Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cartilha explica o que são e como funcionam as cooperativas habitacionais

09/11/2022
prorrogado-18-10169126.png


Para esclarecer o que é uma cooperativa habitacional e como ela funciona, o Sistema OCB/GO se juntou ao Fórum Goiano de Habitação (Ademi, Secovi, Sinduscon e ADU) para lançar uma cartilha com orientações relativas à aquisição de imóveis construídos por cooperativas, incorporadoras e loteadoras. A publicação traz informações sobre o passo a passo de como constituir uma cooperativa habitacional e as etapas necessárias para o seu registro na OCB/GO.   

O lançamento da cartilha foi realizado na terça-feira (8), na sede da OCB/GO, em Goiânia. Além da publicação, foi lançado também um Selo de Conformidade para Cooperativas Habitacionais.  

A parceria entre as entidades teve início em julho deste ano, quando começaram a ser definidas ações conjuntas para coibir falsas cooperativas e proporcionar mais segurança ao setor imobiliário. O trabalho também tem o intuito de esclarecer as diferenças entre a aquisição de um imóvel pelo sistema cooperativo e de uma empresa do mercado imobiliário.  

O Fórum Goiano da Habitação reúne Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi-Goiás), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (Adu-GO).

“Vamos proteger as cooperativas habitacionais idôneas e combater as que atuam de forma irregular, por meio da expedição de um selo de conformidade com as normas cooperativistas. Com essa iniciativa, também fortalecemos o mercado ao trazer mais segurança ao consumidor e às boas empresas que atuam no setor habitacional, sejam elas cooperativas ou incorporadoras”, destaca o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Na oportunidade também foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições do Fórum Goiano de Habitação, Sistema OCB/GO e o Procon Goiás.

Se o consumidor quiser checar se uma cooperativa habitacional está registrada na OCB/GO, pode buscar informações na Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas da entidade, pelo telefone (62) 3250-2609. Pelo mesmo número, interessados em formar uma cooperativa do ramo, também podem obter informações.

A cartilha está publicada no Portal Goiás Cooperativo, e pode ser acessada neste link  

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: