Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Cocari assina acordo de cooperação técnica com Instituto Federal Goiano

22/03/2021
assinatura-if-goiano-2-297517.jpeg

 
Na quarta-feira (17), foi realizada a assinatura do acordo de cooperação técnica com duração de cinco anos entre a unidade da Cocari em Cristalina (GO) e o Instituto Federal Goiano, com o objetivo de reunir esforços para a criação do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRO). A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento de atividades técnicas voltadas à pesquisa e à inovação tecnológica na agricultura da região.
 
Segundo o presidente interino da Cocari, Marcos Antonio Trintinalha, a parceria vinha sendo estudada há algum tempo e neste momento será consolidada. “Por meio desse acordo, realizaremos experimentos em lavouras, assim como costumamos fazer em nossos eventos técnicos, como a Expo Cerrado, que passará a ser promovida neste novo espaço”, disse. Conforme destacou Trintinalha, a participação da Cocari no acordo ocorrerá sob a forma de desenvolvimento de experimentos e do trabalho da equipe técnica. A cooperativa também levará os associados até este local para vincular a pesquisa acadêmica ao conhecimento prático. “Além das demonstrações de produtos, será possível utilizar a estrutura do Instituto Federal para o desenvolvimento de pesquisas, identificando o que é necessário para aprimorar a agricultura da região”, avaliou.
 
Em contrapartida, a parceria será uma importante oportunidade aos estudantes de Agronomia da instituição de ensino. “Permitindo que os estudantes exerçam a prática complementar à teoria estudada na universidade, a Cocari será um elo entre o IF Goiano e os cooperados, incentivando a realização de estágios em propriedades rurais. A partir disso, esses agrônomos em formação também poderão vir a trabalhar como trainees, dentro da demanda que houver na cooperativa. Dessa forma, iremos aproximar a universidade do produtor, permitindo que a pesquisa básica, com toda a fundamentação e necessidade justificada, seja aplicada no campo para obter melhores resultados nas atividades agropecuárias”, completou.
   
Desenvolvimento da região

O gerente da unidade da Cocari em Cristalina, Alessandro Aurélio Ribeiro, explica que a construção do CEAGRO deverá ser realizada em uma área de aproximadamente dez hectares, cedida pelo IF Goiano. “Considero que este é um marco histórico para a cooperativa, em especial para a unidade local, pois com certeza a partir dessas parcerias será possível contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região onde a Cocari está inserida. Agradeço sinceramente ao IF Goiano por aceitar esse projeto de trabalho”, comentou.
 
Para o diretor de Administração e Planejamento do IF Goiano, campus de Cristalina, Fernando Augusto dos Santos, é uma grande oportunidade poder estar junto à Cocari na iniciativa da criação do CEAGRO Cristalina. “A Agricultura Exponencial concentra seus esforços em fomentar as inovações para o agronegócio que incrementem a geração de valor em grande escala, incentivando o uso da Internet das Coisas (IoT), Cyber Phisical Systems (CPS), Big Data e outras tecnologias voltadas para o Agro 4.0. Portanto, a união dessas instituições tem como foco maior levar ciência e tecnologia para o agricultor da região, trabalhando fortemente para o desenvolvimento regional”, destaca.
 
Conforme o diretor, tanto os cooperados, quanto os usuários dos serviços públicos do IF Goiano irão ampliar horizontes e possibilidades. “É singular o benefício desta cooperação para a formação de nossos alunos, pois terão a oportunidade de serem guiados pelos profissionais da Cocari, sob a forma de estágio, complementando seu currículo formativo, que estará alinhado com as necessidades no mercado”, disse.
 
Fonte: Imprensa Cocari

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: