Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Censo do Cooperativismo Goiano 2015 lanado nesta sexta

19/06/2015
capa-censo-2015-719161413.jpg

Esta sexta-feira (19) é uma data histórica para o Sistema OCB/SESCOOP-GO. Na ocasião, o presidente do Sistema, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, vai lançar a décima edição do Censo do Cooperativismo Goiano. O lançamento será feito no Palácio das Esmeraldas, na presença do governador Marconi Perillo, do presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, dos membros do Conselho Administrativo e Fiscal do Sistema e de demais autoridades, durante um almoço oferecido pelo governador.

O Censo do Cooperativismo Goiano chega a dez anos de publicação, fruto de um trabalho pioneiro do Sistema OCB/SESCOOP-GO. O impresso serviu como referência para várias unidades estaduais e até mesmo para o OCB Nacional, como forma de captar as informações mais relevantes do setor e publicá-las de forma clara, objetiva e que pudessem ser usadas como instrumento de formação de programas e ações dos Sistemas.

Durante um mês, ainda neste ano, os analistas da OCB-GO visitaram todas as cooperativas registradas do Estado, no intuito de captar dados para elaborar um verdadeiro mapa do cenário cooperativista no Estado. O Censo do Cooperativismo Goiano contém informações, como: números de cooperados e de empregados, capital social, sobras, dentre outros elementos importantes que servem para avaliar a situação da cooperativa no cenário municipal, estadual e até nacional.

Nestes dez anos, o documento refletiu os avanços ocorridos no segmento durante o período, com melhorias na estrutura, mais clareza, objetividade e evolução. O Censo do Cooperativismo Goiano, cujos dados são referentes a 2014, apresenta informações dos 11 ramos cooperativistas presentes em Goiás. Na década, o número de cooperados subiu 127%, o de empregados diretos na cooperativa dobrou, passando de 5 mil para 10 mil. E os salários destes funcionários tiveram aumento de 353%.

A renda das cooperativas aumentou 250%, em 10 anos, e os registros de cooperativas cresceram 24%. Há, no mínimo, uma cooperativa em 82 dos municípios goianos. O mais interessante é que a renda per capta por habitante nos municípios onde há cooperativas é 28% maior, se comparada com a renda per capta dos municípios onde não há nenhuma. Mais uma prova de que o cooperativismo faz a diferença nas comunidades, nos municípios, no Estado e no País. É sobre esse diferencial que o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO vai falar para o governador e demais autoridades presentes no evento.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: