Saiki. A Camta está no mercado há 83 anos e é a primeira cooperativa fundada no Pará. Sobreviveu à 2ª Grande Guerra, a crises e a pragas. Reinventou-se e se criou um dos sistemas produtivos mais eficientes e ambientalmente corretos: o SAF, que consiste no cultivo simultâneo de culturas com espécie amazônicas, o que cria um controle biológico muito mais eficiente e dificulta a proliferação de pragas.

Hoje, os principais mercados da cooperativa é o externo, em especial para a Europa e Japão. Estados Unidos e América Latina também são destinos expressivos. A indústria de cosméticos é um dos focos mais rentáveis e exigentes, sendo a Natura uma das principais clientes da Camta. O açaí e a pimenta do reino também ocupam lugar de destaque nas exportações. 

A Camta é uma das cooperativas participantes do 3º Festival Internacional do Chocolate/Flor Pará, evento que reúne os melhores produtores da Amazônia e atrai visitantes do mundo todo interessados em fazer negócios. “Aqui é uma excelente vitrine. Participamos de todas as edições. E já estamos de olho em comercializar um novo produto com um fornecedor aqui do evento. Temos algumas demandas reprimidas, sobretudo da Ásia, mas que ainda temos dificuldades de atender por conta da escala. É preciso que nos unamos para fortalecer o nosso mercado”, ressalta Saiki.

O Sistema OCB/PA é um dos grandes apoiadores do Festival e está com o Espaço do Cooperativismo no evento. “A Organização das Cooperativas Brasileiras no Pará participou de todas as edições do Festival Internacional do Chocolate. Em 2015, trouxemos oito cooperativas com amplo destaque no mercado cacaueiro. Das oito, sete são produtoras orgânicas de Cacau. Por isso temos muita perspectiva de ampliação de negócios”, afirma o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Fonte: Sistema OCB/PA

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: