Nesta quarta-feira, 19, pela manhã, um grupo de colaboradoras da Unimed Federação Centro Brasileira deu uma pequena pausa no trabalho para um cuidado muito grande. Elas participaram de uma ação alusiva à campanha Outubro Rosa, esse movimento internacional realizado ao longo do mês para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de mama.

A colaboradora e enfermeira Gabriela Reis falou às colegas e iniciou sua apresentação explicando o que é o câncer de mama e citando dados estatísticos da doença no Brasil. Também foi falado sobre os fatores de risco e a importância da realização da mamografia de rastreamento.

Em seguida, uma convidada especial se juntou ao grupo para relatar sua experiência no enfretamento do câncer de mama. Karla Lima, que é paciente oncológica e realiza tratamento do câncer, contou como recebeu o diagnóstico, como foi a evolução da doença e as etapas das terapias. Ela mencionou como é importante o apoio dos familiares e amigos neste momento tão desafiador e que afeta tanto a autoestima da mulher.

Ao final, as colaboradoras participaram de uma dinâmica na qual foi solicitado que dessem um conselho relacionado ao tema para a pessoa que elas visualizassem dentro de uma caixa. Detalhe: dentro da caixa havia um espelho e cada uma pôde refletir e se aconselhar sobre a importância do autocuidado e da prevenção do câncer de mama no mês de outubro e em todos os dias do ano.

Fonte: Assessoria de comunicação